quinta-feira, 23 de maio de 2019

Bruno Boghossian: O governador fake

- Folha de S. Paulo

Depois de ação policial cenográfica, ex-juiz defende outra história difícil de engolir

Nem o próprio Wilson Witzel acreditava que chegaria ao governo do Rio. Azarão no início da campanha de 2018, o ex-juiz tinha planos de passar um período na Universidade Harvard naquele ano, como parte de seu doutorado. Na reta final da disputa, ele disparou nas pesquisas, venceu a eleição e acabou ficando por aqui. Mesmo assim, decidiu embelezar seu currículo.

Witzel manteve em seu perfil acadêmico, pelos últimos quatro anos, uma referência a uma passagem pela escola americana. O jornal O Globo descobriu, porém, que ele não se sentou naquelas cadeiras como aluno. O governador do Rio incluiu até um conhecido professor de direito constitucional como orientador.

O ex-juiz alega que não enganou ninguém. Diz que listou apenas a “intenção” de viajar para uma bolsa-sanduíche, como é conhecido o período cursado em instituições parceiras. É difícil engolir esse sanduíche porque a universidade brasileira em que Witzel está matriculado disse que ele nunca manifestou interesse em ir para Harvard.

Depois que a notícia rodou as redes, um Witzel indignado gravou um vídeo para se explicar. “Tive que parar minha atividade como governador para responder a uma notícia fraudulenta, mentirosa”, reclamou.

Seria bom que ele mostrasse essas atividades com mais frequência. Até agora, a gestão do novo governador do Rio foi marcada por mais fantasias do que ações concretas. No dia 1º de janeiro, ele mandou confeccionar uma faixa azul e branca, que não existe no protocolo do estado, para usar na cerimônia de posse.

O ex-juiz também posou para fotos fazendo flexões com uma camiseta do Bope e gravou um vídeo com um sobrevoo de helicóptero para simular uma operação policial em Angra dos Reis. Não houve prisões ou apreensões de armas naquele dia.

Witzel já disse em conversas privadas que gostaria de se candidatar à Presidência em 2022. Se continuar assim, ele vai precisar fabricar sua própria faixa verde-amarela e posar como presidente em casa.

Nenhum comentário: