quinta-feira, 25 de julho de 2013

O Papa não é besta, a Dilma está sem rumo e o Lula não gruda mais – Alberto Goldman

Você abusou, Dilma. Você também, Lula. Tiraram partido, em benefício próprio, de uma época boa para o país e não fizeram o que deveria ser feito. A farra passou e agora, depois das estripulias, vão pagar caro, aliás todos vamos pagar caro. E nem adianta pedir ao Papa para fazer um acordo com o Brasil a fim de combater a pobreza...na África. Ele, que não é besta, se não nem bispo seria, ouviu sua proposta, Dilma, e se fez de miguel... Entendeu bem o que você queria. Você está sem rumo.

A inflação está rodando em torno de 6,5%, não em 4,5% que é a meta. E não adianta dizer que está “dentro da meta”. Meta é um número, não um intervalo. Somos meio bobalhões, mas não idiotas. E o que mais dói é a inflação dos alimentos, muito mais alta. O custo de vida está muito alto, um dos maiores do mundo, nem estrangeiro com dólar ou euro aguenta.

O emprego que vinha dando um refresco, também já começou a cair. Em especial o emprego industrial, o que para o Estado de São Paulo é um desastre em especial. Nem o emprego menos qualificado, o único que vinha subindo, vai sustentar a procura de trabalho. As médias salariais também estão caindo, o que afeta o comércio e o consumo em geral.

As taxas de juros que o BC botou lá abaixo, durante um tempo, voltam a subir, onerando o consumo e a produção. E os investimentos, que são o motor do desenvolvimento, passam a sofrer ainda mais. Onde vamos encontrar empreendedores dispostos a arriscar o seu dinheirinho?

Aqui ninguém mais quer comprar e muito menos investir. Nem lá fora estamos vendendo. A balança comercial é deficitária e a das transações com o exterior, em geral, foi negativa, nesse primeiro semestre, como nunca. No turismo, então, a coisa é gritante. Enquanto nós gastamos lá fora em 2013 mais de 2 bilhões de dólares, os estrangeiros trouxeram para cá menos de 500 milhões. Com Copa das Confederações, Jornada Mundial da Juventude e tudo. Enquanto isso gastamos bilhões de reais para produzir eventos mundiais que não rendem nada.

Com todo esse quadro dramático vem o Lula dizer que “os conservadores” começam a “colocar as unhas de fora para tirar o PT do poder em 2014.. e que vai “lutar com unhas afiadas” para eleger Dilma. A mesma demagogia de sempre, os mesmo jargões, a mesma mistificação, a mesma valentia, só que agora o povo já sabe que ele não é de nada, a não ser bom de gogó. Não gruda mais.

Alberto Goldman, vice-presidente nacional do PSDB, foi governador de S. Paulo

Nenhum comentário: