domingo, 11 de julho de 2021

Cristovam Buarque* - Contaminação Moral


Blog do Noblat / Metrópoles

Às FFAA cabia respeito diante do esforço do Senado para apurar corrupção na compra de vacinas

A maior vitória dos maus é receber apoio dos bons. Assim, encobrem seus crimes, ao dilui-los entre todos de seu grupo, nivelando virtude e pecado, honestidade e crime.

Quando a corrupção de alguns de um partido é encoberta por seus correligionários, o desgaste se espalha para todos: o corrupto deixa se ser o culpado e passa a encarnar o partido inteiro. Ao não explicar contos bancários e malas com dinheiro de posse de alguns dos participantes em seus governos, o PT cometeu o erro de encobrir e paga o alto preço do desgaste: o partido inteiro acusado de corrupção por causa de alguns aliados, nem sempre de seu partido. Porque ao encobrir e negar o visível, o partido assumiu a responsabilidade da corrupção.

Ao negar a realidade de tortura cometida por alguns de seus membros, as FFAA cometeram erro semelhante. A maldade de alguns passou a ser imputada à própria instituição, vista como autora ou conivente. A mancha de alguns de seus membros se espalhou para a corporação, por um processo de contaminação moral. Até um jovem tenente que não havia nascido naquela época passa a ser visto, injustamente, como participante de crimes do passado.

Cinquenta anos depois, os comandantes das três Forças Armadas repetem este erro, não mais por encobrir tortura, mas por solidariedade com suspeitos de corrupção. O presidente da CPI, Senador Omar Aziz foi enfático ao separar das FFAA os militares suspeitos de corrupção e incompetência na gestão da saúde nos tempos do covid. O senador elogiou o conjunto das FFAA, antes de denunciar a existência nela de um pedaço podre. Insistiu que este pequeno gripo de desviados se diferencia da imensa maioria de honestos soldados brasileiros.

Às FFAA cabia respeito diante do esforço do Senado para apurar corrupção na compra de vacinas. Com todo respeito, poderiam pedir rapidez na apuração dos erros e crimes e manifestar que não toleram corrupção e que, se comprovada, os corruptos seriam expulsos, porque nelas não há espaço para pedaço podre.

Mas, no lugar disto fizeram uma dura nota contra o senador que preside os trabalhos de apuração dos fatos. A CPI prestaria um péssimo serviço ao país se protegesse um suspeito de corrupção por seu partido ou por ser militar. Seria desserviço também às FFAA, esconder crimes ou omissões de um militar, deixando que ele continue usando a farda e contaminando a imagem dos demais soldados.

A contaminação moral se espalha a todos que toleram corrupção, da mesma forma os vírus se espalham contaminando a saúde dos que não respeitam isolamento. A CPI pode ser a vacina das instituições contra o vírus da corrupçāo por seus membros.

*Cristovam Buarque foi senador, ministro e governador

Nenhum comentário: