domingo, 26 de novembro de 2017

Opinião do dia: Marco Aurélio Nogueira

No Brasil atual, as forças democráticas enfrentam dificuldades para romper os círculos que estreitam sua movimentação e impedem sua reposição vigorosa na cena nacional. Precisam recusar o papel subalterno a que foram relegadas. Devem contestar os ataques da direita jurássica, confrontar a ingenuidade social e problematizar a ideia de que a solução passaria por um condottiere acima do bem e do mal, apresentando em contrapartida uma renovada ideia de País e uma agenda nacional inclusiva.

A esquerda democrática cumpre um papel nessa operação. Um “centro” sem ela terá reduzida potência reformadora e tenderá a ser hegemonizado pelo conservadorismo. Um centro democrático inteligentemente inclinado para a esquerda, por sua vez, poderá organizar uma agenda com sensibilidade social e disputar as multidões.

Uma esquerda democrática não é “inimiga do mercado”: seu anticapitalismo é realista, respeita a correlação de forças e apoia-se numa teoria social que se dedica a compreender as novas formas do capitalismo, da luta de classes, do modo de vida, do mundo do trabalho e do emprego. Seu eixo é a regulação política do sistema econômico, de modo a que se reduzam suas incongruências e sua capacidade de produzir desigualdades.

Mas essa esquerda aprendeu que também é preciso regular e controlar o Estado, de modo a fazê-lo atuar em consonância com as expectativas de crescimento econômico e de justiça social, sem se comprometer com políticas de gasto público desprovidas de “responsabilidade fiscal”. Incorporou os valores do liberalismo político e da democracia progressiva, com os quais defende a necessidade de um reformismo gradual aberto para a justiça social, os direitos e a modificação das estruturas sociais que produzem desigualdade.

Um centro que se componha a partir do liberalismo político precisa assimilar a generosidade democrática e social da esquerda. Num país como o Brasil, aliás, somente assim poderá cumprir uma função progressista e preparar a pista para que o País derrote seus piores inimigos: a desigualdade, a injustiça, o crescimento não sustentável, a corrupção sistêmica, o desrespeito, as discriminações que vitimizam pobres, negros, pardos, índios, homoafetivos e mulheres.

--------------------------
*Professor titular de teoria política e coordenador do Núcleo de Estudos e Análises Internacionais da Unesp, ‘Um centro inclinado à esquerda’, O Estado de S. Paulo, 25/11/2017

Alberto Aggio*: Impasses ao centro

- O Estado de S.Paulo

O núcleo da política democrática está nas saídas para a crise que o PT nos deixou

Qual o ponto central da conjuntura política neste difícil percurso até as eleições presidenciais de 2018? Essa pergunta, mais do que necessária, vai impulsionar o batimento cardíaco da política pelo menos até a definição das candidaturas, desenlace que se prevê para o primeiro semestre do próximo ano.

Em julho alertamos para o risco de que os temas centrais para superar a crise poderiam ficar de lado se a nova polarização entre Lula e Bolsonaro acabasse por predominar. A expectativa de chegarmos a bom porto em 2018 parecia esvair-se por entre os dedos. Caminharíamos, então, para uma eleição falsa, uma espécie de reiteração da eleição presidencial de 1989 (apesar das suas diferenças pontuais), o que poderia redundar num retorno tão inconsequente quanto infeliz (Caminhamos para uma eleição falsa?, Estado, 18/7).

Dois meses depois, observávamos que havia um grande ausente naquela trama: o centro político. A forte fragmentação do centro fazia prever grande dificuldade eleitoral para esse campo. Tratava-se, então, de reconstruir o centro político, uma vez que uma postulação ao centro, como expressão de um campo democrático, representaria a reintrodução na cena política de um ator indispensável à estabilidade, com vista a projetarmos avanços civilizatórios dos quais o País se havia afastado injustificadamente. Afirmávamos que “uma recomposição do centro teria, pelo menos, a virtude de gerar a expectativa de superação da política de facções que se instalou nos últimos anos, comprometendo nossa convivência política” (Entre dois polos, como reconstruir o centro?, Estado, 26/8).

Lamentavelmente, a conjuntura não se moveu integralmente nessa direção, a despeito da emergência de alguns ensaios, em meio a muita desorientação e significativas fraturas entre os mais expressivos atores do centro político. Uma parte desse campo assumiu uma posição rigidamente defensiva em torno do governo Temer, o que, em função de sua alargada impopularidade, vem dificultando a construção de um movimento rumo a uma candidatura de caráter propositivo e que não represente apenas o governo.

Merval Pereira: Corrida maluca

- O Globo

A corrida presidencial está mais parecendo aquela corrida maluca dos desenhos animados de Hanna-Barbera, cada concorrente às voltas com obstáculos criados por seus próprios problemas. Agora chegou a vez do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que teve um inquérito contra si pedido pela Procuradoria-Geral da República ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), que é o foro especial de governadores para crimes comuns.

O processo diz respeito às acusações feitas por delatores da empreiteira Odebrecht, que acusam o governador de São Paulo de ter recebido R$ 10,7 milhões repassados pelo setor de propinas da empreiteira, com a ajuda de seu cunhado, Adhemar César Ribeiro. O inquérito corre em segredo de Justiça, com Nancy Andrighi como relatora.

Há poucos dias, em evento promovido pelo GLOBO, o governador Alckmin foi confrontado com essa possibilidade, que já se antevia, e garantiu que não se considera passível de prejuízo em seu desejo de se candidatar à Presidência da República. Garantiu que já há indicações de que não é ele o “Santo” apontado nas planilhas da Odebrecht como destinatário de dinheiro de caixa dois, e defendeu que tudo seja investigado.

Agora que se concretizou o pedido de abertura de inquérito ao STJ, Alckmin terá de correr contra o tempo para que a decisão não interfira na disposição de disputar a Presidência. O governador de São Paulo, embora tenha um cacife eleitoral respeitável, pois em 2014 o candidato do PSDB Aécio Neves saiu do estado com 7 milhões de votos à frente de Dilma, passará a ser mais um envolvido em denúncias.

Vera Magalhães: Cabra-cega

- O Estado de S. Paulo

Até aqui, 2018 se assemelha ao jogo infantil. A diferença é que todos parecem estar vendados

Diante da percepção mais ou menos generalizada de que as eleições de 2018 terão como principal vetor o desejo de mudança da população, todo mundo resolveu apostar em se vender como o novo. Mas muito pouco foi oferecido até aqui de realmente inovador, ou que seja a um só tempo diferente e também consistente. O que se tem, na maior parte do caso, é uma recauchutagem em partidos, candidatos e ideias, feita na base da gambiarra, muitas vezes.

O caso mais bizarro é a onda que tenho chamado de retrofit partidário. Quem vai comprar nas urnas a conversa mole de que Podemos, Patriota e Avante são, além de palavras com um viés cafona-motivacional, partidos com alguma nitidez programática? Tirando a mão de tinta linguística que tiveram, são os antigos PTN, PEN e PT do B.

E aí, alguém se animaria a eleger um candidato apresentado por esses partidos-empresa, comandados desde sempre por dirigentes profissionais que se eternizam nos postos à base de fundo partidário e negociação para dar mais minutos de tempo de TV a outros partidos mediante alianças?

Os únicos casos mais “orgânicos” de criação de partidos recentemente são o Novo e a Rede, cada um em um campo ideológico. E a autenticidade, na política brasileira, muitas vezes acaba se confundindo com ingenuidade: num ambiente em que grassa o pragmatismo (sendo aqui bastante benevolente), partidos como esses nascem quase sem recursos materiais, por estarem fora do bolo do fundo partidário e do tempo de TV.

Hélio Schwartsman: Presidente precisa ter caráter?

- Folha de S. Paulo

Essa é difícil. Você prefere eleger um presidente com problemas de caráter, mas que proponha políticas que estão de acordo com suas preferências, ou um que seja um homem íntegro —"a mentsch", para usar a expressão iídiche—, mas de cujas ideias você discorde peremptoriamente?

O ideal seria reunir num só homem o caráter e as boas propostas, mas as Parcas não são tão generosas para com os mortais. Como bom consequencialista, eu me inclino mais pela primeira opção. Se o sujeito é um fdp, mas está fazendo o que é certo, centremo-nos nos resultados.

A eleição de uma pessoa para presidir o país, afinal, não equivale à escolha de alguém para casar. O objetivo não é passar a vida inteira ao lado desse indivíduo, mas apenas definir quem vai administrar o país pelos próximos quatro anos, na esperança de que proporcione avanços.

Essa visão mais pragmática encontra eco nos dois campos ideológicos. Os que defendem o governo Temer o fazem porque, apesar das gravíssimas suspeitas contra o presidente e seus auxiliares, a administração começou a tirar a economia da lama. De modo análogo, parte dos que querem reeleger Lula se dobra a alguma versão do "rouba, mas faz". Já Dilma, numa interpretação benigna de sua Presidência, seria nosso tipo dois: uma pessoa no geral correta, mas incompetente. Não há muita gente defendendo sua volta.

Eliane Cantanhêde: Inimigos da democracia

- O Estado de S. Paulo

Eleição de 2018 ameaçada por crime organizado, criptomoedas e Fake News

Enquanto na superfície se discutem presidenciáveis, partidos e alianças, nas profundezas a busca é por algo cada vez mais complicado: o financiamento das campanhas de 2018, depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou as doações privadas e a opinião pública rejeitou fundos realistas para as eleições. Sem uma coisa nem outra, o que sobra?

Campanhas são sofisticadas e caras. E quem tem dinheiro para campanhas neste País? O crime organizado, as igrejas com seus dízimos e os partidos que ainda conseguem esconder fortunas em algum lugar do planeta. A Polícia Federal já trabalha com a hipótese de dinheiro vivo em iates, contêineres, caminhões e depósitos, além de apartamentos como aquele com R$ 51 milhões do ex-ministro e agora presidiário Geddel Vieira Lima.

O chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Sérgio Etchegoyen, não esconde o temor da influência do crime organizado na eleição, que projeta influência também nos próximos governos e legislativos. Lembra, inclusive, de episódios de eleições recentes, como a morte de uma dezena de candidatos e cabos eleitorais na Baixada Fluminense, criminosos incendiando locais de votação no Maranhão e avisos de “aqui mando eu” em escolas que recebiam urnas eletrônicas.

Luiz Carlos Azedo: Americanismo ou iberismo

- Correio Braziliense

A redemocratização do país não modificou as características ibéricas da nossa política, embora a Constituição de 1988 tenha criado mecanismos para erradicar as suas principais mazelas

A política brasileira tem três características dominantes: o clientelismo, o fisiologismo e o patrimonialismo. Autores que estudaram o fenômeno, como Victor Nunes Leal, Sérgio Buarque de Holanda e Raymundo Faoro, as atribuem ao colonialismo ibérico, que organizou o Estado brasileiro muito antes da formação da nação. Essas características antecedem a formação dos partidos políticos brasileiros, que surgiram com ideias mitigadas para que o atraso pudesse pegar carona no moderno e manter-se.

Para dar um exemplo, voltemos à Independência, que está às vésperas do bicentenário. O Brasil tornou-se um Império em 1822, e não uma República, em razão do projeto de reunificação da Coroa portuguesa e dos interesses dos senhores de escravos em manter o tráfico negreiro, só não anexando Angola porque a Inglaterra não deixou. Mas Dom Pedro I outorgou a Constituição de 1824, ou seja, de cima para baixo, com um viés liberal. A introdução no texto constitucional do princípio da propriedade privada — uma conquista das revoluções burguesas — foi feita com o objetivo de proteger o regime escravocrata. Conseguiu: a escravidão somente foi abolida em 1888. Um ano depois, as oligarquias regionais que haviam se amalgamado à política do Gabinete de Conciliação do Marquês de Paraná, contendo revoltas e revoluções separatistas e/ou republicanas, derivaram para o regime republicano sob influência positivista da Escola Militar da Praia Vermelha. O povo assistiu à proclamação da República “bestificado”.

Gaudêncio Torquato: Rejeição à política tradicional

- Blog do Noblat

A crise da democracia representativa, decorrente de certos fenômenos como o declínio das ideologias, o desânimo dos eleitores, a pasteurização dos partidos, a perda de prestígio dos mandatários e o enfraquecimento das oposições, tem propiciado a rejeição à política tradicional e o florescimento de novos polos de poder.

A rejeição social aos velhos costumes políticos assume proporções tão significativas que chegam a abalar, até, os alicerces das instituições do Estado, a partir dos três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), que passam a receber sérios questionamentos por parte da sociedade.

Dessa constatação, emerge importante questão: protagonistas rejeitados e mal avaliados, principalmente quem detém mandato popular, poderão recuperar seus vetores de força a ponto de repor a confiança das massas eleitorais? Vejamos.

Convém inicialmente lembrar ser impossível apagar da noite para o dia uma taxa de rejeição, principalmente quando ela é alta.

O que vem a ser esse repúdio e qual a origem dessa indignação?

Trata-se de uma predisposição negativa que os cidadãos desenvolvem e mantêm acesa em relação a determinadas figuras públicas. Para compreendê-la melhor, há de se veri¬ficar a intensidade da rejeição dentro da fisiologia de consciência do eleitorado.

Fernando Gabeira: Anos de poder atrás das grades

- O Globo

Saí do Rio arrasado com a história de Picciani e dos outros deputados soltos pela Assembleia. Amigos tristes, desolação com o Brasil, enfim, a história de sempre. Sabia que a estrada e o trabalho atenuariam a dor. Em poucas horas, já estava em Brasília, tentando achar um veículo 4 por 4 para chegar até aqui e visitar o Refúgio da Vida Silvestre das Veredas do Oeste Baiano. M inha pousada nesta pequena cidade de Goiás não tem TV. Na primeira noite, vi rapidamente, no bar, uma declaração do novo chefe da PF que pareceu estranha. Ele acha que apenas a mala cheia de dinheiro ainda é pouco como prova. Mas na terça à noite, ao chegar moído pelos buracos, lamas e poças da estrada, soube que Picciani e os dois outros estavam presos de novo. E que Raquel Dodge questionaria o STF sobre a a autonomia da Alerj para libertar os seus.

Sempre imaginei que a Constituição, ao dizer que o Congresso pode soltar um parlamentar, em certas condições, refletia um momento: o país acabava de sair de um longo período autoritário. Era uma pequena salvaguarda política. Da mesma forma, o foro privilegiado surgiu da necessidade de se poder votar e falar com liberdade. Seu sentido foi desvirtuado, assim como o poder de libertar um congressista.

Eles começaram a roubar descaradamente e a usar os instrumentos que, teoricamente, protegiam ideias para proteger assaltos e outros crimes. A Constituição acabou se voltando contra nós, sobretudo porque os políticos corruptos souberam encontrar apoio entre ministros do STF.

Rolf Kuntz: Falta uma Black Friday no Congresso Nacional

- O Estado de S.Paulo

Sem descontos, o Executivo está pagando caro para viabilizar a economia do Brasil

Bilhões seriam economizados se houvesse Black Friday na política brasiliense e os congressistas, imitando os comerciantes honestos, dessem um bom desconto na venda de votos para as propostas de ajuste e de reformas. Já se inventou até uma Black Monday, com oferta de preço mais baixo para um programinha em motel, em São Paulo, na próxima segunda-feira. Pode parecer impróprio apontar um motel como exemplo, quando se comentam as práticas normais no Congresso. Mas quantos frequentadores de motéis, amadores ou profissionais, seriam capazes, sem rubor nas bochechas, de fazer com a proposta do novo Refis a bandalheira cometida no Parlamento? Alguém desconhece os interesses dos parlamentares defensores das empresas devedoras do Fisco? Nesse mesmo santuário da Praça dos Três Poderes, parlamentares impediram, neste ano, o fim da desoneração da folha de pagamentos. De janeiro a outubro, essa desoneração custou R$ 12,07 bilhões. Só em outubro a perda para os cofres do governo central foi de R$ 1,21 bilhão. Esses números foram divulgados na sexta-feira em relatório da Receita Federal.

Comprar votos para a aprovação da reforma da Previdência foi uma das atividades principais, talvez a principal, da equipe de governo na penúltima semana de novembro. Desde o ano passado, cada reforma aprovada no Congresso Nacional tem sido conseguida por esse meio. Em discursos quase cômicos, o presidente Michel Temer costuma citar a colaboração dos parlamentares ao programa de governo. Fala como se houvesse no Legislativo um grupo amplo de políticos empenhados em modernizar as instituições, em tornar mais eficiente o País e em promover o desenvolvimento regional efetivo, sem quebra-galho, sem guerra fiscal, sem favores, sem concessões à mediocridade.

Vinicius Torres Freire: Bancos parecem viver no pico da crise

- Folha de S. Paulo

No retrato que o Banco Central faz da situação do crédito todos os meses, os bancos ainda parecem quase tão estressados quanto nos piores momentos da recessão, em 2016.

Os bancos privados reservam um monte de dinheiro para cobrir possíveis calotes, monte quase da mesma altura daquele que guardavam na fase mais aguda da crise, o maior nível em 20 anos. E daí? Quanto maiores essas provisões, maiores as taxas de juros e menor a quantidade de crédito, em geral.

A inanição de crédito ajuda a emperrar esta minúscula recuperação econômica. O desastre na construção civil é outro motivo da lerdeza. Até mesmo a despesa em máquinas e equipamentos saiu do vermelho desde setembro, segundo contas do Ipea. Mas, na construção civil, o recuo é de 7% nos últimos 12 meses. Ainda é um colapso depressivo, devido ao encalhe de imóveis, ao corte brutal do investimento do governo e a danos colaterais da Lava Jato.

Em suma, a economia ainda purga excessos de dívidas públicas e privadas, de investimentos em imóveis e de investimentos ruins em infraestrutura e estatais. Ainda não foi bem contada a história dessa catástrofe, que começou com um colapso até súbito em crédito e investimento, entre abril e junho de 2014. Seja como for, a situação é ainda tão assustadora para justificar a posição dos bancos?

Celso Ming: A nova lei trabalhista e seus efeitos

- O Estado de S.Paulo

As novas regras trabalhistas entraram em vigor há só 16 dias. Pode ser cedo para um levantamento do seu impacto, mas já dá para navegar por algumas de suas consequências.

As mudanças começaram a atingir empresas e trabalhadores pelo menos 3 ou 4 meses antes. Levantamento do Dieese, a instituição de estatísticas mantida pelos sindicatos, mostra que, entre julho e agosto, 45 documentos já mencionavam cláusulas que entrariam em vigor. Sancionada em 13 de julho, a Lei 13.467 pode, porém, estar longe do objetivo de acabar com a insegurança jurídica e com as subjetividades que prevaleceram até aqui nas causas trabalhistas.

Há confusão até com os quase 4 milhões de ações que já sobrecarregavam a Justiça do Trabalho. As dúvidas surgem porque as novas regras preveem que a parte perdedora deve arcar com os honorários de sucumbência determinados pelo juiz. É prática já adotada no Código de Processo Civil (CPC) desde 2015. A jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça sugere que a exigência do pagamento não se aplica a casos ajuizados antes da vigência do novo Código.

Pairam dúvidas sobre se esse deva ser também o procedimento a ser adotado na Justiça do Trabalho. Como observa Júlio Mendes, do Escritório de Advocacia Mascaro Nascimento, as primeiras decisões foram conflitantes. Ainda no primeiro dia de vigência da nova CLT, dois juízes tiveram entendimentos opostos sobre se os honorários de sucumbência devem ser aplicados a casos que já haviam entrado em curso antes da lei.

Míriam Leitão: O interior das despesas

- O Globo

Primeiro gasto a cortar é o subsídio ao capital. Este ano, em viagens pelo Brasil, encontrei duas vezes inovações resultantes de pesquisas da Universidade Federal de Santa Catarina, uma em energia e outra em tecnologia para a agricultura. Recorri a professores de universidades públicas em questões ambientais, tanto no Nordeste, quanto no Sul, porque eles tinham pesquisas sobre cada um dos biomas. Difícil encontrar isso nas universidades privadas.

A universidade pública sempre teve mais alunos ricos e da classe média, mas comparar gasto de universidades privadas e públicas por aluno tem uma distorção: no Brasil são as públicas que fazem pesquisa. A pergunta que o Banco Mundial faz, em relatório sobre as despesas federais, é essencial para um país desigual como o nosso: a quem se destina o dinheiro público? Este é o principal mérito do estudo. No caso do ensino superior público, o estudo alerta que 65% dos alunos estão entre os 40% mais ricos. Universidades Federais custam 0,7% do PIB ao ano, e o Banco Mundial propõe reduzir 0,5% do PIB. Evidentemente isso não é realista. A proposta de ampliar o Fies para as públicas não funciona. Este programa de crédito está sendo contido porque cresceu demais. Os alunos de escolas particulares pagam pelo ensino médio e podem pagar pelo ensino superior. Não resolveria o financiamento, mas reduziria a regressividade.

O que é o ‘novo': Editorial / O Estado de S. Paulo

As pesquisas de opinião têm captado um forte anseio dos brasileiros por algo “novo” na política. Dois dos mais agudos sintomas deste desconforto da sociedade em relação ao modo de fazer política, tal como ela vem sendo feita, são correlatos: a descrença com que a maioria da população enxerga os políticos em geral – ora entremeada por indignação, ora por apatia – e a chamada crise de representatividade, um muro invisível, praticamente inexpugnável, que separaria eleitores e eleitos.

Esta desconexão entre uns e outros não é de agora. Entre os vários clamores que insuflaram a heterogênea, e por vezes contraditória, agenda das manifestações populares de junho de 2013, a expressão “não me representa”, no que concerne à ação dos mandatários políticos, foi uma das poucas insatisfações bradadas em uníssono por avenidas e praças País afora. Começava então o chamamento ao “novo”, ainda que indistinto e mal definido, por vozes que expressavam sentimentos como traição, raiva e desalento.

O tempo transcorrido desde junho de 2013 serviu apenas para aprofundar uma divisão que já era preocupante àquela época, vale dizer, a havida entre representantes e representados, e para afoguear os ânimos de gente disposta a explorar, nem sempre movida por boa-fé, as lacunas ainda abertas nos corações e mentes da sociedade, que continua sem saber precisamente o que – e quem – quer, canalizando todas as suas esperanças por um País melhor, mais decente e justo, na direção desse “novo” impreciso, um conceito tão vago que pode caber em qualquer um, do mais impoluto cidadão imbuído de espírito público ao mais irresponsável populista.

Previdência é uma usina de injustiças sociais: Editorial/O Globo

O mês de maio serviu de marco da suspensão da reforma da Previdência na Câmara, provocada pelo impacto político da delação premiada de Joesley Batista, da JBS, incluindo a gravação de conversa comprometedora entre o empresário e o presidente Michel Temer, nos porões do Palácio do Jaburu, revelada pelo GLOBO. O apoio mínimo de 308 deputados, dois terços da Casa, para aprovar a reforma em dois turnos de votação, antes do seu envio ao Senado, ficou inalcançável.

A base parlamentar do presidente conseguiu evitar, na Câmara, que duas denúncias encaminhadas pelo então procurador-geral da República, Rodrigo Janot, seguissem para o Supremo, e voltou a haver condições políticas para a retomada da reforma. Mesmo que em versão modesta. A situação das contas públicas não permite esperar o novo governo, a ser eleito no ano que vem.

Embora o quadro econômico tenha melhorado: inflação na faixa dos 3%; PIB em recuperação, embora lenta; logo, desemprego ainda alto, de 12% (13 milhões de pessoas), mas também retrocedendo. Os indicadores das contas públicas, no entanto, continuam na mesma situação preocupante da época do impeachment de Dilma Rousseff: 8% do PIB de déficit nominal (incluindo os juros) e mais de 2% de déficit primário. Com isso, a dívida segue sem controle, escalando o PIB: Dilma deixou-a escapar dos 50% do PIB, com o desastre fiscal que produziu, e ela segue rumo ao 80%, até mais. E o que puxa a deterioração do quadro fiscal é o aumento sem freio do déficit da Previdência

A falência do Rio: Editorial/Folha de S. Paulo

Nas palavras da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, o Rio de Janeiro vive um "clima de terra sem lei". Para o juiz Sergio Moro, da Lava Jato, trata-se do exemplo mais visível de corrupção sistêmica no país.

Ao puxar o fio da investigação de contratos da Petrobras, descobriu-se no segundo Estado mais rico da Federação, de acordo com o magistrado, "um esquema mais complexo e abrangente".

No entender da Polícia Federal, opera no Rio uma "grande confraria do crime organizado", que seria mantida por agentes dos poderes Executivo e Legislativo em conluio com empresários ligados principalmente à construção civil e ao setor de transporte de passageiros.

Assim como as descrições superlativas, amplia-se também em ritmo acelerado o rol de protagonistas das últimas administrações fluminenses submetidos a regimes diversos de encarceramento.

Além do ex-governador Sérgio Cabral (PMDB), condenado por lavagem de dinheiro, corrupção passiva e associação criminosa, estão atrás das grades os deputados estaduais peemedebistas Jorge Picciani, Paulo Melo e Edson Albertassi.

Voto distrital misto: Editorial/O Estado de S. Paulo

Na terça-feira passada, o Senado Federal aprovou, por 40 votos a favor e 13 contra, dois projetos de lei que, unificados, instituem o voto distrital misto para substituir parcialmente as eleições proporcionais para o Poder Legislativo. Caso seja aprovada pela Câmara, a mudança valerá a partir de 2020 para a escolha de vereadores e deputados estaduais, distritais e federais. Em tempos nos quais se tornou habitual presumir que o voto dos parlamentares sempre se baseia em interesses escusos, o plenário do Senado fez importante contraponto, mostrando que é possível alterar as regras eleitorais para atender ao interesse público.

O sistema distrital misto une o voto proporcional e o voto distrital. Segundo o texto aprovado pelos senadores, o eleitor terá de fazer na urna duas escolhas: o candidato de seu respectivo distrito e o partido de sua preferência. Metade das cadeiras das casas legislativas será preenchida pelos candidatos eleitos pelo voto distrital. No caso de número ímpar de cadeiras, deve-se arredondar para baixo. Por exemplo, se um Estado tem nove cadeiras para deputado federal, quatro serão escolhidos pelo voto distrital. Uma vez preenchidas as cadeiras correspondentes ao voto distrital, as restantes serão distribuídas entre os candidatos dos partidos mais bem votados.

O voto distrital tem dois grandes méritos. Ele aproxima o candidato do eleitor e, com isso, contribui para diminuir o custo das campanhas eleitorais. Assim, ele possibilita uma melhor representação do cidadão no Legislativo e ainda facilita a renovação dos quadros políticos, possibilitando a entrada de novas lideranças no jogo legislativo.

Fora do páreo

- Coluna do Lauro Jardim/O Globo

Huck anuncia amanhã que está fora do páreo. Luciano Huck não será candidato à Presidência, e amanhã anuncia oficialmente que está fora do páreo de 2018 numa entrevista em São Paulo. Continuará, no entanto, participando do Agora! e do RenovaBR, dois movimentos suprapartidários nos quais se engajou nos últimos meses. Huck, que não se filiará a partido algum, tomou a decisão na quinta-feira, justamente o dia em que “O Estado de S. Paulo” publicou em sua manchete uma pesquisa mostrando que a aprovação do apresentador crescera nos dois últimos meses. É um caso atípico na política: o de alguém que desistiu de ser candidato depois de uma notícia positiva.


De olho no Nordeste

Uma equipe que trabalha para Geraldo Alckmin está montando um programa de desenvolvimento para o Nordeste — o mais sólido reduto lulista no país. A ideia é propor em sua campanha presidencial um plano que trate a região (que tem mais eleitores que São Paulo) como uma solução para problemas brasileiros e não de um problema.

Aliados querem Serra na disputa pelo Planalto

Coluna do Estadão/ O Estado de S. Paulo.

As dificuldades eleitorais do governador Geraldo Alckmin, que aparece na última pesquisa Ibope de outubro com 5% das intenções de voto, têm estimulado outros tucanos a sonhar com uma candidatura ao Planalto. O senador José Serra (SP) passou a ser aconselhado por seu grupo a disputar as prévias que vão definir o nome do PSDB ao Planalto e não tem desautorizado seus interlocutores. Os serristas avaliam que ele conseguiria bater Alckmin na disputa interna. Fora do radar de 2018, o nome de Serra não foi testado nas pesquisas eleitorais.

» Pronto... Na última quarta, Serra fez graça numa palestra para políticos italianos ao afirmar que eles já perderam duas oportunidades de ter um presidente do Brasil com descendência italiana, referindo-se a 2002 e 2010 quando perdeu para Lula e Dilma.

» ...falei! E, em seguida, Serra lançou: “Quem sabe no futuro vocês não elejam um”. O comentário animou ainda mais os entusiastas do seu nome.

» Plano B. Se o plano presidencial não decolar, Serra pode ser candidato ao governo de São Paulo. Ele também tem recebido apoio de prefeitos para a disputa estadual.

» Empolgou. O PMDB de São Paulo está animado com pesquisas internas que mostram bom desempenho eleitoral de Paulo Skaf na disputa pelo governo em cidades do interior.

Acordo entre TCU e MPF não avança; empreiteiras que fizeram leniência devem ficar inidôneas

Painel / Folha de S. Paulo

Fim da linha O acordo que garantiria às empreiteiras que fizeram leniência com a Lava Jato o direito de contratar com o serviço público dá sinais de que vai naufragar. As empresas tentam negociar diretamente com o TCU para convencer os ministros a amenizarem ainda mais as multas e a forma de pagamento de danos constatados em obras que tiveram superfaturamento, mas a corte indica que não vai ceder. Quando acabar o prazo negociado com o MPF, distribuirá declarações de inidoneidade.

Histórico Em março deste ano, o TCU acertou com a força-tarefa da Lava Jato em Curitiba que as empreiteiras que celebraram acordo de leniência deveriam apresentar documentos que auxiliassem a corte a calcular irregularidades em obras superfaturadas e repor o valor desviado para evitar a inidoneidade.

Fala sério Nada disso foi feito até hoje. As firmas alegam não ter capacidade de arcar com mais multas, além das que já negociaram com o MPF. E dizem que não havia superfaturamento porque o pagamento de propina saía do lucro delas

Tem limite Odebrecht e Andrade Gutierrez enviaram propostas ao TCU pedindo condições mais amenas. A corte, que já havia acenado com a ampliação do parcelamento das multas e concordado em cobrar primeiro de quem não tivesse feito leniência, achou que já havia cedido o suficiente.

Pilatos O MPF dá sinais de que não tem o que fazer para salvar a negociação. O principal ativo da leniência é a manutenção do direito de contratar com o serviço público. A declaração de inidoneidade, se dada pelo TCU, cassaria o benefício. Sem solução, o impasse deve parar no STF.

Chile: uma esquerda reformista

Pablo Neruda: Poema XX*

Posso escrever os versos mais tristes esta noite
Escrever por exemplo:
A noite está fria e tiritam, azuis, os astros à distância
Gira o vento da noite pelo céu e canta
Posso escrever os versos mais tristes esta noite
Eu a quis e por vezes ela também me quis
Em noites como esta, apertei-a em meus braços
Beijei-a tantas vezes sob o céu infinito
Ela me quis e as vezes eu também a queria
Como não ter amado seus grandes olhos fixos?

Posso escrever os versos mais lindos esta noite
Pensar que não a tenho
Sentir que já a perdi
Ouvir a noite imensa mais profunda sem ela
E cai o verso na alma como orvalho no trigo
Que importa se não pode o meu amor guardá-la ?
A noite está estrelada e ela não está comigo
Isso é tudo
A distância alguém canta. A distância
Minha alma se exaspera por havê-la perdido
Para tê-la mais perto meu olhar a procura
Meu coração procura-a, ela não está comigo
A mesma noite faz brancas as mesmas árvores
Já não somos os mesmos que antes havíamos sido
Já não a quero, é certo
Porém quanto a queria!
A minha voz no vento ia tocar-lhe o ouvido
De outro. será de outro
Como antes de meus beijos

Sua voz, seu corpo claro, seus olhos infinitos
Já não a quero, é certo,
Porém talvez a queira
Ah ! é tão curto o amor, tão demorado o olvido
Porque em noites como esta
Eu a apertei em meus braços,
Minha alma se exaspera por havê-la perdido
Mesmo que seja a última esta dor que me causa
E estes versos os últimos que eu lhe tenha escrito.

----------------------
*In Pablo Neruda, 'Vinte poemas de amor e uma canção desesperada’

QuiIlapayún: "Allende

Graziela Melo: Eu...

Quando meu coração parou de bater, senti que já era defunta. Ainda tinha um corpo na jogada, mas logo, logo as bactérias, vermes e tapurus tomariam conta do pedaço.

Aí, sim, não tinha antibiótico que resolvesse. Nem sequer tinha um espelho por perto para que eu pudesse me ver depois de morta. Como ficara o meu visual? Fiquei agoniada, insegura. Dei uma olhada no entorno. Ninguém por perto. Só eu mesma e eu sozinha. Quando alguém me descobrisse ali naquele recanto frio, certamente me providenciariam o enterro.

Ser enterrada era o que eu menos queria. Apodrecer sobre a terra era bem menos angustiante. Poderia ver ao meu redor. Dá uma espiada de vez em quando! Mesmo comida e beliscada pelos vermes, essas verdadeiras feras roedoras de cadáveres!!!

Cacá Diegues: Uma manhã na praia

- O Globo

Ansioso por completar algumas orações de sua teoria sobre cultura miscigenada, o Fumante só conseguia dizer com dificuldade: ‘O Brasil é um país mestiço’

Gosto de fazer concentrado meus exercícios no calçadão da praia, sem me perder com o que se passa à minha volta. Quando o mundo real me desperta a atenção, é porque o que acontece é mesmo importante, me ensinará alguma coisa que vale a pena aprender.

Outro dia, dei uma parada num quiosque relativamente modesto, na altura do Jardim de Alah, ali onde corre para o mar aquele despejo de esgoto e sujeira que prefiro nem olhar. Minha intenção era apenas a de tomar uma água de coco gelada, como me aconselha sempre o doutor Fernando Portela. Mas não pude deixar de reparar nos três rapazes sentados numa das poucas mesas do quiosque, falando todos ao mesmo tempo. Cada um deles, em boa forma, devia ter um pouco mais ou menos de 65 anos de idade.

O único que não tinha um só fio de cabelo na cabeça narrava, mais alto que o necessário, uma aventura sentimental que não posso garantir ser atual ou um capítulo de suas memórias de juventude. “Mulher gosta é de desprezo”, dizia ele às gargalhadas. Um outro, com cara de professor de ensino médio, acompanhava a narração do Careca solidário à sua performance sexual, enquanto tentava repetir a manchete do jornal com as prisões dos corruptos do dia. O terceiro, em contraste com os trajes esportivos e os músculos que ostentava, fumava sem parar, procurando escapar dos gestos expansivos do Professor. Ansioso por completar algumas orações de sua teoria sobre cultura miscigenada, o Fumante só conseguia dizer com dificuldade: “O Brasil é um país mestiço”. Todos falavam ao mesmo tempo. A mesa do quiosque já estava parecendo salão de festa ginasial, quando uma moça se aproximou sorrindo, com o olho nos três amigos. Ela era morena, baixinha, mais magra que gorda, e usava saia curta, sapatos sociais sem salto, além de um casaquinho pesado pouco conveniente para uma manhã de sol como aquela, à beira-mar. Descansei o canudinho enfiado no coco, fingi estar atento à canção de Fernando e Sorocaba, cujo volume o dono do quiosque aumentara no rádio, e esperei falsamente distraído.