domingo, 25 de setembro de 2022

Bruno Boghossian - Depois da vírgula

Folha de S. Paulo

Indefinição do cenário dá peso a números que variam pelos mínimos detalhes

O quadro consolidado da eleição dá peso na semana final de campanha até aos algarismos depois da vírgula. A decisão em primeiro turno ou a ida para o segundo vai depender de grandes números, como a abstenção, mas também de mudanças que podem ocorrer nos detalhes.

Os índices de comparecimento são uma preocupação para Lula e Jair Bolsonaro. O ex-presidente conta cada voto para vencer no próximo domingo (2). Já a campanha de Jair Bolsonaro teme que a chance de derrota desestimule a ida às urnas de parte de seus apoiadores.

Prever o impacto da abstenção sobre a votação de cada candidato é quase impossível. Poucos eleitores admitem a intenção de se ausentar, e outros só tomam a decisão em cima da hora. Uma maneira de buscar pistas sobre esse cenário é saber quem está com vontade de ir às urnas.

O Datafolha fez essa pergunta e apontou que quase 90% dos apoiadores de Lula e Bolsonaro têm ao menos um pouco de vontade de votar. Entre os eleitores de Ciro Gomes, 34% não têm "nenhuma vontade" de ir às urnas. No eleitorado de Simone Tebet, falta vontade a 40%.

Os números sugerem um engajamento equivalente de apoiadores de Lula e Bolsonaro, o que reduziria as chances de desequilíbrio nos comparecimentos de cada lado. Mas o petista chega à semana final assombrado por um histórico de abstenção maior na população de baixa renda —alinhada ao PT.

Já o baixo compromisso de eleitores de Ciro e Simone pode ser favorável ao ex-presidente. Se parte não aparecer para votar, o número de votos válidos de que Lula precisa para vencer no primeiro turno fica menor. Esse grupo também pode ajudá-lo se aderir ao voto útil.

A indefinição do cenário do próximo domingo fez com que até os mínimos movimentos em subgrupos do eleitorado sejam tratados como decisivos. A chave do resultado pode estar no cálculo da abstenção ou em cada decimal dos chamados eleitores envergonhados, que não aparecem nas pesquisas.

 

3 comentários:

Paulo dos Santos Andion disse...

Diante da dificuldade de encontrar um coeficiente numérico e a abstenção dos revoltados com o excesso de mentiras que aparecem nos programas eleitorais da TV certamente o quociente poderá ser um novo nome incógnita.

Anônimo disse...

Eleitores ENVERGONHADOS? Devem ser quase todos aqueles que votaram em Bolsonaro em 2018, e os que elegeram o capitão das RACHADINHAS em 7 mandatos anteriores. Os tais milicianos que apoiaram o futuro genocida! E ainda elegeram os inúteis e criminosos bolsonarinhos zero-zero...

Anônimo disse...

Fora bolsonaro genocida!