terça-feira, 28 de junho de 2022

Hélio Schwartsman: As linhas tortas de Deus

Folha de S. Paulo

Covid e guerra na Ucrânia põem candidatura de Bolsonaro em risco

A eleição presidencial de 2018 foi totalmente atípica. Triunfou um postulante que não tinha tempo de TV, recursos financeiros à farta nem mesmo um partido sólido atrás de sua candidatura. Pior, Jair Bolsonaro representa um extremo ideológico. Democracias contemporâneas criaram o sistema de eleição em dois turnos justamente para evitar que esse tipo de candidato vença.

Os novos números do Datafolha sugerem que o pleito de 2022 será uma disputa mais típica, a segunda mais convencional possível. O cenário mais comum é o presidente que se apresenta para a reeleição ganhar. É o que ocorre em 80% dos casos. Nas situações em que ele perde, quase sempre há uma crise econômica provocando o que se convencionou chamar de "feel bad factor", um mal-estar generalizado que contamina a política. É o cenário que se desenha agora.

O interessante é que, se perguntarmos ao eleitor as razões de seu voto, ele não necessariamente apontará para a economia. Mas cientistas políticos, munidos de mapas eleitorais e ferramentas estatísticas, são capazes de mostrar que é, sim, a economia que dá as cartas.

Uma das mais elegantes demonstrações disso é a fornecida por Christopher Achen e Larry Bartels, que já comentei aqui. Analisando os dados das eleições americanas de 1916, eles mostram que uma série de ataques de tubarões na costa de Nova Jersey quase custou a recondução ao presidente Woodrow Wilson. O apetite dos bichos estragou a temporada de férias de verão, arrasando a economia de balneários turísticos, onde o candidato perdeu até dez pontos percentuais em relação ao pleito de 1912. No final, Wilson perdeu em Nova Jersey e outros estados costeiros, mas compensou com vitórias em estados longe do mar.

Agora, em 2022, não são tubarões, mas um vírus seguido de uma guerra que colocam a candidatura reeleitoral de Bolsonaro em risco. Como dizem os crentes, Deus escreve certo por linhas tortas.

Nenhum comentário: