sábado, 25 de junho de 2011

PSDB quer ouvir Serys sobre caso dos aloprados

Ex-senadora petista declarou que Expedito Veloso a procurou para falar sobre um dossiê

BRASÍLIA. O líder do PSDB da Câmara, deputado Duarte Nogueira (SP), disse ontem que o partido quer convidar a ex- senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) para falar na Câmara sobre suas declarações à "Folha de S.Paulo" de que o petista e secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal, Expedito Veloso, admitiu que integrantes do partido compraram dossiês políticos em 2006. Serys disse que recebeu informações sobre a realização de dossiê tentando envolver seu nome no escândalo da máfia dos sanguessugas. Ontem, ela disse que as informações eram especificamente sobre Mato Grosso e que não sabia nada sobre a "situação de São Paulo".

Serys afirmou que Expedito lhe procurou, dizendo que o dossiê envolvendo seu nome era uma "armação". A denúncia dizia que o genro de Serys teria recebido recursos da máfia das ambulâncias. Havia informações do envolvimento do ex-deputado Carlos Abicalil (PT-MT), que negou as acusações.

- O Expedito pediu para falar comigo e falou que aquilo era armação, que tinha gente do PT envolvida. Ele falou da situação regional de Mato Grosso, não de São Paulo - disse Serys.

A estratégia do PSDB é de aumentar a pressão e cobrar esclarecimentos sobre a participação do ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, no caso do dossiê que seria usado contra José Serra na campanha para o governo do estado de SP de 2006, caso que ficou conhecido escândalo dos aloprados.

O tucano Duarte Nogueira pretende fazer um adendo ao pedido apresentado à Procuradoria-Geral da República, acrescentando o nome de Serys como testemunha das investigações sobre o caso dos aloprados. Diante de declarações de Expedito Veloso sobre a tentativa de compra de dossiê pelo PT, o PSDB está pedindo ao Ministério Público a reabertura do caso.

- Vamos fazer um convite para a ex-senadora Serys, para que ela possa confirmar as informações dadas à imprensa - disse Duarte Nogueira.

Mercadante vai depor no Senado na terça-feira

O convite será apresentado em diferentes comissões temáticas da Câmara. Além disso, o PSDB tem mais sete requerimentos pedindo que Mercadante seja convidado e também a convocação de Expedito Veloso.

Para Duarte Nogueira, a ida de Mercadante na próxima terça-feira à Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) não impede que a Câmara também queira ouvir seu depoimento. A estratégia do Planalto é encerrar o caso com a ida do ministro ao Senado.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: