domingo, 26 de novembro de 2017

Aliados querem Serra na disputa pelo Planalto

Coluna do Estadão/ O Estado de S. Paulo.

As dificuldades eleitorais do governador Geraldo Alckmin, que aparece na última pesquisa Ibope de outubro com 5% das intenções de voto, têm estimulado outros tucanos a sonhar com uma candidatura ao Planalto. O senador José Serra (SP) passou a ser aconselhado por seu grupo a disputar as prévias que vão definir o nome do PSDB ao Planalto e não tem desautorizado seus interlocutores. Os serristas avaliam que ele conseguiria bater Alckmin na disputa interna. Fora do radar de 2018, o nome de Serra não foi testado nas pesquisas eleitorais.

» Pronto... Na última quarta, Serra fez graça numa palestra para políticos italianos ao afirmar que eles já perderam duas oportunidades de ter um presidente do Brasil com descendência italiana, referindo-se a 2002 e 2010 quando perdeu para Lula e Dilma.

» ...falei! E, em seguida, Serra lançou: “Quem sabe no futuro vocês não elejam um”. O comentário animou ainda mais os entusiastas do seu nome.

» Plano B. Se o plano presidencial não decolar, Serra pode ser candidato ao governo de São Paulo. Ele também tem recebido apoio de prefeitos para a disputa estadual.

» Empolgou. O PMDB de São Paulo está animado com pesquisas internas que mostram bom desempenho eleitoral de Paulo Skaf na disputa pelo governo em cidades do interior.

» Separa... Mendonça Filho (Educação) e Moreira Franco (Secretaria-Geral da Presidência) bateram boca quando foi noticiado que os ministros candidatos em 2018 seriam substituídos até dezembro.

» ...que é briga. Mendonça cobrou de Moreira explicações e teve de ser contido. Só acalmou quando o presidente Temer garantiu sua permanência no cargo até abril, prazo final do calendário eleitoral para desincompatibilização.

» Tenho dito. Após solenidade no Planalto quinta, Mendonça disse: “Todos sabem que sou candidato, mas por enquanto meu foco pleno e total é no MEC”. Moreira não comentou.

» Subiu. Foi parar no Superior Tribunal de Justiça (STJ) processo aberto pelo prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando (PSDB), contra o ex-vereador Marcos Lula (PT), filho do ex-presidente Lula. A decisão é do Tribunal de Justiça de São Paulo.

» O caso. O tucano ingressou com queixa-crime contra Marcos Lula, que em 2015 o acusou pelo Facebook de defender a repressão policial contra estudantes que ocupavam escolas. O processo é contra a honra. A defesa de Lula tem negado o crime.

» Aval. O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, sonha com a aprovação de projeto que permite a oferta dos royalties a receber pelos Estados produtores de petróleo como garantia para empréstimos internacionais. O texto já foi aprovado na CCJ na Câmara dos Deputados.

» Fazendo caixa. Se virar lei, Pezão pretende tomar US$ 1 bilhão emprestado em um banco estrangeiro para reduzir o déficit nas contas do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: