domingo, 4 de abril de 2021

Ruy Castro - Canções cheias de luz

- Folha de S. Paulo

O samba-canção não falava só de relações fracassados; nele o amor também podia dar certo

Outro dia (21/3), escrevendo sobre Antonio Maria, falei de duas injustas acusações ao samba-canção: a de ser o "bolero brasileiro" e não passar de uma "pré-bossa nova". Outra ofensa é chamá-lo de "música de fossa". Sim, muitos sambas-canção falam de amores fracassados, mas isso não será uma condição da música romântica? É só conferir as letras de "Night and Day", de Cole Porter, "Star Dust", de Hoagy Carmichael e Mitchell Parish, e "One For My Baby", de Harold Arlen e Johnny Mercer, tecnicamente músicas "de fossa". E o que dizer dos blues?

Mas o samba-canção tinha também músicas leves e arejadas, autênticas celebrações da vida e do amor. Duvida? "Copacabana", "Somos Dois" e "Uma Loura", com Dick Farney, "Sábado em Copacabana", com Lucio Alves, "O que É Amar", de e com Johnny Alf, "O Amor e a Rosa" e "Meiga Presença", com Elizeth Cardoso, "Dó-ré-mi", com Doris Monteiro.

Nos sambas-canção de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, a ênfase no lado positivo das relações já começava pelo título: "O Que Tinha de Ser", "Eu Sei Que Vou Te Amar", "Se Todos Fossem Iguais a Você". E Dolores Duran, que era tudo, menos "de fossa", cantou a alegria em "Carioca 1954" e "Manias" e fez, com Tom, "Estrada do Sol" ("É de manhã/ Vem o sol e os pingos da chuva que ontem caiu/ Ainda estão a brilhar/ Ainda estão a dançar...").

O sol, aliás, nasceu muito mais no samba-canção do que se pensa: vide "Domingo Azul do Mar" ("Quando eu vi o seu olhar/ Sorrindo para mim/ Neste domingo/ Domingo azul do mar..."), de Newton Mendonça e Tom, com Geni Martins; "Canção da Manhã Feliz" ("Luminosa manhã/ Pra que tanta luz?/ Dá-me um pouco de céu/ Mas não tanta luz..."), de Haroldo Barbosa e Luiz Reis, com Miltinho; e "Manhã de Carnaval" ("Manhã/ Tão bonita manhã..."), de Luiz Bonfá e Antonio Maria, com Agostinho dos Santos.

A grande música dispensa rótulos. Só precisa de um ouvinte.

Nenhum comentário: