quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Painel - Vera Magalhães

Portas abertas
A despeito do discurso oficial de que não há plano B, aliados de Marina Silva foram sondados ontem por dirigentes do PPS interessados em receber a ex-senadora na legenda caso o TSE rejeite o pedido de registro da Rede. Uma das condições discutidas entre as partes é que, caso a presidenciável se filie, deve se adaptar à postura do partido, de oposição ao governo Dilma Rousseff. Os marineiros agradeceram e disseram que aguardariam até o fim do dia de hoje para decidir o destino do grupo.

Um mais um A favor da entrada de Marina no PPS conta o fato de a sigla já ter nove deputados, o que daria à ex-senadora alguns segundos a mais na propaganda de TV, uma vez que não haverá tempo hábil para que muitos parlamentares a acompanhem.

Requisitos Ministros do TSE não acreditam na chance de Marina obter liminar no STF, caso a Rede naufrague. "Qual direito líquido e certo foi afetado? Qual a urgência, a não ser cumprir prazo eleitoral?", questiona um deles.

De fora Se os advogados da Rede decidirem mesmo recorrer ao Supremo, Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Marco Aurélio e Gilmar Mendes, que atuará hoje no TSE, ficarão impedidos de relatar a ação.

Linha direta José Serra e Aécio Neves voltaram a conversar por telefone na noite de terça-feira. Discutiram a repercussão do anúncio da permanência de Serra no PSDB.

Faca... Joaquim Barbosa encaminhou ofício a Ricardo Lewandowski na terça-feira em que questiona a permanência, no gabinete do colega, de servidora cedida pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal, há 13 anos no STF.

... no pescoço No ofício, o presidente da corte diz que a servidora é casada com jornalista "que exerce suas funções nas dependências do tribunal", "utilizando-se da intranet, internet e telefones", e que, por isso, "reputa antiética" sua permanência.

Verão passado Antes de enviar o ofício, Barbosa já pedira, por telefone, que Lewandowski demitisse a funcionária e que o recado fosse transmitido aos envolvidos, o que ocorreu. O repórter citado é o mesmo que o presidente da corte mandou "chafurdar" no lixo no começo do ano.

Via rápida O governo estuda editar nova medida provisória, de teor igual ao projeto aprovado em comissão da Câmara, permitindo que o Ministério da Saúde conceda registro para estrangeiros atuarem no Mais Médicos.

Prós e contras A favor da edição da MP conta o fato de que, com a tramitação normal, a proposta levará ao menos três semanas para ser sancionada por Dilma. Contra a ideia pesa o risco de o Congresso achar que foi atropelado pelo Executivo.

Arquibancada Petistas lotaram a sala da liderança do governo na Câmara para assistir à filiação de Marcelinho Carioca à sigla. Arlindo Chinaglia (SP) precisou selecionar quem apareceria na "foto oficial" ao lado do jogador.

Sobrando O governo paulista assinou tantos empréstimos para 2014 que precisou retirar R$ 1 bilhão de financiamentos do Orçamento do ano que vem. Se o dinheiro entrasse, poderia comprometer o superávit primário.

Ajuste A Prefeitura de São Paulo vai pedir prazo ao Tribunal de Contas do Município para mudar o cálculo de seus gastos com educação. Para o tribunal, o pagamento de inativos deve ser excluído da conta de despesas do setor.

Memória O vereador Nabil Bonduki (PT) será o relator do projeto de revisão do Plano Diretor na Câmara de São Paulo --papel que também desempenhou em 2002.

Tiroteio

"A bancada do PMDB na Câmara não aceita que Kátia Abreu se filie ao partido. Ela usa a sigla como aluguel e deixa seu filho no PSD."

DO LÍDER DO PMDB NA CÂMARA, EDUARDO CUNHA (RJ), sobre a retomada das negociações do partido com a senadora para que ela se filie à legenda.

Contraponto

Vocabulário

Em audiência na Câmara Municipal de São Paulo ontem, o vereador Andrea Matarazzo (PSDB), que presidia a sessão, se atrapalhou ao citar o cargo da secretária de Licenciamento do município, Paula Motta Lara, que participava do debate.

--Qual é o nome oficial da secretaria mesmo? Eles sempre mudam tanto... --disse Matarazzo.

--É só Secretaria Municipal de Licenciamento --retrucou a chefe da pasta.

--Não tucanaram o nome dessa secretaria, então! --brincou o vereador, que é tucano.

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário: