quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Dilma é vaiada ao defender governadora

Presidente pediu respeito do público a Rosalba Ciarlini (DEM) e também foi alvo de apupos

Lisandra Paraguassu

CEARÁ-MIRIM - A baixíssima popularidade da governadora do Rio Grande do Morte, Rosalba Ciarlini (DEM), respingou ontem na presidente Dilma Rousseff. Dilma foi alvo de vaias ao defender a governadora contra os apupos das cerca de 5 mil. pessoas que acompanhavam a solenidade de formatura de 4,5 mil alunos no Programa Nacional de Ensino Técnico (Pronatec), em Ceará-Mirim, na região metropolitana de Natal.

"A gente pode discordar delas, mas temos que deixá-las dizer o que pensam. Vamos respeitar a governadora que está aqui", disse a presidente ao começar seu discurso. Apesar da simpatia com Dilma, a plateia não perdoou a defesa que ela fez de Rosalba. "Isso é feio", reagiu a presidente após ser vaiada.

A governadora discursou antes de Dilma, mas praticamente não foi ouvida. Nos menos de 10 minutos que tentou falar foi vaiada constantemente e, por quatro vezes, teve que parar porque os gritos não lhe permitiam continuar.

A situação irritou a presidente profundamente, que ficou com o semblante fechado e reclamou várias vezes com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e com a ministra da Comunicação, Helena Chagas. Dilma chegou a mudar seu discurso para iniciar com um "pito" nos presentes.

"Nós somos uma das maiores democracias do mundo, nós aceitamos a diversidade, nós aceitamos a diferença de crença e de religião, de etnia. Nós também respeitamos as pessoas", começou a presidente, ainda recebendo aplausos, até o momento em que saiu em defesa da governadora.

Rosalba, que tem entre 83% e 96% de desaprovação, a depender da pesquisa, foi recebida pelo público presente não apenas com vaias, mas gritos de "fora" e sinais de negativo desde o momento em que entrou, com Dilma, no ginásio onde aconteceu a cerimônia de formatura. Cada vez que seu nome era citado, mais vaias. A governadora já desistiu de tentar a reeleição.

Cabral. No mês passado, a presidente também saiu em defesa do governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), alvo de vaias durante evento na cidade de São Gonçalo. A cerimônia oficial foi organizada para que Dilma anunciasse investimentos de R$ 2,57 bilhões na construção de um monotrilho.

Fonte: O Estado de S. Paulo

Nenhum comentário: