terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Mensalão - Jefferson será submetido a perícia médica amanhã

Ex-deputado deve comparecer a unidade do Inca pela manhã; Barbosa quer avaliação para decidir sobre prisão

BRASÍLIA- O ex-deputado e delator do esquema do mensalão Roberto Jefferson (PTB) será submetido à perícia médica amanhã, numa unidade do Instituto Nacional de Câncer (Inca) do Rio de Janeiro. Segundo a carta de intimação, o ex-deputado deve comparecer ao hospital às 8h30m e levar os exames realizados antes e depois da cirurgia de retirada de um tumor no pâncreas.

O presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, determinou que uma perícia médica avalie o estado de saúde do ex-deputado, condenado a sete anos e 14 dias de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, antes de decidir se ele cumprirá a pena na cadeia ou em casa. A junta médica será composta por três médicos oncologistas, a serem indicados pelo diretor do Inca.

CIRURGIA E QUIMIOTERAPIA
Os advogados apresentaram um relatório médico indicando que o réu era portador de diabetes, dislipidemia, hipertensão arterial sistêmica, histórico de obesidade mórbida, deficiência nutricional crônica e anemia. No ano passado, foi detectada neoplasia maligna da cabeça do pâncreas, motivo que levou o paciente à mesa de cirurgia. Depois, Jefferson foi submetido à quimioterapia e ainda estava sob supervisão médica. Por isso, a defesa pediu que ele cumpra a pena em prisão domiciliar.

Na decisão divulgada na sexta-feira, Barbosa afirmou que o pedido de prisão domiciliar foi feito antes da conclusão do processo, em um período no qual não era adequada a análise das circunstâncias. Segundo o ministro, o momento de fazer essa avaliação é agora, com o trânsito em julgado — ou seja, na impossibilidade de os condenados entrarem com outros recursos contra as sentenças do STF.

Na semana passada, O GLOBO noticiou que Barbosa já pediu ao juiz da Vara de Execuções Penais do Rio para achar uma vaga em regime semiaberto para Jefferson no estado. Se a junta médica concluir que Jefferson não precisa ficar em casa, é em uma das unidades de regime semiaberto do Rio que o STF deverá determinar que o delator do mensalão cumpra sua pena.

Além de Jefferson, outros seis réus aguardam a expedição das ordens de prisão: os deputados Valdemar Costa Neto (PR-SP) e Pedro Henry (PP-MT); os ex-deputados Pedro Corrêa (PP-PE) e Bispo Rodrigues (PL-RJ); o ex-dirigente do Banco Rural Vinícius Samarane; e o advogado Rogério Tolentino. Com exceção de Samarane, que irá para o regime fechado, todos devem cumprir pena inicialmente no semiaberto.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: