domingo, 25 de setembro de 2022

Janio de Freitas - O cerco ao golpe

Folha de S. Paulo

Iniciativa fraquejara entre temores do próprio presidente ou prováveis indecisões do bolsonarismo militar

O golpe se antecipa às urnas, sob a forma de uma derrota de Bolsonaro já consumada, mas ainda a se mostrar. Como uma batalha já decidida antes do seu fim reconhecido. O golpe está golpeado de morte.

Seja como alternativa ou preventivo, o golpe de Bolsonaro fraquejara entre temores do próprio ou prováveis indecisões do bolsonarismo militar.

A inutilidade em que terminaram suas situações mais ameaçadoras indicava o improviso na protelação dos planos. E o tempo a mais não os favoreceu.

Comprovada a viabilidade da derrota eleitoral de Bolsonaro e, seguindo o modelo do ultradireitista Steve Bannon, o consequente ataque de militares ao sistema eleitoral, iniciou-se um novo processo: a formação de um ambiente internacional, sobretudo no Ocidente, em defesa da democracia no Brasil.

Até há pouco, e por desatenção ou política, imprensa e TV expuseram os fatos desse processo o mínimo possível, e meio às escondidas. Há países em que liberdade de expressão é o nome social da liberdade também de omitir e deformar.

Os militares latino-americanos são reconhecidos mundo afora como forças do conservadorismo e golpistas.

A renitente ação do Ministério da Defesa e de militares do Exército contra a segurança das urnas e da apuração, mais do que comprovada, terminou por provocar a tomada de posição até de governos em defesa do Estado de Direito e do sistema brasileiro de votação.

Vários deles são vizinhos, mas são numerosas as reações originárias do governo dos Estados Unidos e de países europeus, da ONU, da polêmica OEA, de universidades célebres, do Parlamento Europeu e de entidades importantes no mundo.

E da chamada mídia influente, inclusive baluartes da centro-direita como The Economist e Bloomberg/Businessweek.

O ambiente internacional armou-se contra o golpismo. Está escandalizado com o Brasil de Bolsonaro, o simpático Brasil outra vez ameaçado pelo grupo da tortura, das cassações, de "umas 30 mil mortes" na "limpeza" anunciada por Bolsonaro.

O bolsonarismo militar perdeu as condições de dar um golpe. Antes ou depois da eleição presidencial.

Como a irracionalidade por má formação é típica do militar golpista, o bolsonarismo pode levar seu plano adiante. Pode até impor-se. No primeiro momento, porque não terá condições de se sustentar.

Os pronunciamentos externos contra o golpe envolvem uma disposição que não é gratuita: sua essência é o temor incutido pela escalada da direita extremista.

O golpe bolsonarista encontraria uma barragem intransponível, por não convir a forças poderosas econômica e militarmente. A proximidade dos governos direitistas com Putin é uma das diversas explicações. Que os bolsonaristas militares não veem e não ouvem, com a mira posta nas urnas inimigas.

Pela violência

No uso eleitoreiro do 7 de Setembro, Bolsonaro fez ataques nominais ao Datafolha. Menos de 24 horas depois, um pesquisador do Datafolha foi atacado por um bolsonarista, seguindo-se outras três agressões. Logo chegaram a dez, atingindo também pesquisadores de outros institutos.

Não pararam mais. A relação de causa e efeito ficou clara. E Bolsonaro continua, à falta da denúncia criminal necessária e urgente.

13 comentários:

Anônimo disse...

O cinismo e a mentira já encarnaram em você
Deu posse ao Bandido na maior cara de pau!
Quanto maior o o coqueiro , maior o tombo
O dia 2 de outubro vem aí e suas máscaras vão cair, aí vai ser um Chororô danado , estou esperando ansiosamente esse momento

Anônimo disse...

Lula ladrão seu lugar é na prisão!

Anônimo disse...

É incrível como em pouco tempo vocês fizeram desse bandido um candidato a presidente na frente nas pesquisas viciadas
Só que o povo já percebeu tudo e dia 2 de outubro vai dar seu recado , aguardem!

Anônimo disse...

Interessante Bolsonaro arrasta multidões em cada cidade que chega nos quatro cantos do país.
seja cidade no norte, nordeste , no sul, no centro oeste ou no sudeste
Já Lula o ladrão vive se escondendo do povo protegido por um aparato de segurança com pessoal armada até os dentes com fuzis e metralhadoras
Só fala para público amestrado pago e trazido por ônibus fretados
E é esse bandido que vocês querem que nós acreditemos que está à frente das pesquisa
Pesquisa não elege ninguém se não a ManuelaDávila estaria governando Porto Alegre e o João Coser estaria à frente da prefeitura de Vitória do Espírito Santo porque estavam disparados à frente
Ambos foram derrotados, tudo ilusão conversa pra enganar o eleitor incauto
Bolsonaro vai ganhar no primeiro turno

Anônimo disse...

O Lula é tão bandido que lá atrás , desde a morte do Celso Daniel prefeito em São Paulo ele está vinculado ao PCC
Esse fato foi narrado na delação premiada do Marcos Valério homologada pelo STF
Mas seus amigos supremos togados proibiram a imprensa de fazer essa veiculação do PT com o PCC

Anônimo disse...

Cholem mais! Lula lá!

Anônimo disse...

Esses
Juízes brasileiro é Abacaxis com Casca que fomos obrigados a comer . Deveriam ser escolhidos através de concursos e com ficha limpa passada em cartório após investigação profunda de toda a sua vida. É facílimo ser juíz no Brasil. Qualquer merda pode, contanto que seja amigo do presidente ou, seu “bajulador” mais lambe-botas.

Anônimo disse...

Nosso STF é igualzinho ao da Venezuela e, outras repúblicas daquilo que macaco gosta.

Anônimo disse...

Chola, gado!
Tic TAC...
Bolsonaro na cadeia pro dia nascer feliz!
Tá chegando a hora...

Anônimo disse...

Bolsonaro das fraquejadas e rachadinhas, o MINTO dos papagaios desmiolados! O que estas aves mal-falantes vão fazer quando o genocida começar a cumprir suas penas (penalidades, não as plumas que revestem os palradores) e ficar incomunicável numa penitenciária de segurança máxima? O que vai ser da Tchutchuca do cadeião?

Anônimo disse...

O que vai ser de nós se Lula ganhar?Vai se vingar e dizer que foi mártir? Embromar e a atiçar os caninos do PT contra tudo e todos, os MST vão botar fogo nos institutos de pesquisas agrárias? Conceder passaportes diplomáticos para os filhos, ou então sair com 5 caminhões de mudança cheio de presentes que deu para si mesmo,‘quando no fim do mandato? O brasileiro é muito desmemoriado ou, estava lavando a égua, como diz os pobres. Não gosto do Bolsonaro também não, nunca gostei, quero que esses 2 vaiam pros
quintos dos inferno quando o capeta estiver fazendo churrasco.

Anônimo disse...

Seria um ato de justiça enfim juízes fazer concursos. Faria com que só os realmente bons teriam o cargo. Precisamos urgente que em pelo menos uma coisa tivéssemos do Primeiro Mundo, para consolarmo-nos de ter que aguentar esse país de gente ordinária

ADEMAR AMANCIO disse...

É muita coisa errada num governo só.