terça-feira, 30 de agosto de 2016

Oposição diz que presença no plenário derruba tese de golpe

• Sempre na ponta da língua da petista, palavra passou a ser explorada por adversários

Leticia Fernandes, Vinicius Sassine - O Globo

-BRASÍLIA- Os argumentos técnicos do processo de impeachment ficaram em segundo plano ontem, quando o Senado ouviu a defesa de Dilma Rousseff. A palavra “golpe”, que sempre esteve na ponta da língua da petista e de seus aliados, passou a ser explorada por seus adversários. O grupo pró-impeachment tentou explorar a contradição no discurso da petista, que classifica o julgamento no Senado, comandado pelo presidente do Supremo, Ricardo Lewandowski, como um processo arbitrário.

O senador Aloysio Nunes Ferreira (SP), líder do governo Temer no Senado, questionou como poderia ser um golpe um processo que dá direito de defesa à petista:

— A nossa geração viveu na mocidade o golpe de 1964. Sabemos muito bem o que é isso. Portanto, como é golpe? Golpe com a supervisão do STF?

O senador Cássio Cunha Lima (PB), líder do PSDB no Senado, também lembrou a palavra dita e repetida pelo PT. Ao questionar Dilma, ele disse que a presidente afastada fez um discurso político, seguindo um “script pronto” para responder às perguntas. O tucano refutou a tese do PT e disse que golpe é se eleger “mentindo para o país”:


— Não pode haver golpe numa Mesa composta por chefes dos Poderes da República. Golpe é vencer eleição mentindo ao país, golpe é quebrar a Petrobras, golpe é fazer terrorismo contra os mais pobres como fez em todas as eleições o partido de Vossa Excelência. Diz que respeita o Congresso, desde que seja absolvida.

O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) repetiu a metáfora da árvore da economia citada pela petista no começo do depoimento para falar do que chama de golpe. O tucano disse que a raiz da tal árvore está sendo “carcomida aos poucos por fungos e bactérias”, como as da corrupção.

— Eu não falei da árvore frondosa da economia, mas das conquistas de 1988. Essa árvore pode ser ceifada por um machado, como o golpe de 64, em que se acabou com o governo e o regime democrático. O que caracteriza um golpe parlamentar não é esse machado, mas um ataque às instituições, com fungos e parasitas que podem corroer as instituições — respondeu Dilma.

Nenhum comentário: