quarta-feira, 24 de abril de 2013

‘Ameo-o ou deixo-o’: Dilma, o Brasil é ela

Dilma nega campanha antecipada

Presidente, que intensificou sua agenda pelos estados, diz que ainda não trata de eleição

Catarina Alencastro, Luiza Damé

BRASÍLIA - Embora tenha intensificado as viagens pelo Brasil desde o mês passado, com participações em todo tipo de evento, a presidente Dilma Rousseff negou ontem que já esteja em campanha pela reeleição, como acusam seus potenciais adversários na disputa do ano que vem. Só em março, a presidente visitou cinco estados, mas sua justificativa é que não pode se desviar de sua obrigação de governar o país. Mesmo dizendo que deve ser a última pessoa interessada na campanha eleitoral, Dilma voltou a estocar seus opositores, ao criticar os pessimistas que, segundo ela, torcem contra o Brasil:

- Eu não estou em campanha. Sabe por que eu não estou em campanha? Porque tenho obrigação, durante 24 horas por dia, de dirigir o Brasil. E quero te dizer o seguinte: é impossível, impossível, qualquer desvio dessa rota. Talvez a única pessoa que não tem interesse nenhum em discutir o processo eleitoral na metade do seu governo seja eu - disse ela, após participar da abertura da exposição "Olhar que Ouve", de Carlinhos Brown, no Palácio do Planalto, que não estava prevista na agenda.

Dilma evitou responder se a situação da economia pode atrapalhar sua reeleição, mas, sem citar o pré-candidato do PSDB à Presidência, senador Aécio Neves (MG), atacou:

- Tem gente que torce para o Brasil dar errado. Tem muita gente torcendo para o Brasil dar errado, é só você olhar - disse, mandando os jornalistas perguntarem a Aécio se ele torce contra o país: - Não perguntei para ele, meu querido, aí é sua função.

Dilma não fala sobre Eduardo Campos

Também desconversou ao ser perguntada sobre o programa eleitoral do PSB que irá ao ar amanhã e exibirá o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, como pré-candidato à sucessão presidencial:

- Quem, meu querido? - disse a presidente, afirmando em seguida que os partidos têm o direito de fazer seus programas e que não está curiosa nem com o do PT, para o qual gravou na semana passada.

Dilma alfinetou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, quando falou sobre o Minha Casa Minha Vida: disse que, no governo tucano, não havia um programa habitacional.

Em março, cinco estados visitados

Desde que o ex-presidente Lula lançou a candidatura de Dilma à reeleição, na comemoração dos dez anos do PT no poder, em fevereiro, ela incorporou o papel de candidata e saiu às ruas. Levantamento das viagens nacionais da presidente nos quatro primeiros meses deste ano mostra que, em janeiro, ela visitou três estados; em fevereiro, dois, e em março o número pulou para cinco. Em abril, já fez três viagens nacionais e tem mais uma, para o Rio, programada para este sábado.

Nessas viagens, ela tem anunciado recursos para os estados, além de entregar unidades do Minha Casa Minha Vida, equipamentos para prefeituras, como retroescavadeiras e ônibus escolares. Ainda incorporou à sua agenda eventos esportivos: no início do mês, participou da inauguração do estádio da Fonte Nova, na Bahia. Sábado, Dilma estará na festa do novo Maracanã.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: