domingo, 25 de setembro de 2022

Cristovam Buarque* - Aglutinador

Blog do Noblat / Metrópoles, 24.9.22

Os antigos adversários de Lula agora perguntam por que esperar o dia 30, se o Brasil pode resolver a eleição no dia 02 de outubro

Nesta semana, Lula fez reunião de ex-candidatos a presidente que disputaram com ele no passado, e agora o apoiam desde o primeiro turno. A principal razão para isto, é que desta vez o segundo turno será contra o abismo que representa a reeleição do atual presidente. Os antigos adversários de Lula agora perguntam por que esperar o dia 30, se o Brasil pode resolver a eleição no dia 02 de outubro. Evitando inclusive o imponderável que pode ocorrer durante as quatro semanas entre os dois turnos.

Este foi o principal, mais urgente e mais visível recado daquela reunião. Mas havia outro implícito: mostrar que além da unidade eleitoral contra a reeleição, há um reconhecimento e um otimismo diante da capacidade de Lula para aglutinar forças divergentes.

As pessoas se perguntam como seria possível reunir ideias de Boulos e de Meirelles, porque não percebem que acabaram os blocos ideológicos monolíticos. Assim como as pessoas monoliticas ideologicamente. Não há mais o conservador geral nem o progressista geral. Há pessoas e militantes radicais nos costumes, e conservadores na questão da responsabilidade fiscal; há radicais no compromisso com a educação de qualidade igual para todos, que são defensores do estado eficiente, diferenciand o conceito de público do conceito de estatal. Outros que são radicais na estatização, mas conservadores nos costumes, ou vice-versa, progressistas nos costumes e privatistas na economia. Não se pode dizer que acabou a esquerda e a direita, mas acabou o indivíduo e o partido que monolítico de esquerda ou de direita em todas as questões – econômicas, sociais, ecológicas e costumes.

O Lula tem a capacidade de reunir auxiliares progressistas no social com conservadores nas finanças, exigindo do primeiro tempo para realizar suas metas sem ferir a responsabilidade fiscal e dos outros que encontrem fontes alternativas para financiamento das necessidades sociais, sem ferir o teto de gastos. E quando estas fontes não existirem, por serem inviáveis politicamente, Lula tem condições de pedir paciência e definir estratégias de médio e longo prazo para realizar as missões que o Brasil precisa. A primeira delas, superar a pobreza e distribuir renda. A combinação entre posições diferentes é um desafio para o próximo governo, e Lula é o mais preparado para juntar os Boulos da justiça social, com as Marinas da ecologia e com os Meirelles da responsabilidade fiscal.

A grande qualidade do Lula não é ser o mais preparado para derrotar Bolsonaro, é ser o melhor preparado para governar em um momento de altas aspirações sociais, com limites ecológicos e restrições fiscais. Porque ele é um aglutinador.

*Cristovam Buarque foi senador, ministro e governador

5 comentários:

Anônimo disse...

Desisto meu nobre Cristóvão Buarque, você realmente tem muitos interesses em jogo, não é possível, já vendeu mesmo sua alma para o Lula ladrão , já não tem mais nenhum verniz de vergonha de declarar o apoio incondicional a esse corrupto que comandou de dentro do Palácio do Planalto o maior assalto aos cofres públicos do Brasil, gerando a maior recessão de todos os tempos com milhões de desempregados e um desalento moral do povo brasileiro
Você caiu na lata de lixo junto com esse cachaceiro vagabundo
É uma pena, eu já te admirei muito

Paulo dos Santos Andion disse...

O que os candidatos não conhecem de verdade é o nível educacional dos concursados do serviço público federal que em cada novo mandatário que assume o poder, cria um novo anexo na cidade de concreto abstrato de Brasília ou um novo Ministério sabiamente arrombando o orçamento da UNIÃO, uma série de associados ao CNI buscando a dolarização da economia, uma população de quase 70 milhões de pessoas dependendo do migalhismo nacional, resolvendo novos problemas com velhos remédios.

Anônimo disse...

Cristovam tem razão! Vamos resolver a eleição no próximo domingo e expulsar da presidência o genocida que tanto mal já fez e ainda quer fazer pro nosso povo! Chega de Bolsonaro, chega de mentiras! Cadeia pro miliciano mentiroso e pra corja que o acompanha!

Anônimo disse...

Se um filho (a) fosse autor de um escândalo gigantesco, que repercutisse enormemente por prejudicar a classe mais pobre e sofrida do Brasil, o Sr. premiaria seu filho imediatamente, sem pensar 2 vezes, ou esperaria a confiança ser restabelecida?
O Sr não pode decidir por nós , cada cabeça uma sentença já diz-nos um ditado popular. Cada candidato tem um vice, por que não confiar no militar escolhido por Bolsonaro. O ex-presidente militar da Colômbia foi um excelente presidente.

Anônimo disse...

Sei não gente que eu acreditava e valorizava estão mostrando muito interesse na volta do Lula e, gente que eu pouco conhecia estão demonstrando ser muito mais confiável. Se o Lula escolher ser um mau pagador vai fazer com