segunda-feira, 2 de junho de 2014

Ex-diretor da Petrobras piora situação da estatal em entrevista

• Paulo Roberto Costa diz que refinaria em PE foi feita com ‘conta de padeiro’

Cristiane Jungblut – O Globo

BRASÍLIA e RIO - A convocação do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa nas CPIs que investigam desvios na estatal ganhou força depois que ele — que ficou 59 dias presos por sua ligação com o doleiro Alberto Youssef — disse hoje em entrevista à “Folha de S. Paulo” que a obra da refinaria Abreu e Lima, em construção em Pernambuco, foi feita com base em uma “conta de padeiro”. Na entrevista, ele afirmou que o orçamento inicial da obra, de US$ 2,5 bilhões, foi feito sem embasamento técnico e que a “Petrobras errou”. No final, essa refinaria, que deve ficar pronta em 2015, sairá por US$ 18,5 bilhões.

O relator da CPI Mista da Petrobras, deputado Marco Maia (PT-RS), afirmou hoje que Paulo Roberto da Costa será um dos primeiros a ser convocados para depor e dar explicações sobre sua atuação na empresa. Representante do PT, Maia disse que será “lamentável” se a declaração de Costa for verdadeira.

O ex-diretor da estatal foi preso por conta da Operação Lava-Jato, da Polícia Federal. Na entrevista, Costa negou que tenha havido superfaturamento nas obras. Segundo ele, a Petrobras decidiu construir a refinaria sem um projeto definido. Ele, que confirmou ter sido indicado pelo PP na estatal, também criticou as apurações do Tribunal de Contas da União (TCU), que segundo ele, tratou das obras, onde passarão tranques de 100 mil toneladas, com os mesmos critérios das estradas, por onde passam, no máximo, caminhões com 30 toneladas.

— É lamentável que um investimento deste tamanho tenha sido tratado de forma tão informal e sem tratamento técnico. Mas só saberemos se isso é verdade no curso da investigação. Ele deverá ser um dos primeiros a ser convocado. — disse Marco Maia, por mensagem.

O presidente das duas CPIs da Petrobras (do Senado e a Mista), senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), disse que já há requerimentos pedindo que ele seja ouvido. A CPI Mista da Petrobras se reúne amanhã, pela primeira vez, para discutir o plano de trabalho.

— Existem requerimentos para convocação de Paulo Roberto — disse Vital do Rêgo.

A oposição decidiu centrar fogo na investigação sobre a refinaria de Pernambuco:

— É inconcebível isso. Padeiro não erra nem conta. Se errasse, as padarias quebravam. A declaração aponta erro de oito vezes a estimativa original. Isso reforça a necessidade de abrir a caixa-preta da Petrobras — disse o líder do DEM na Câmara, Mendonça Filho (DEM-PE).

Antonio Imbassahy (BA), líder do PSDB na Câmara, ressaltou que a presidente Dilma Rousseff sabia dos detalhes desta obra:

— Essa declaração chega a ser chocante.

Procurado pelo GLOBO, a Petrobras não comentou a entrevista. Costa também não deu entrevistas. (Colaboraram: Henrique Gomes Batista e Mônica Tavares)

Nenhum comentário: