terça-feira, 28 de junho de 2022

Maia acena com apoio a Freixo e diz que 'manter Santa Cruz ajuda Castro'

Maia afirma que a candidatura de Santa Cruz tira votos de Freixo, principal adversário de Cláudio Castro ao governo do Rio e admite possibilidade de coligação

Por Gabriel Sabóia / O Globo

Ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (PSDB) afirmou que a candidatura de Felipe Santa Cruz ao governo do Rio "está a favor do governador Cláudio Castro", apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). Durante participação no Fórum Brazil UK, na Universidade de Oxford, na Inglaterra, Maia externou publicamente, pela primeira vez, a vontade de apoiar Marcelo Freixo (PSB) ao cargo. Pai dele e ex-prefeito do Rio, Cesar Maia (PSDB) tem propostas de Freixo e Santa Cruz para ser vice em suas respectivas chapas. Lideranças do PT e do PSDB tentam atrair Eduardo Paes e Santa Cruz para a aliança que tem Freixo como nome ao governo. Paes, no entanto, se mantém irredutível e pretende manter a empreitada do ex-presidente da OAB.

— No Rio, temos um ciclo iniciado em 1998. Cesar Maia e Eduardo Paes tentaram romper este ciclo, mas não conseguiram (perderam eleições). Freixo é um bom cara de diálogo, que tenta ampliar a base dele. Eu não posso olhar o meu estado, onde as milícias estão tomando conta de todas as instituições. Como mudar este ciclo no Rio? A candidatura do Felipe, se for viável, ótimo. Mas, hoje ele só tira votos do Marcelo (Freixo) e não tira do Cláudio (Castro). Então, é uma candidatura a serviço do governador, queira ele ou não — disse Maia, que completou:

— Como Felipe foi presidente da OAB, oposição ao Bolsonaro, tudo o que ele tiver de votos será antibolsonarista. E o Cláudio vai caminhar para o bolsonarismo. Ou construímos, no Rio, um caminho para ajudar quem tem melhores condições, que até pode ser o Felipe à frente, mas não será no centro ou na direita que teremos este espaço (para vencer o bolsonarismo). Hoje esta vaga é do Freixo. Por isso, acho essas alianças possíveis — disse Maia.

A aproximação com a família Maia é bem vista pela equipe de Freixo, que busca ampliar o alcance da candidatura e vê em Cesar um administrador tarimbado, capaz de quebrar a resistência de parte do eleitorado à inexperiência do pessebista no Executivo.

Caso se concretize, a aliança replicaria o conceito da dobradinha feita na campanha ao Palácio do Planalto pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice em sua chapa, o ex-governador paulista Geraldo Alckmin (PSB), e permitiria que o mote publicitário girasse em torno da “união de forças contra o bolsonarismo”, representado no Rio pela candidatura de Castro.

Por ter sido alvo frequente de Jair Bolsonaro (PL), enquanto ocupou a presidência da Câmara, interessaria a Rodrigo a posição de oposição aos ideais do presidente no estado da família. Questionado sobre a possibilidade de se coligar a Freixo, o vereador Cesar Maia não negou a negociação. Até então, a família Maia não se manifestava sobre o assunto.

Procurado, Santa Cruz disse que pretende comprovar a viabilidade da sua candidatura e afirmou que Freixo colabora para o projeto político de Castro.

— Tenho certeza que vamos provar ao Deputado Rodrigo Maia que a nossa campanha é a única capaz de impedir a reeleição de Claudio Castro. Aliás, todos sabem que o Palácio Guanabara busca polarizar com Freixo para reeditar o segundo turno de 2016 em que Crivella se elegeu para a infelicidade do povo carioca. Quero muito o apoio do Rodrigo Maia e do PSDB. Sigo lutando por ele.

Um comentário:

Anônimo disse...

Tira ladrao e põe ladrao não adianta. Tem é que acabar com eles