sexta-feira, 7 de junho de 2019

Ramos: governadores precisam calçar sandália da humildade

Presidente da Comissão Especial defende que eles peçam aos deputados que mantenham estados e municípios na reforma

Geralda Doca / O Globo

BRASÍLIA - O presidente da Comissão Especial da reforma da Previdência, deputado Marcelo Ramos (PL-AM ), afirmou ontem que os governadores precisam calçara sandália da humildade e pedir aos deputados que mantenham os estados na proposta que altera as regras da aposentadoria. Segundo ele, a tendência na Casa é que os governos regionais sejam mesmo excluídos das mudanças, apesar da gravidade da situação financeira de alguns.

Ramos disse que os governadores não têm força política para impor sua vontade aos deputados.

—Os governadores têm que calçara sandália da humildade e vir para cá dizer assim “olha, nós não temos coragem de fazer, nós queremos pedir aos deputados que façam por nós”. É isso que eles têm fazer humildezinhos — afirmou Ramos, após fazer um balanço dos trabalhos na comissão.

Segundo ele, a inclusão dos estados e municípios na reforma e a aplicação automática das novas regras configura invasão na autonomia federativa. Ramos mencionou ainda que os regimes de previdência estaduais e municipais têm regras diferenciadas, além da questão fiscal.

—Tem estado que está quebrado, tem estado que não está quebrado. Você vai aplicar o mesmo remédio para um paciente que está na UTI e para um paciente que está com febre. Isso não me parece razoável— afirmou Ramos, acrescentando, contudo, que, diante do apelo de governadores e prefeitos, é preciso dialogar para encontrar uma solução.

Ramos estima, pelo menos, duas semanas de debates e votação na comissão, depois que o relator da reforma, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), apresentar o seu parecer, o que está previsto para o início da próxima semana.

Nenhum comentário: