quinta-feira, 7 de novembro de 2013

No Rio, Cesar é opção do DEM, e PSDB tenta lançar Bernardinho

Mulher do treinador diz que suposta candidatura e invenção de Aécio

De olho nas eleições de 2014, PSDB e DEM se articulam para lançar nomes fortes ao governo do Rio, terceiro maior colégio eleitoral do país, mas com objetivos diferentes. Enquanto os tucanos buscam preencher o vácuo no estado, onde historicamente o partido é fraco, priorizando o projeto nacional — chegaram a citar o técnico de vôlei Bernardinho para governador —, o Democratas foca na formação de bancada e confirma a pré-candidatura do vereador Cesar Maia.

Ontem, a jogadora de vôlei Fernanda Venturini, mulher de Bernardinho, desmentiu a versão que circulou entre tucanos de que e negou que o marido seja pré-candidato a governador pelo PSDB. Em entrevista ao canal católico Rede Vida, anteontem, Aécio disse que o partido tem aliados importantes no Rio, mas considerou que Bernardinho poderia ocupar o espaço que há hoje no estado.

— Não vai ser (candidato). Não temos nada para dizer, quem dis~ se foi o Aécio Neves, então fala com ele. Vida que segue — explicou Fernanda ao GLOBO.

Ao site Terra, a levantadora disse que a possibilidade foi "invenção do tucano"

— Isso é uma invenção do Aécio, que vai fazer pressão até o dia da eleição. Ser governador nunca passou pela cabeça dele.

Após as declarações de Fernanda, e o silêncio de Bemardi-nho, o senador mudou o tom, mas não descartou a ideia:

— O Bernardinho tem os contratos dele agora que tem de cumprir. É uma honra tê-lo no partido como filiado, é um grande amigo, mas só vamos tratar de candidaturas em março do ano que vem.

Já no tabuleiro do DEM, houve definições. Cesar Maia confirmou sua pré-candidatura ao Palácio Guanabara, mas disse que o objetivo é conseguir 10% dos votos em 2014 e que a meta do partido é formar bancadas para deputados federal e estadual .

— Serei candidato. É líquido e certo. Nossa meta é ficar no patamar dos 10% para fazer bancada. Isso foi decidido numa reunião do partido em janeiro deste ano, em Salvador.

Cesar disse ainda que Ronaldo Caiado, líder do DEM na Câmara, será o candidato a presidente.

— O Caiado é o nosso líder. Será nosso candidato (à Presidência). Mas o objetivo do DEM não é a eleição presidencial.

Em viagem à China, Caiado foi procurado pelo GLOBO, mas não retomou as ligações.

Presidente do PSDB no Rio, o deputado Luiz Paulo disse que um palanque tucano no Rio é importante para Aécio:

— O senador Aécio levantou a hipótese do Bernardinho, nunca disse que ele seria o candidato.

(Colaborou Maria Lima)

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: