quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Para Campos, fim do voto secreto ocorre em momento de ' grave crise de expectativa'

Presidente do PSB defende que proposta, votada na Câmara dos Deputados, seja aprovada também no Senado Federal

Gustavo Uribe

SÃO PAULO - O presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, elogiou nesta quarta-feira a aprovação pela Câmara dos Deputados do fim do voto secreto e avaliou que a iniciativa ocorre no momento em que é necessário “enfrentar uma grave crise de expectativa” sobre o futuro do país. Na avaliação do governador de Pernambuco, não há outro caminho para se “corrigir distorções promovidas pelo anonimato”. Ele defendeu que a proposta seja aprovada também no Senado Federal.

— O fim do voto secreto no Parlamento Brasileiro é uma vitória da democracia. No momento em que precisamos recuperar o diálogo e enfrentar uma grave crise de expectativa sobre nosso futuro, a transparência deve ser compreendida como um valor inegociável. Não há outro caminho para corrigir distorções promovidas pelo anonimato. Esperamos que isso chegue definitivamente ao fim com a aprovação no Senado — afirmou.

A aprovação da medida de fim do voto secreto foi um dos temas tratados em jantar, na última semana, entre Eduardo Campos e Aécio Neves, prováveis candidatos á sucessão presidencial em 2014. Com o aval do dirigente do PSB, o líder da sigla na Câmara dos Deputados, Beto Albuquerque (PSB-RS), entregou na última segunda-feira representação à Presidência da Câmara dos Deputados para instauração de processo de perda de mandato por quebra de decoro parlamentar contra Natan Donadon, preso por peculato e formação de quadrilha.

O Senado Federal pretende fatiar a proposta do voto secreto para agilizar a aprovação apenas do dispositivo que determina a abertura dos votos dos parlamentares em processos de cassação. A manobra regimental foi elaborada nesta quarta-feira em reunião entre o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL), e o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Vital do Rêgo (PMDB-PB).

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: