segunda-feira, 22 de abril de 2013

Aécio Neves vira protagonista

Pré-candidato à Presidência, tucano entrega Grande Colar ao presidente do STF, Joaquim Barbosa

Senador do PSDB recebeu saudação "mais que especial" do governador

Gustavo Prado e Paulo Nascimento

Depois de anos sem participar da entrega da maior comenda oferecida pelo Estado - a Medalha da Inconfidência -, o senador e pré-candidato à Presidência da República, Aécio Neves (PSDB), assumiu papel de protagonista na solenidade do 21 de Abril, ontem, em Ouro Preto.

O tucano - que mesmo quando estava à frente do governo deixou de participar de algumas edições - foi o escolhido pelo cerimonial do Palácio Tiradentes para entregar o Grande Colar ao principal homenageado do dia, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa.

Mesmo sem ter discursado, a presença de Aécio foi destacada pelo seu sucessor no governo de Minas, Antonio Anastasia (PSDB). No início do discurso, o governador endereçou uma "saudação mais que especial" ao senador. A participação na solenidade faz parte da estratégia do tucano de ter um "diálogo mais próximo da sociedade".

Aécio também foi a única autoridade que falou com a imprensa e aproveitou para alfinetar o PT, elogiando a atuação de Barbosa como relator do mensalão, maior escândalo do governo Lula. "Eu não tenho dúvidas de que o recente julgamento do STF, que hoje é presidido pelo ministro Joaquim Barbosa, é um marco importante para a institucionalidade da própria democracia brasileira".

Evento. Em seu discurso como orador, Joaquim Barbosa ressaltou o prazer de voltar a Minas Gerais, sua terra natal, e lembrou-se da história de luta dos mineiros pela liberdade, destacando o caráter cívico e histórico da homenagem. "Foi nestas terras altaneiras que o alferes Joaquim da Silva Xavier lançou os primeiros alicerces do ideário republicano e, não podemos jamais esquecer, do postulado fundador da liberdade".

Barbosa ainda defendeu o dever do poder público em garantir a liberdade dos indivíduos. "O poder do Estado emana do povo, e a este o Estado deve responder, com a obrigação de prover melhores condições de vida, oportunidades de engajamento político e de exercício da cidadania para todos".

Já o governador Antonio Anastasia fez um discurso exaltando a história dos direitos conquistados durante o processo da Inconfidência Mineira.

Entre as 164 personalidades agraciadas com a Medalha da Inconfidência, estavam a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, o ministro de Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp, e os ministros Sebastião Alves dos Reis e Laurita Hilário Vaz, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Fonte: O Tempo (MG)

Nenhum comentário: