terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Cresce pressão sobre Serra no último dia para inscrição nas prévias tucanas

Carmen Munari e Raphael Di Cunto

SÃO PAULO - Termina hoje o prazo para a inscrição às prévias que vão determinar o candidato do PSDB na disputa pela Prefeitura de São Paulo. Apenas os tucanos que se inscreverem poderão disputar a escolha da militância agendada para 4 de março.

Quatro nomes estão devidamente inscritos e o suspense cabe ao ex-governador José Serra, que dizia até janeiro, por meio de interlocutores, que estará fora da corrida. Neste grupo está incluído Alberto Goldman, ex-vice-governador de SP pelo PSDB.

Essa postura não impede que correligionários defendam sua candidatura e venham conversando com ele para que mude de ideia. Serra tem ouvido o chamamento. Este é um dos principais ingredientes que leva em consideração, como em outras campanhas, segundo tucanos.

"Conversei com ele há cerca de dez dias. Só eu ele. Disse que ele deveria sair candidato. Ele ouviu com paciência e respeito", disse ao Valor o deputado Duarte Nogueira, ex-líder da bancada na Câmara. "Não emitiu opinião", completou, ou seja, não negou a proposta.

O ex-presidente do diretório paulistano do PSDB e ex-secretário de Serra, José Henrique Reis Lobo, levantou bandeira contra a realização das prévias. Publicou artigo na semana passada, tuitou 28 mensagens nesta segunda e avisa que não se importa se o identificam com Serra. "É dele a decisão, mas acho que ele deveria reconsiderar", disse Lobo.

Lobo diz não se importar se pensam que ele está a serviço de Serra, mas defende a candidatura do ex-governador como o nome capaz de dar "perspectiva de sucesso nas eleições" para o PSDB. "Serra é o nome mais competitivo, que traz perspectiva de vitória para o PSDB. É decisão dele, mas acho que ele deveria reconsiderar. Lideranças mais experientes acham isso. Ele sabe", afirmou ao Valor.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), inclui-se o grupo que quer convencer Serra.

Duarte Nogueira, ligado a Alckmin, afirma que se Serra se candidatar em São Paulo, vai sensibilizar os quatro pré-candidatos, "levando-os a declinar". Outro argumento pró-Serra é sua capacidade de atrair a adesão do prefeito Gilberto Kassab, presidente do PSD, prestes a realizar aliança com o PT do pré-candidato Fernando Haddad.

Apesar de muito próximo de Alckmin, o deputado estadual Pedro Tobias, presidente do diretório paulista da legenda, saiu em defesa das prévias. "É o fim do mundo vir a público e ser contra as prévias. Não tem volta. Desmoraliza", disse Tobias.

Sobre a postura de Lobo, Tobias se pergunta porque o ex-dirigente não levou sua posição ao comando da sigla quando o tema foi discutido em 2011. "Onde ele estava na época?"

Concorrem às prévias o deputado federal Ricardo Tripoli e os secretários Bruno Covas (Meio Ambiente), José Aníbal (Energia) e Andrea Matarazzo (Cultura).

FONTE: VALOR ECONÔMICO

Nenhum comentário: