sexta-feira, 23 de maio de 2014

Aécio Neves e Eduardo Campos se manifestam pelas redes sociais sobre pesquisa Ibope

• Pré-candidatos à presidência da República escrevem no Facebook sobre pesquisa eleitoral divulgada hoje

Mônica garcia – O Globo

RIO - Os pré-candidatos à Presidência da República, Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB), se manifestaram através das redes sociais sobre a pesquisa Ibope, divulgada nesta quinta-feira, sobre a corrida eleitoral.

Enquanto a presidente Dilma Rousseff (PT) subiu três pontos na pesquisa, de 37% para 40%, os dois principais opositores, Aécio Neves e Eduardo Campos, cresceram 11 pontos juntos, aumentando a chance de segundo turno na disputa. O tucano passou de 14% para 20% e o ex-governador do PSB de 6% para 11%.

De acordo com o Ibope, a rejeição a presidente Dilma se estabilizou em 33%. Já o total que declaram não votar de jeito nenhum em Aécio caiu de 25% para 20%. Campos teve a rejeição reduzida de 21% para 13% em relação à pesquisa de abril .

Aécio foi mais enfático em sua publicação, ao afirmar que o atual cenário aponta para um pleito em dois turnos. “Os dados da última pesquisa Ibope confirmam, com algum atraso, o crescimento da nossa candidatura já apontado por todos os outros institutos. Confirma também o crescimento do conjunto das oposições, mesmo com o grau de conhecimento dos candidatos muito menor do que o da atual presidente. 

O que aponta, cada vez mais, para um cenário de segundo turno. Mas continuo entendendo que o dado mais relevante nesse instante é o alto percentual de brasileiros que clamam por mudanças profundas no país. Acredito que isso continuará a ser refletido nas próximas pesquisas” disse o mineiro em seu Facebook.

Já Campos preferiu um discurso mais romântico e voltado para o clamor da população por mudanças. O pré-candidato ainda citou sua vice, Marina Silva. “No atual momento, nenhuma pesquisa reflete cenários eleitorais, mas, sim, o conhecimento de cada candidato e o sentimento da população. O desejo de mudança se apresenta mais forte que nunca no coração das pessoas de todos os recantos do Brasil. O povo já escolheu a mudança. Tenho a certeza de que, quanto mais brasileiros conhecerem as ideias e a nova forma de fazer política que eu e Marina estamos mostrando, mais pessoas irão se identificar com este projeto e converterão seu desejo de mudança em ação transformadora” escreveu.

PT emite nota em seu site oficial sobre pesquisa
O PT apenas citou a pesquisa em seu site oficial e destacou o aumento das intenções de voto na presidente Dilma Roussef. “Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (22) mostra que a presidente Dilma Rousseff registrou 40% das intenções de voto, o que a mantém com folga no primeiro lugar se as eleições fossem hoje. O candidato do PSDB, Aécio Neves, ficou com 20% e o ex-governador Eduardo Campos (PSB), 11%. O Ibope ouviu 2.002 eleitores em 140 municípios entre os dias 15 e 19 deste mês. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos” diz a nota.

Nenhum comentário: