quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Em Manaus, um festival de acusações


Demóstenes, Orlando Silva e mensaleiros viram tema de debate eleitoral

Fernanda Krakovics

MANAUS - Um desfile de denúncias de corrupção entre os candidatos à prefeitura de Manaus foi destaque no debate da TV Record, segunda-feira à noite. Os candidatos recorreram ao escândalo do mensalão, lembraram a queda de Orlando Silva (PCdoB) do Ministério do Esporte e citaram várias vezes o ex-senador Demóstenes Torres (ex-DEM-GO), cassado por envolvimento com o bicheiro Carlinhos Cachoeira.

Sobraram ataques também para o presidente do PR, senador Alfredo Nascimento (AM), cuja administração da capital amazonense foi duramente criticada. Mas sua demissão do Ministério dos Transportes, após denúncia de existência de um esquema de cobrança de propina, não foi explorada.

A troca de acusações começou pelos dois candidatos que lideram a campanha. Após ser provocado por Vanessa Grazziotin (PCdoB), que lembrou da ação judicial do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), contra os incentivos da Zona Franca de Manaus, o tucano Arthur Virgílio (PSDB) abordou o escândalo do mensalão e lembrou da saída de Orlando Silva, correligionário da candidata, do governo Dilma Rousseff.

- Não recebi nenhum tostão do governo de Geraldo Alckmin, com quem sou rompido, sim. Como sou rompido com José Dirceu, com os mensaleiros, com Orlando Silva, do Ministério do Esporte, corrupto. Ficou provado isso - disparou Arthur Virgílio.

Vanessa defendeu Orlando, dizendo que ele levou, como ministro do Esporte, a Copa do Mundo para Manaus, e ressaltou que o colega foi absolvido, pela Comissão de Ética Pública da Presidência da República, das denúncias de irregularidades. A candidata aproveitou ainda para pôr Demóstenes na roda, já que o senador cassado era aliado do tucano no Senado.

- Ele (Virgílio) preferiu ir para outro caminho (das denúncias), porque não prorrogou a Zona Franca. Preferiu atacar o ministro Orlando. Aliás, quem mais atacava o ministro Orlando era o Demóstenes - rebateu Vanessa.

Ex-ministro dos Transportes é citado

Já quando o deputado Pauderney Avelino (DEM), que também disputa a prefeitura, ironizou o candidato do PR, deputado Henrique Oliveira, por estar supostamente escondendo o presidente nacional de seu partido, Alfredo Nascimento, também levou como troco a lembrança da antiga companhia de Demóstenes.

- O Pauderney está esquecendo que Demóstenes era do partido dele. Espero que, se ele ganhar a prefeitura, não vá se aconselhar com ele - atacou Henrique Oliveira.

Pauderney afirmou que seu partido não é conivente com corrupção, tanto que expulsou Demóstenes e o ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda:

- O Demóstenes foi expulso, o Arruda foi expulso. Não tergiversamos com isso.

Sobre a participação de Nascimento em sua campanha, o candidato do PR disse que ele, por ser presidente nacional do partido, teria agenda no país inteiro, não podendo se dedicar à disputa em Manaus.

- Não preciso de muleta nem maleta para entrar na disputa pela prefeitura. Tem gente que precisa de bengala - afirmou Oliveira, em referência velada aos apoios da presidente Dilma Rousseff, do ex-presidente Lula e do governador Omar Aziz (PSD) à candidatura de Vanessa Grazziotin.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: