sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Panorama Político - Ilimar Franco

No Senado, são 464
São 464 funcionários do Senado que recebem acima do teto. Quando o TCU mandou cortar os vencimentos de 1,1 mil servidores, os deputados se irritaram por o Senado ter ficado de fora. As teorias da conspiração proliferaram. Relator do processo, o ministro Raimundo Carreiro explicou que não recebeu todos os dados e deu prazo de 15 dias para o Senado enviar as informações.

A ordem é derrubar
Convencido de que não tem condições de ganhar tudo no voto e que terá de ceder, a orientação do governo é trabalhar para derrubar a sessão de terça-feira do Congresso, quando serão apreciados os vetos da presidente Dilma. O líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT- SP), está ligando para todos os líderes aliados fazendo a recomendação. Ontem foi a vez do líder do PP, Arthur Lira (AL). Chinaglia afirmou: "Se não houver acordo na votação, nós derrubamos a sessão." Lira ouviu e perguntou: "Nós, quem?". "Nós, a base aliada", respondeu. "Não conte comigo para derrubar a sessão. Quero derrubar os vetos", encerrou o progressista.

"Não sou candidato . Estou pensando em desembarcar . É muita turbulência. É "fora, fulano "; é "fora, sicrano ". Eu é que estou fora "
Garibaldi Alves
Ministro da Previdência , ex-governador e senador
(PMDB-RN)

Com a bola toda
A residência do presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB), tem sido palco de muitas reuniões com os líderes Eduardo Cunha (PMDB) e José Guimarães (PT). Fecham a agenda e depois vão negociar com PSDB e DEM, da oposição.

Mesmo compasso
Os tucanos não são os únicos fechados com a candidatura do senador Aécio Neves (MG) à Presidência da República. O DEM, tradicional aliado do PSDB, também já se definiu. O partido, presidido pelo senador José Agripino Maia (RN), avisou que não há hipótese de apoiar o ex-governador José Serra (SP), se ele for o candidato.

Cenário montado
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), mandou imprimir ontem as cédulas de votação dos vetos. Em uma delas, consta o projeto que permite transferir a concessão de táxi por herança. Não houve ainda entendimento prático.

O drama das eleições de 2014
Muitos políticos estão repensando suas candidaturas à reeleição no ano que vem. Preveem que será uma das mais difíceis e imprevisíveis. E que um candidato pode ser surpreendido num comício, pois, ao invés de reunir um grupo que o apoia, poderá encontrar um grupo para protestar contra a sua reeleição.

Superexposição
O PSB avisou que não concorda com a redução da campanha eleitoral de TV de 60 para 30 dias, como quer o Senado. Busca garantir o máximo de exposição e de tempo de convencimento ao seu candidato a presidente, Eduardo Campos (PE).

Agência de viagens
Os ministros reunidos no Planalto, anteontem, defenderam que a presidente fique mais próxima de sua base. Sugeriram que ela programe um avião reserva e carregue os deputados aliados no seu roteiro pelo país.

Na contramão
do Senado, os deputados não estão com pressa alguma de colocar em votação a PEC dos Mensaleiros.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: