sexta-feira, 23 de maio de 2014

Ibope: Dilma cresce menos que opositores e chance de segundo turno aumenta

• Vantagem da presidente sobre a soma dos adversários caiu para quatro pontos

• Houve queda expressiva no índice de votos brancos e nulos, que passou de 24% para 14%

- O Globo

SÃO PAULO - A presidente Dilma Rousseff (PT) subiu três pontos na pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira, mas os dois principais candidatos de oposição, Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB), cresceram 11 pontos juntos, fazendo aumentar a chance de segundo turno na disputa.

A presidente tem 40% das intenções de voto contra 37% da pesquisa anterior. Aécio passou de 14% para 20%. Campos foi de 6% para 11%. Pastor Everaldo (PSC) soma 3%. Eduardo Jorge (PV) e José Maria (PSTU) têm 1% cada.

O levantamento foi realizado entre os dias 15 e 19 de maio, depois da propaganda partidária do PT e do PSDB, e mostrou uma queda expressiva no índice de votos brancos e nulos, que passou de 24% para 14%. O percentual de eleitores que declaram não saber em quem votar também caiu: de 13% para 10%.

No último levantamento, realizado em abril, Dilma tinha 13 pontos de vantagem sobre a soma dos seus adversários. Agora, esse índice é de apenas quatro pontos. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Para ser eleita no primeiro turno, é preciso ter a metade mais um dos votos válidos (descontados brancos e nulos).

O Ibope mostra ainda uma estabilização da rejeição a Dilma em 33%. Já o total que declaram não votar de jeito nenhum em Aécio caiu de 25% para 20%. Campos teve a rejeição reduzida de 21% para 13% em relação à pesquisa de abril .

Dilma tem o seu melhor desempenho no Nordeste. Ela chega a 52% das intenções de voto na região.

Já Aécio vai melhor no Sudeste, com 24%. Mesmo assim, o tucano ainda perderia para a petista, que teria 33%, na região. Campos chega a 15% no Nordeste, onde Aécio teria apenas 11%.

Na divisão por faixa de renda, a presidente se sai melhor entre os mais pobres, os eleitores com renda mensal de até uma salário mínimo (R$ 724). Ela tem 56% das intenções de votos nesse grupo. Campos também se sai melhor entre os mais pobres, com 14% das intenções de voto. Aécio obtém o melhor desempenho entre os mais ricos, com renda superior a cinco salários mínimos, com 25%.

Na pesquisa espontânea, em que o eleitor não tem acesso à lista de candidatos, Dilma aparece na frente com 22%. Aécio soma 8%, Lula, 6%. Campos tem 4%. Marina é citada por 2% e José Serra, 1%.

O levantamento foi encomendado ao Ibope pelo G1, pela Globonews e pelo jornal “Estado de S.Paulo”. Foram ouvidos 2.002 eleitores em 140 municípios entre os últimos dias 15 e 19 de maio. O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que o instituto tem 95% de certeza de que os resultados obtidos estão dentro da margem de erro. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00120/2014.

O Ibope avaliou ainda a possibilidade de segundo turno. Entre Dilma e Aécio, a presidente teria 43%, enquanto o tucano teria 24%. O número de votos brancos e nulos ficaria em 24%. Se Dilma disputasse hoje a eleição com Campos, a presidente ganharia com 42%. Campos teria 22%. Os brancos e nulos seriam 25%.

Foi testado também um cenário com apenas Lula, Aécio e Campos. Nesse caso, o ex-presidente teria 46%, o tucano, 16% e o pré-candidato do PSB, 9%. Em disputas de segundo turno, Lula bateria Aécio por 49% a 20% e Campos por 50% a 16%.

Nenhum comentário: