sábado, 13 de outubro de 2012

Preparação para 2014


Karla Correia, Amanda Almeida

Nove estados reúnem as 33 cidades interioranas que terão segundo turno e, devido aos capitais eleitoral e financeiro, estão no foco das estratégias dos partidos para as eleições de 2014. Ao todo, esses municípios concentram 11,74 milhões de eleitores e são capazes de mudar os rumos da corrida pelos governos estaduais daqui a dois anos.

A negociação pelo apoio do candidato derrotado do PMDB à prefeitura de São Paulo, Gabriel Chalita, à campanha do petista Fernando Haddad deu uma amostra da relevância dessas prefeituras para o cenário político de 2014. O PMDB só embarcou na campanha de Haddad depois de firmado um pacto de não agressão em Mauá (SP), onde as duas legendas se enfrentam no segundo turno. Em todo o país, os dois partidos disputam quatro prefeituras nessa segunda fase das eleições municipais.

No estado paulista, Santo André, Campinas e Diadema estão no centro da estratégia petista para a disputa pelo governo estadual. O partido tenta manter o poder no chamado cinturão vermelho de municípios da Grande São Paulo, na tentativa de construir um polo de influência capaz de enfrentar a hegemonia tucana no estado: o PSDB elegeu 172 das 645 prefeituras de São Paulo e ainda domina o maior eleitorado no estado.

Depois de eleger 120 prefeitos a mais do que em 2008 no primeiro turno, o PSB comemora o resultado de olho nas grandes cidades em jogo nas duas próximas semanas. A conquista desses municípios passa pelo projeto da legenda de se descolar do PT e fortalecer o nome do governador Eduardo Campos, presidente nacional do PSB. O partido levou importantes capitais bilionárias no primeiro turno — Belo Horizonte e Recife —, além da também rica São José do Rio Preto (SP).

Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário: