sábado, 23 de fevereiro de 2013

Lula virou ‘presidente adjunto’, afirma FHC

Vinícius Neder

RIO - Fernando Henrique Cardoso afirmou ontem que seu sucessor, Luiz Inácio Lula da Silva, que deixou o Palácio do Planalto há mais de dois anos, "está inaugurando uma espécie de Presidência adjunta" no País.

A declaração do ex-presidente tucano foi dada ontem no Rio de Janeiro, durante uma série de seminários na Casa das Garças, em evento no qual seu ex-ministro da Fazenda Pedro Malan foi homenageado por causa dos seus 70 anos.

Ela ocorre num momento em que Lula assume informalmente a articulação política do governo da sua afilhada política e sucessora, Dilma Rousseff, e dá o tom do discurso petista para as eleições de 2014. Na quarta-feira, Lula "lançou" a candidatura de Dilma à reeleição e defendeu que o partido faça comparações sobre o desempenho dos governos petistas com o governo de FHC.

Na festa de Malan, o ex-presidente tucano voltou a comentar as comparações feitas pelos adversários políticos. "A relação do PT comigo é de psicanálise. Tem que tirar o pai da frente! Eles sabem que quem fez a estabilização fomos nós. Não sou psicanalista. Não opino, mas não caio na conversa", disse FHC.

Ele já havia divulgado um vídeo na internet no qual chamou as comparações dos petistas - a mais recente feita em uma cartilha sobre economia distribuída à militância - de "picuinhas".

Tanto FHC quanto Malan afirmaram ontem que os petistas têm uma "Visão maniqueísta".

"Para o bem do Brasil, é preciso que as pessoas respeitem as regras e entendam que não devem tratar o adversário como inimigo. Infelizmente, a tática de toda a vida do PT tem sido o oposto a isso", afirmou FHC, cujas declarações foram dadas em entrevista a jornalistas depois de discursar em seminários no Instituto de Estudos de Política Econômica Casa das Garças, um tradicional reduto de economistas tucanos do Rio de Janeiro.

Na cartilha distribuída à militância nesta semana - na festa de comemoração dos dez anos do PT no comando do Planalto -, a direção do partido chama o governo FHC (1995-2002) de "neoliberal" e o período petista, com os governos Lula (2003-2010) e Dilma (desde 2011), de "desenvolvimentista". O material petista usa números da economia para fazer as comparações, todas favoráveis a Lula e Dilma.

Transição. O primeiro a criticar o que chamou de visão maniqueísta na comparação entre os governos do PT e do PSDB foi Malan, em discurso de agradecimento pela homenagem. Ele citou como exemplo contrário a esse "maniqueísmo" a transição política de 2002, último ano de FHC, e início de 2003, primeiro ano de Lula no Palácio do Planalto.

O processo de transição da época foi elogiado à época tanto por tucanos quanto por petistas.

O evento no qual Malan foi homenageado reuniu a nata do pensamento econômico liberal e muitos ex-colaboradores do governo do PSDB, como Edmar Bacha, Pérsio Arida e Gustavo Franco. Economistas famosos internacionalmente, como o ex-secretário do Tesouro dos EUA Larry Summers e o presidente do Banco Central de Israel, Stanley Fischer, também participaram do seminário.

• Freud na cabeça

Ex-presidente da República: "A relação do PT comigo é de psicanálise. Tem que tirar 0 pai da frente! Eles sabem que quem fez a estabilização fomos nós.

Não sou psicanalista. Não opino, mas não caio na conversa

É preciso que respeitem as regras e entendam que não devem tratar o adversário como inimigo"

Fonte: O Estado de S. Paulo

Nenhum comentário: