terça-feira, 8 de maio de 2018

Jürgen Habermas: “Não pode haver intelectuais se não há leitores”

Prestes a completar 89 anos, o filósofo vivo mais influente do mundo está em plena forma. O velho professor alemão, discípulo de Adorno e sobrevivente da Escola de Frankfurt, mantém mão de ferro em seus julgamentos sobre as questões essenciais de hoje e de sempre, que continua destilando em livros e artigos. Os nacionalismos, a imigração, a Internet, a construção europeia e a crise da filosofia são alguns dos temas tratados durante este encontro na sua casa em Starnberg.

Por Borja Hermoso, do El País

Ao redor o lago de Starnberg, a 50 quilômetros de Munique, se amontoam sucessivas fileiras de chalés de estilo alpino. A única exceção às esmagadoras doses de melancolia, madeira escura e flores nas sacadas surge na forma de um bloco branco e compacto de cantos suaves, com janelas grandes e quadradas como única concessão à sobriedade. É o racionalismo feito arquitetura no país da Heidi. A Bauhaus e sua modernidade raivosa no meio da Baviera eterna e conservadora. Uma minúscula placa branca sobre uma porta azul confirma que ali vive Jürgen Habermas (Düsseldorf, 1929), sem dúvida o filósofo vivo mais influente do mundo por sua trajetória, sua obra publicada e sua atividade frenética até hoje, quando falta um mês e meio para que complete 89 anos. Sua esposa há mais de 60 anos, a historiadora Ute Wesselhoeft, nos recebe no pequeno vestíbulo e demora apenas alguns segundos para girar a cabeça e exclamar: “Jürgen, os senhores da Espanha chegaram!”. Ambos habitam esta casa desde 1971, quando Habermas passou a dirigir o Instituto Max Planck de Ciências Sociais.

O discípulo e assistente de Theodor Adorno, além de membro insigne da segunda geração da Escola de Frankfurt e ex-catedrático de Filosofia na Universidade Goethe de Frankfurt, avança vindo do seu escritório, uma adorável bagunça de papéis e livros em estado de caos, cujos janelões dão para uma floresta. Aperta a mão com força. É muito alto, caminha muito ereto e tem uma espetacular mata de cabelos brancos como a neve. Cumprimenta afável e convida a sentar num dos grandes sofás. O cômodo está decorado em tons brancos e areia e acolhe uma pequena coleção de arte moderna que inclui pinturas de Hans Hartung, Eduardo Chillida, Sean Scully e Günter Fruhtrunk e esculturas de Oteiza e Miró (esta última simboliza o Prêmio Príncipe de Astúrias de Ciências Sociais recebido em 2003). Abre-se imponente ao visitante a biblioteca de Habermas, que aloja velhos volumes de Goethe e de Hölderlin, de Schiller e de Von Kleist, e fileiras inteiras de obras de Engels, Marx, Joyce, Broch, Walser, Hermann Hesse e Günter Grass, entre uma infinidade de escritores e pensadores.

“Não pode haver intelectuais comprometidos se já não há mais leitores a quem continuar alcançando com argumentos”

O autor de obras imprescindíveis do pensamento, da sociologia e da ciência política do século XX, como Mudança Estrutural da Esfera Pública, Conhecimento e Interesse, O Discurso Filosófico da Modernidade e Teoria da Ação Comunicativa, troca impressões com o EL PAÍS a respeito de alguns dos temas que lhe preocuparam durante seis décadas e continuam a preocupá-lo. Com uma exceção: o entrevistado preferiu evitar qualquer questão relacionada ao passado nazista de seu país e à sua própria experiência a respeito (foi membro das Juventudes Hitlerianas — por obrigação, como tantos compatriotas seus). Habermas está furioso. “Sim…, continuo furioso com algumas das coisas que ocorrem no mundo. Isso não é ruim, não é?”, brinca.

Pergunta. Professor Habermas, fala-se muito na decadência da figura do intelectual comprometido. Considera justo esse julgamento? Não é frequentemente um mero tema de conversa entre os próprios intelectuais?

Resposta. Para a figura do intelectual, tal como a conhecemos no paradigma francês, de Zola até Sartre e Bourdieu, foi determinante uma esfera pública cujas frágeis estruturas estão experimentando agora um processo acelerado de deterioração. A pergunta nostálgica de por que já não há mais intelectuais está mal formulada. Eles não podem existir se já não há mais leitores aos quais continuar alcançando com seus argumentos.

P. É possível pensar que a Internet acabou por diluir essa esfera pública que antes talvez fosse garantida pela grande mídia tradicional e que isso afetou a repercussão dos filósofos e dos pensadores?

R. Sim. Desde Heinrich Heine, a figura histórica do intelectual ganhou importância junto com a esfera pública liberal em sua configuração clássica. No entanto, esta vive de certos pressupostos culturais e sociais inverossímeis, principalmente da existência de um jornalismo desperto, com meios de referência e uma imprensa de massa capaz de despertar o interesse da grande maioria da população para temas relevantes na formação da opinião pública. E também da existência de uma população leitora que se interessa por política e tem um bom nível educacional, acostumada ao processo conflitivo de formação de opinião, que reserva um tempo para ler a imprensa independente de qualidade. Hoje em dia, essa infraestrutura não está mais intacta. Talvez, que eu saiba, se mantenha em países como Espanha, França e Alemanha. Mas também neles o efeito fragmentador da Internet deslocou o papel dos meios de comunicação tradicionais, pelo menos entre as novas gerações. Antes que entrassem em jogo essas tendências centrífugas e atomizadoras das novas mídias, a desintegração da esfera populacional já tinha começado com a mercantilização da atenção pública. Os Estados Unidos com o domínio exclusivo da televisão privada é um exemplo chocante disso. Hoje os novos meios de comunicação praticam uma modalidade muito mais insidiosa de mercantilização. Nela, o objetivo não é diretamente a atenção dos consumidores, mas a exploração econômica do perfil privado dos usuários. Roubam-se os dados dos clientes sem seu conhecimento para poder manipulá-los melhor, às vezes até com fins políticos perversos, como acabamos de saber pelo escândalo do Facebook.

P. O senhor acredita que a Internet, para além de suas indiscutíveis vantagens, criou uma espécie de novo analfabetismo?

R. O senhor se refere às controvérsias agressivas, às bolhas e às histórias falsas de Donald Trump em seus tuítes. Deste indivíduo não se pode dizer sequer que esteja abaixo do nível da cultura política de seu país. Trump baixa esse nível constantemente. Desde a invenção do livro impresso, que transformou todas as pessoas em leitores potenciais, foi preciso passar séculos até que toda a população aprendesse a ler. A Internet, que nos transforma todos em autores potenciais, não tem mais do que duas décadas. É possível que com o tempo aprendamos a lidar com as redes sociais de forma civilizada. A Internet abriu milhões de nichos subculturais úteis nos quais se troca informação confiável e opiniões fundamentadas. Pensemos não só nos blogs de cientistas que intensificam seu trabalho acadêmico por este meio, mas também, por exemplo, nos pacientes que sofrem de uma doença rara e entram em contato com outra pessoa na mesma condição em outro continente para se ajudar mutuamente com conselhos e experiências. Sem dúvida, são grandes benefícios da comunicação, que não servem só para aumentar a velocidade das transações na Bolsa e dos especuladores. Sou velho demais para julgar o impulso cultural que as novas mídias vão gerar. O que me irrita é o fato de que se trata da primeira revolução da mídia na história da humanidade que serve antes de tudo a fins econômicos, e não culturais.

*Rubens Barbosa: Década perdida

- O Estado de S.Paulo

Exportação de produtos industrializados brasileiros vem sofrendo queda acentuada

De acordo com recente trabalho do Instituto de Pesquisa de Economia Aplicada (Ipea), coordenado por Fernando Ribeiro, nos últimos anos houve uma significativa perda da posição relativa dos produtos industrializados nas exportações brasileiras. Em 2017, o volume exportado desses bens ficou 0,7% abaixo do quantum de 2008. A porcentagem das vendas totais leva em conta o valor exportado.

Em 2000, a participação dos industrializados era de 74,5% no total das exportações nacionais e de 51,3% em 2017. Nesse mesmo período, a exportação de produtos primários aumentou acima de 60%, passando de 22,8% em 2000 para 46,4% em 2012. Como consequência, não é de surpreender que a participação dos industrializados brasileiros no mercado global se tenha reduzido para 0,75% em 2016. A queda é ainda mais acentuada quando se desconta o efeito dos preços relativos, ou seja, a relação entre os preços das exportações brasileiras e as cotações das exportações mundiais.

Esses dados são coerentes com a tendência de queda acentuada da participação da indústria no produto interno bruto (PIB) nacional, de mais de 25% no final da década de 1980 para ao redor de 10% em 2017.

Levando em conta a diversificação do nosso parque industrial e, sobretudo, sua capacidade de criar empregos, não se pode adiar por mais tempo a definição de políticas para reindustrializar o País, modernizando os setores mais competitivos e definindo uma estratégia para ampliar mercados para os produtos nacionais. Num primeiro momento, a recuperação da indústria poderá ser feita com a ocupação da capacidade ociosa, que se encontra hoje em cerca de 30%, e depois com investimento em inovação e tecnologia.

Eliane Cantanhêde: Sem favorito(s)

- O Estado de S.Paulo

Hoje, uma aposta seria Ciro e Alckmin no segundo turno. Amanhã? Ninguém sabe

Sabe o que faz esta eleição tão atípica, diferente das demais? A esta altura, já havia um favorito em 1994, 1998 e 2002 e já se sabia quem iria para o segundo turno em 2006, 2010 e 2014. Agora, não. Os candidatos se embolam e se contorcem. Nenhum deles é favorito ou está virtualmente no segundo turno.

Lula está fora. Bolsonaro bateu no teto. O resto é o resto e cada um tenta fechar alianças, ganhar uns minutos a mais na TV, montar equipe, articular um esquema de financiamento sólido (e que não dê problemas depois...), além, claro, de subir nas pesquisas. Está uma pedreira.

Há quem insista na candidatura de Lula, preso em Curitiba, sabendo que se trata de ficção. Há quem defenda Fernando Haddad como plano B. Há quem admita o inadmissível na história do partido: abrir mão da cabeça de chapa para Ciro Gomes, do PDT.

Ora Haddad é presidenciável, ora disputa a vice de Ciro, agora já é opção para o governo de São Paulo. Mais um pouco, vira candidato a síndico de prédio. É o PT enfraquecendo o PT.

Gleisi Hoffmann, aliás, diz que Ciro não passa no PT nem com “reza brava”, mas o fato é que ele se fortalece com a fraqueza do PT e tenta servir de boia para o partido trazer junto o PCdoB de Manuela d’Ávila e o PSOL de Guilherme Boulos e, ao mesmo tempo, tornar-se palatável à elite financeira. Lula gostaria de todos juntos, mas não é uma operação fácil.

De qualquer forma, Ciro vai se habilitando ao segundo turno e seus articuladores devem acender velas e investir em chazinhos e ervas para que ele não saia socando jornalistas e eleitores e matando suas próprias chances.

Raymundo Costa: PT discute levantar o acampamento

- Valor Econômico

Risco é partido cair de graça nos braços de Ciro Gomes

Faz um mês que Lula está preso e o jogo sucessório permanece praticamente inalterado, à espera de uma decisão definitiva sobre a sorte do maior líder popular do país no período pós-redemocratização. Mas há sob a superfície deslizamentos e acomodação de terreno. O ensaio da reeleição do presidente Michel Temer, por exemplo, desandou. No PT se ampliou a divisão entre quem prega o voto nulo, se Lula não puder ser candidato, e aqueles que desde já querem preparar uma alternativa ao nome do ex-presidente.

A recandidatura de Temer está moribunda. No Planalto não se fala em recuo nem em ajuste de posição, mas em "aggiornamento". Não é pela força da candidatura do PSDB que o presidente passou a admitir uma conversa com o ex-governador Geraldo Alckmin - o que pode ocorrer ainda nesta semana - de quem guarda mágoas profundas. É a fragilidade das candidaturas da centro-direita, até agora incapazes de apontar um nome viável à sucessão, que justifica o deslocamento do MDB. Uma atualização de software que já estava disponível há um mês.

O deputado e candidato Jair Bolsonaro (PSL) não é confiável às forças representadas pelos partidos do centro. Também por isso ele não consegue agregar palanques e tempo de televisão a sua candidatura, apesar de estar no mercado há mais de ano e liderar as pesquisas, quando o nome de Lula não aparece na planilha. A candidatura do PDT (Ciro Gomes) está virtualmente consolidada, e Joaquim Barbosa (PSB) surpreendeu nas pesquisas, o que assustou o centro e fez cair fichas no MDB. Ainda assim não é fácil uma aliança tucano-pemedebista, pois há dificuldades nos dois partidos. Lula é uma delas.

Atualmente há três posições no PT sobre a participação do partido no jogo sucessório, na hipótese de Lula efetivamente não puder ser o candidato. A turma que defende "é Lula ou o voto nulo" perdeu força, segundo os petistas que navegam nas águas mais profundas do partido. A rejeição a Ciro Gomes engrossa o caldo dos que defendem uma candidatura própria, mas ganharam terreno os que consideram que o PT não pode mais perder tempo e deve já preparar um nome até para ser apresentado como candidato a vice numa eventual aliança à esquerda.

Bruno Boghossian: Pacto eleitoral

- Folha de S. Paulo

Políticos negociam acordos em busca de preservação coletiva e até perdão judicial

As articulações para a eleição presidencial deste ano trazem consigo uma busca por cartas de “saída livre da prisão”. A disputa pelo poder a partir de 2019 representa, para alguns grupos, uma guerra por sobrevivência que pode servir para controlar investigações e até tirar seus integrantes da cadeia.

O novo ímpeto dos partidos de centro-direita para trabalhar pela unificação de suas candidaturas comporta esse objetivo. Esse campo passou a perceber que, fragmentado, corria risco de uma derrota humilhante, o que eliminaria qualquer chance de influenciar o novo governo.

A turma de Michel Temer e partidos como PSDB e PP têm seus motivos para querer manter certo prestígio em Brasília. O próximo presidente poderá escolher um novo chefe da Polícia Federal, trocar o comando da Procuradoria-Geral da República e preencher duas vagas que serão abertas no Supremo.

Por trás da construção de alianças, existe um pacto velado de preservação coletiva. Estar no poder nem sempre se traduz em impunidade (visto que a Lava Jato atingiu os andares mais altos da República), mas é sempre bom ter amigos em posições de destaque.

Do lado do PT, o movimento é feito de maneira mais desavergonhada. Dirigentes da sigla querem propor a candidatos de centro-esquerda um acordo pela concessão de perdão judicial para o ex-presidente Lula, preso há um mês em Curitiba.

Ciro Gomes (PDT) acha a ideia uma “burrice”. “Eu gostaria muito de ver o Lula livre, mas o caminho [...] é apostar nos recursos judiciais. Eu consigo ficar de cabeça fria para administrar esse grave momento, porque estou sentindo a responsabilidade crescer nas minhas costas”, disse.

Hélio Schwartsman: Por que Temer é tão odiado?

- Folha de S. Paulo

Nada de positivo parece capaz de associar-se à imagem do presidente

A avaliação de Michel Temer nunca foi boa. Quando contava dois meses de governo, o Datafolha computava-lhe 14% de ótimo/bom e 31% de ruim/péssimo. Com sete meses, esses números passaram respectivamente a 10% e 51%. A impopularidade continuou aumentando até estabilizar-se em 70% de apreciações negativas e 6% de positivas.

A famosa fita de Joesley Batista, que pôs o presidente no olho do furacão dos escândalos de corrupção, decerto contribuiu para a deterioração de sua imagem, mas não a causou, apenas acentuando um movimento que já estava em curso.

O interessante aqui é que Temer até produziu boas notícias. Além do fato de ter sido sob sua administração que o país saiu da profunda recessão em que mergulhara, o presidente fez pequenas bondades, como liberar o saldo de contas inativas do FGTS, e tentou navegar em teses populares, ao determinar a intervenção federal no Rio de Janeiro.

Marco Antonio Villa: Os senhores do Brasil

- O Globo

Nada indica que Congresso a ser eleito em 7 de outubro será melhor que o atual. Os interesses representados serão os mesmos

Tudo indica que a nefasta tradição brasileira de solucionar um conflito através da conciliação, desta vez, deve fracassar. Isto porque o Brasil não passa por uma crise política conjuntural. A questão é mais ampla e atinge a estrutura organizativa do Estado e do funcionamento das instituições. Não há nenhum paralelo com outros momentos da história republicana: 1889, 1930, 1964 ou 1984-1985 representaram disputas pelo poder de Estado mas que, simplesmente, permitiram um rearranjo relativamente rápido entre as diferentes frações da elite dominante. As forças do passado puderam obter algumas vantagens na nova ordem. O entendimento representou uma mudança porém sem que fosse possível a construção de uma nova institucionalidade efetivamente republicana.

O malogro da conciliação deverá ocorrer, pois as contradições estão de tal forma exacerbadas e o desgaste da estrutura legal edificada pela Constituição de 1988 chegou a tal ponto, que não há outro caminho a não ser reorganizar profundamente a República. A desmoralização das instituições é evidente. O processo de renovação é inviável, pois o sistema não permite nenhuma mudança estrutural. A petrificação de interesses classistas e corporativos produzidos pela “Constituição cidadã” manietou até a possibilidade da negociação. Qualquer alternativa gerada pelo atual arcabouço legal somente vai estender a agonia do regime. Sem solucionarmos a questão política, dificilmente teremos condições de, por exemplo, permitir uma sólida recuperação econômica. Se o dr. Pangloss estivesse no Brasil, até ele chegaria à conclusão de que não há motivo para otimismo.

Gaudêncio Torquato: As ondas eleitorais

- Diário do Poder

O campo eleitoral costuma ser movimentado por ondas. Que circulam de cima para baixo e de baixo para cima, absorvendo climas, circunstâncias, discursos e canalizando esse conjunto de inputs na direção de potenciais perfis, principalmente candidatos a pleitos presidenciais. Em face da competitividade alcançada pela eleição deste ano, a atenção maior se volta para aqueles que pleiteiam o assento no Palácio do Planalto, razão porque figurantes estaduais, a poucos meses antes do pleito, não ganham tanta projeção quanto os protagonistas presidenciais.

As ondas ganham o empuxo do momento, empurrando para cima perfis que parecem responder às demandas imediatas da sociedade. As demandas, por sua vez, reúnem anseios, expectativas, frustrações do povo para com governantes e suas políticas, e contextos que levam em conta heranças do passado e esperanças do eleitor em relação ao futuro.

No caso do Brasil, a leitura do momento exibe um país que afundou na maior recessão econômica da história; a ascensão de um novo governante sob a decisão congressual de afastar a presidente; reformas – teto de gastos, trabalho, educação, terceirização etc- não suficientemente explicadas e entendidas pela sociedade; o maior processo de investigação da corrupção em todos os tempos, com envolvimento de altos empresários, políticos e governantes; prisão do líder mais populista do país; tentativa de um partido de tornar vítima seu líder maior e, dessa forma, retornar ao centro do poder, depois de 13 anos de comando do país; indignação social contra a classe política; volta de uma polarização do discurso que tem como lema “nós e eles”; dispersão do campo político; situação falimentar de Estados e Municípios; extrema violência que assola os quatro cantos do país; e precarização dos serviços públicos.

Luiz Carlos Azedo: Boff e a ideia

- Correio Braziliense

A narrativa glauberiana do ex-franciscano não é gratuita, mira a punição imposta pela Justiça. Lula é tratado como um messias, que surge para anunciar a boa nova

O teólogo Leonardo Boff, após visitar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, comparou o petista a dois ícones mundiais, o indiano Mahatma Gandhi, que liderou a independência da Índia com sua “resistência pacífica”, e Nelson Mandela, que comandou da prisão a luta contra o apartheid na África do Sul, que teve um braço armado. Boff disse que Lula é candidatíssimo e se coloca “acima das brigas jurídicas”.

Boff havia tentado visitar o ex-presidente em 19 de abril, mas o pedido foi negado. Entretanto, Lula foi autorizado a receber “assistência espiritual” às segundas-feiras, além de visitas de dois “amigos” às quintas. Aproveita essas oportunidades para fazer campanha. “Se ganhar, vou não só repetir aquelas políticas sociais que fiz, mas fazer com que sejam políticas de Estado, que entrem no Orçamento, que sejam o centro do poder econômico e político orientado para aqueles que sempre foram excluídos”, disse Lula ao teólogo.

Ao sair do encontro, Boff afirmou que o petista está “muito bem” e “tem uma indignação justa, de quem sofre por causa de falsificações, distorções e mentiras com o objetivo de liquidar a candidatura dele e enfraquecer o mais possível o PT”. A narrativa é puro messianismo, do tipo “dragão da maldade” contra o “santo guerreiro”, corroborada por um teólogo da libertação. Como se sabe, na década de 1960, Boff exerceu grande influência na Igreja Católica, não somente no Brasil, mas em toda a América Latina.

Alckmin age para conciliar interesses de MDB e DEM

Presidenciável tucano tenta evitar que possível aliança com partido de Michel Temer afaste sigla de Rodrigo Maia

Pedro Venceslau e Renata Cafardo | O Estado de S.Paulo

O entorno do ex-governador Geraldo Alckmin, pré-candidato do PSDB à Presidência da República, tenta evitar que a aproximação do tucano com o presidente Michel Temer afaste antigos aliados da área de influência da legenda na campanha.

Conforme antecipou o Estado em abril, o emedebista e o tucano abriram um canal de diálogo para formar uma chapa unificada do centro, que pode ter o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles (MDB) como vice do ex-governador tucano.

Após as primeiras tratativas, que foram feitas por meio de interlocutores, Alckmin e Temer se falaram por telefone na semana passada. A expectativa era de que eles se encontrassem no próximo fim de semana, mas a reação negativa do DEM levou os tucanos a reavaliarem a reunião, que deve ser adiada.

Questionado nesta segunda-feira, 7, durante evento no Rio, se a conversa com Temer não poderia prejudicar sua candidatura, por causa da impopularidade do presidente, Alckmin falou em “civilidade”.

“Eu converso com todo mundo. Nós estamos vivendo momentos de incivilidade. De um lado ódio e radicalismo, que não levam a nada. Conversar não significa que vai ter aliança ou que não vai ter”, declarou o pré-candidato tucano.

O convite de Temer para o ex-senador tucano José Aníbal assumir a secretaria-geral da Presidência da República, divulgado nesta segunda pelo jornal Folha de S.Paulo, acirrou ainda mais os ânimos entre PSDB e DEM. A iniciativa de convidar Aníbal foi feita à revelia da executiva PSDB. Segundo aliados de Alckmin, a aproximação com o MDB precisa ser feita com cautela para não melindrar outros aliados.

Alckmin ensaia aliança com PMDB

Para impulsionar sua candidatura a presidente, Geraldo Alckmin confirmou conversa com o presidente Michel Temer em torno da união PSDB-PMDB.

Alckmin e Temer ensaiam aproximação

Presidente e tucano conversaram por telefone e pretendem marcar reunião para tratar das eleições

Cristiane Jungblut, Juliana Dal Piva e Silvia Amorim | O Globo

-BRASÍLIA, RIO E SÃO PAULO- O calendário eleitoral e a necessidade de evitar o lançamento de muitas candidaturas de centro estão levando PMDB e PSDB a dar os primeiros passos numa aproximação com vistas à eleição de outubro. Se o presidente Michel Temer admitiu, em entrevista ao “SBT” no domingo, abrir mão da tentativa à reeleição para apoiar outro nome, incluindo Geraldo Alckmin na lista, ontem foi a vez do tucano confirmar que os dois já conversaram sobre a possibilidade de unir as forças de centro em outubro. Os dois devem se encontrar pessoalmente ainda esta semana.

— Foi só por telefone — afirmou Alckmin, ao participar de um evento em Mesquita, na Baixada Fluminense. — Acho que as coisas só vão se definir em julho.

Enquanto o tucano cumpria agenda de pré-candidato, Temer promovia um jantar, no Palácio da Alvorada, reunindo os principais políticos do PMDB. O objetivo era “sentir a temperatura” das lideranças regionais em relação às três possibilidades na eleição: sua tentativa de se reeleger, a candidatura do ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles ou o apoio a outro nome. A maior dificuldade para o PMDB lançar candidato próprio ao Planalto é que os postulantes do partido aos governos estaduais e ao Legislativo são contra a legenda gastar boa parte do dinheiro para as eleições na campanha presidencial. Isso reforça a tese de apoiar outro nome, como o de Alckmin. Para quebrar essa resistência, Meirelles tem prometido bancar do próprio bolso sua campanha.

JOAQUIM BARBOSA PREOCUPA TUCANO
Na semana passada, Temer e Alckmin se falaram por telefone — foi o tucano quem ligou — e combinaram de marcar um encontro. A ponte entre os dois começou a ser refeita por tucanos como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que esteve com o presidente na semana passada em São Paulo, e o ex-senador do PSDB José Aníbal.

A aproximação entre Alckmin e Temer é uma reação ao aumento de expectativa de uma candidatura do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa pelo PSB. PMDB e PSDB temem ficar de fora de um segundo turno com a entrada do ex-magistrado na disputa, o que acelerou as tratativas de conciliação. Anteontem, o coordenador do programa econômico de Alckmin, Pérsio Arida, fez elogios ao governo em entrevista à “Folha de S.Paulo”.

Ter o PMDB na aliança nunca foi uma questão pacífica na campanha de Alckmin por causa do desgaste e da baixa popularidade de Temer. O próprio pré-candidato tucano nunca colocou o PMDB como prioridade em seu plano de alianças. Pelo contrário. Ele fez questão de começar as negociações por outros partidos — até o momento, a campanha dá como certa a aliança com PSD, PPS e PTB.

Sem Lula, PT, PC do B e PSOL devem apoiar Ciro, diz Dino

Para comunista, governador do MA, insistir em candidatura de ex-presidente é derrotismo

Thais Bilenky | Folha de S. Paulo

SÃO LUÍS - Governador do Maranhão e aliado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Flávio Dino (PC do B) defendeu que o seu partido, o PCdoB, e ainda o PSOL e o PT abram mão de suas pré-candidaturas para apoiar Ciro Gomes (PDT) na eleição para a Presidência da República.

Para Dino, a multiplicidade de candidaturas ameaça o seu campo político de perder já no primeiro turno. "Está chegando o momento de admitir uma nova agenda. Se não oferecermos uma alternativa viável, você pode perder a capacidade de atrair outros setores do centro que se guiam também pela viabilidade", disse na sexta (4), na sede do governo.

Segundo Dino, a união da esquerda hoje se daria em torno de Ciro, porque ele "é hoje e o melhor posicionado". Lula está inabilitado e "o PT não tem nome capaz de unir nesse momento", disse.

Sem Lula nas pesquisas de intenção de voto, entre os nomes identificados como de esquerda, o cearense é o que herda a maior parcela do eleitorado lulista —15% no cenário mais favorável medido pelo Datafolha em abril. Manuela D'Avila (PC do B) atrai 3% dos votos do ex-presidente.

Dino disse que a prisão de Lula é "muito dilacerante, muito traumática, uma tragédia política, a maior derrota da esquerda brasileira desde o golpe [militar] de 1964".

"É pior que o impeachment [da ex-presidente Dilma Rousseff (PT)] pelo simbolismo de o maior líder popular do país ao lado de Getulio Vargas está fora da eleição", afirmou.

Pela dramaticidade do episódio, argumentou, foi necessário a simpatizantes viver o "luto para processar a perda".

Agora, um mês depois, aproxima-se o momento de Lula e aliados admitirem que sua candidatura se tornou inviável e começarem a traçar estratégias para vencer a eleição. Do contrário, sustentou o governador maranhense, a divisão pode resultar em tragédia ainda pior, que seria a derrota para a direita.

"O ponto de interrogação que está dirigido sobretudo ao PT é se nós queremos uma eleição apenas de resistência, de marcar posição, eleger deputados, ou ganhar a eleição presidencial", disse. "Temos chance de ganhar, a eleição porque o pós-impeachment deu errado. O fracasso do Temer é o fracasso da alternativa que se gestou a nós."

DEM, Podemos e PRB articulam aliança para se fortalecer até outubro

Maia, Álvaro Dias e Flávio Rocha prometem se unir em torno do mais bem colocado entre os três

Jeferson Ribeiro | O Globo

Enquanto PMDB e PSDB conversam, PRB, Podemos e DEM também negociam a construção de uma aliança para outubro. Nas últimas semanas, as articulações se intensificaram, com a participação mais ativa do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), pré-candidato ao Planalto. Ele passou a discutir a possibilidade de união, que já estava mais avançada entre os pré-candidatos das outras duas legendas: o empresário Flávio Rocha (PRB) e o senador Álvaro Dias (Podemos).

Uma fonte de uma das legendas disse ao GLOBO que o acordo ainda é preliminar, mas que uma condição já está estabelecida: a cabeça de chapa ficaria com o pré-candidato mais bem colocado nas pesquisas em julho, mês das convenções partidárias.

Segundo essa fonte, os dirigentes dessas legendas partilham da avaliação de que uma super aliança com todos os partidos de centro será mal vista pelos eleitores e, por isso, PMDB e PSDB devem ficar fora desse acordo. O Podemos é o que mais resiste a ampliar essa aliança e é também o partido que tem o pré-candidato melhor colocado nas pesquisas realizadas até agora.

— O PSDB é o sustentáculo do sistema que eu estou contestando — disse Álvaro Dias, ontem, na sabatina da Folha de S. Paulo, Uol e SBT, rejeitando a possibilidade de aliança com tucanos.

Nas contas dos três partidos, uma candidatura única teria pouco mais de 1 minuto e 30 segundos de tempo de TV, que poderia crescer se agregasse apoio de outros partidos de centro como PR ou PP.

Questionado sobre a articulação, Rodrigo Maia despistou:

— Apenas almocei com (a deputada) Renata (Abreu, presidente do Podemos) e Álvaro sem nenhum objetivo de construir nenhuma unidade. Apenas troca de ideias. Cada um (está) vazando o que interessa e ninguém (está) falando a verdade — afirmou Maia.

Joaquim Barbosa confirma que não será candidato à Presidência

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) utilizou as redes sociais para comunicar a decisão

- O Estado de S.Paulo

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa, cogitado há alguns meses como pré-candidato do Partido Socialista Brasileiro (PSB) à Presidência da República, confirmou nesta terça-feira, 8, que não concorrerá ao cargo. De acordo com ele, a decisão é "estritamente pessoal".

A ideia do partido era lançar a candidatura até o dia 15 de maio. O principal argumento é o de que, a partir desta data, os presienciáveis poderão arrecadar dinheiro para a campanha por meio de financiamento coletivo (crowdfunding), chamado de “vaquinha virtual”.

Barbosa vinha mantendo suspense sobre a decisão de disputar ou não a Presidência da República. À revelia, o PSB já havia começado a montar uma estrutura de campanha e a procurar partidos para compor a chapa presidencial. Os dirigentes pessebistas avaliaram que era necessário antecipar a organização da legenda mesmo sem o aval do ex-ministro.

Esta não foi a primeira vez que o PSB pressionou Barbosa. Em abril, a bancada da legenda na Câmara divulgou manifesto público cobrando do ex-ministro contribuição para que a sigla possa “revigorar” projeto eleitoral apresentado em 2014, quando o partido teve candidatura própria ao Palácio do Planalto.

Recém-filiado, o ex-presidente do STF já era considerado o virtual candidato do partido. A resistência inicial a um projeto eleitoral encabeçado pelo ex-ministro foi superada internamente, disse ao Estado o presidente do PSB, Carlos Siqueira, no início de abril.

“Havia dúvidas, mas ao longo do tempo elas foram se atenuando. Hoje (a candidatura) é um consenso. Vai ser possível anunciar em breve”, afirmou.

Míriam Leitão: O fator petróleo

- O Globo

Nos cenários até bem pouco tempo atrás não constava o petróleo a US$ 75 como o Brent estava sendo cotado ontem. Petróleo é sempre surpreendente em suas altas e quedas. É uma soma de fatores que o faz oscilar. Desta vez tem o acordo com o Irã, a piora da Venezuela, os cortes de produção da Arábia Saudita e, sobretudo, o fator Trump. O preço vai continuar oscilando, com todos os seus efeitos sobre a economia.

O maior impacto da alta do petróleo é na inflação, mas o Brasil está na confortável situação de ter a taxa abaixo do piso da meta. Só que agora há vários pontos de pressão: a tarifa de energia está em alta e pode se elevar um pouco mais com a subida do petróleo, os combustíveis aumentaram ontem porque eles acompanham as cotações internacionais, e o dólar também está subindo. Na semana que vem o Banco Central vai se reunir para discutir se haverá mais um corte na taxa Selic, mas muito provavelmente será a última redução, porque agora há pressões inflacionárias.

O Brasil prepara dois leilões do pré-sal, um para junho e outro para setembro. É possível que a cotação esteja alta quando eles acontecerem. Mas isso não necessariamente vai inflar as ofertas que as empresas farão, conta Antonio Guimarães, secretário-executivo do Instituto Brasileiro do Petróleo. Embora o preço mais elevado aumente a geração de caixa das empresas que disputarão o leilão, a decisão de um investimento de longo prazo passa por outras variáveis. Na hora de dar o lance, as petroleiras focam no break even, o preço de equilíbrio para viabilizar o campo de petróleo, o quanto custa investir e operar e ainda pagar impostos. No pré-sal brasileiro, esse indicador está em torno de US$ 35 o barril. Nesses níveis, o pré-sal despertou interesse das maiores empresas do mundo nos últimos leilões.

Ana Carla Abrão: Patrimônio desperdiçado

- O Estado de S.Paulo

O Brasil se consolida como o país em que a burocracia é um fim em si mesmo

Triste o País que precisa de uma tragédia para se dar conta dos seus absurdos. O desabamento do Edifício Wilton Paes de Almeida no centro de São Paulo, no último dia 1.º de maio, expôs mais do que a exploração de moradores em situação de rua por movimentos ditos sociais e a apropriação de espaços públicos por traficantes e outros criminosos. A tragédia também chama a atenção para o descaso com que tratamos um enorme e valioso patrimônio público.

Só da União, são mais de 97 prédios comerciais desocupados, em um total superior a 18 mil unidades imobiliárias sem uso Brasil afora, geridas por uma estrutura pública que acresce aos custos de manutenção dos imóveis os custos do seu próprio custeio. Por outro lado, a União gasta mais de R$ 1,6 bilhão por ano em aluguéis, alguns deles em áreas nobres das grandes cidades. A frustração aumenta se somarmos, aos imóveis federais, também os estaduais e municipais. Nesse caso, não há sequer uma estimativa grosseira do número total de unidades hoje de propriedade pública, dada a ausência de um inventário criterioso e confiável em quase todos os entes subnacionais.

Esses imóveis constituem um patrimônio ignorado em sua dimensão e que poderia ser explorado por meio de uma boa gestão imobiliária num Brasil tão carente de bons projetos, em particular os urbanos. Quantos órgãos públicos, que hoje ocupam imóveis em regiões valorizadas, poderiam ser deslocados para locais mais baratos, racionalizando custos e permitindo um uso mais rentável desses ativos? Quantos outros estão abandonados e poderiam ser comercializados e auxiliar na recuperação de regiões degradadas via projetos inovadores de ocupação? Isso sem falar no impacto social que programas habitacionais, desenhados em coordenação com a gestão de imóveis públicos teriam sobre um dos grandes problemas brasileiros, que é o déficit habitacional na baixa renda.

Joel Pinheiro da Fonseca: Qual meritocracia?

- Folha de S. Paulo

Para Marc Morgan Milá, como é possível defender a narrativa de meritocracia quando o Brasil é o país que menos taxa herança?

O economista irlandês Marc Morgan Milá lançou uma provocação para o Brasil: “Como é possível defender a narrativa de meritocracia quando o Brasil é o país que menos taxa herança?”.

Primeiro, um parêntese: eu considero irresponsável propor um aumento líquido de impostos no Brasil. Já pagamos muito, e o que o país precisa agora é crescer. No entanto, se o aumento do imposto de herança fosse contrabalanceado pela diminuição de outros impostos que hoje impactam os mais pobres, eu defenderia a mudança.

Feito esse parêntese, quero, neste artigo, olhar para esse ideal de meritocracia a que Milá se refere e que volta e meia aparece no debate público.

Milá faz referência a uma ideia específica de meritocracia: a de uma sociedade na qual a posição que a pessoa ocupa na hierarquia social e econômica é determinada pelo seu mérito; ou seja, pelo esforço pessoal.

Na partida, todos os jovens têm as mesmas chances; se cada um deles se tornará CEO ou lixeiro, isso só depende da dedicação e do trabalho de cada um e da escolha que cada um fizer entre valorizar mais o dinheiro ou outros aspectos da vida.

Terra sem lei: Editorial | O Estado de S. Paulo

É notório o aumento da violência no campo, obrigando o cidadão a se defender por seus próprios meios, sem poder contar com o poder público na garantia da lei e da ordem. Tal situação contrasta com a importância do setor para a economia do País. Em 2017, a participação do agronegócio no Produto Interno Bruto (PIB) foi de 21,59%. No entanto, agricultores e pecuaristas vivem um dia a dia cada vez mais inseguro, com o crime invadindo propriedades rurais e amedrontando fazendeiros, funcionários e suas famílias.

No Estado de Mato Grosso, maior produtor de grãos do País, roubos e furtos no campo subiram 60% entre 2014 e 2017. Em Goiás, o crescimento foi de 20%. Em Minas Gerais, houve nos últimos dois anos uma média de 139 casos por dia de crimes em imóvel rural. Na maior parte do País, os números sobre a violência no campo são pouco precisos, sem uma apuração efetiva das ocorrências. Na tentativa de levantar mais dados sobre o problema, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) criou o Observatório da Criminalidade no Campo.

Ainda que falte informação mais detalhada, sabe-se que o crime no campo se profissionalizou. Os relatos colhidos pela CNA com produtores rurais nos últimos 18 meses mostram que 72% dos furtos e roubos foram “encomendados”. De acordo com o secretário executivo do Instituto CNA, André Sanches, “os bandidos entram nas fazendas sabendo muito bem o que querem levar, o que mostra organização e planejamento. Não são crimes de ocasião (...). E isso ocorre porque existe um mercado paralelo de insumos agrícolas que custam caro”.

Os calotes da diplomacia terceiro-mundista: Editorial | O Globo

O ciclo do lulopetismo no poder também gerou negócios temerários em países maus pagadores, cujas dívidas estão sendo pagas pelo contribuinte brasileiro

O balanço do ciclo lulopetista, em que se destaca a política econômica executada a partir do final do segundo governo Lula — e aprofundada pela pupila Dilma Rousseff, até levá-la ao impedimento, no início do segundo mandato, por irresponsabilidade fiscal —, tem aspectos marcantes.

Na macroeconomia, talvez a mais profunda recessão já registrada no país, de mais de 7% no biênio 2015/16, e a volta da inflação ao nível corrosivo dos dois dígitos; e, no plano social, 14 milhões de desempregados, vítimas, ironicamente, de um governo “dos trabalhadores”. Os destroços do desastre ainda não foram todos removidos. A recuperação tem sido lenta, e o desemprego elevado persiste.

Ainda levará tempo para um inventário amplo e detalhado das ruínas deste tempo. Nos últimos dias, surgem dados sobre danos causados a partir do campo da diplomacia. E também não são pequenos.

Logo no início do primeiro governo Lula, enquanto era aplicada uma política econômica sensata, que teve êxito ao debelar a inflação e colocou o país em condições de se beneficiar de um ciclo de crescimento mundial, o Planalto compensava esta concessão “neoliberal” com uma diplomacia terceiro-mundista, de eixo Sul-Sul.

Mas não se ficou apenas em discursos e troca de afagos com caudilhos como o venezuelano Chávez e ditadores africanos. Esta coreografia diplomática abriu espaço para muitos negócios patrocinados pelo lulopetismo e empreiteiras com as quais Lula e aliados do PMDB, PP etc. saquearam a Petrobras.

Temer no telhado: Editorial | Folha de S. Paulo

Presidente indica ter perdido entusiasmo pela ideia de concorrer à reeleição e acena a aliados

Parece ter durado pouco o entusiasmo do presidente Michel Temer (MDB) pela ideia de concorrer à reeleição em outubro, projeto pelo qual ele começou a manifestar interesse em meados de março.

Em duas entrevistas concedidas nos últimos dias, ele disse que pode desistir da postulação se isso contribuir para unir em torno de um só nome os partidos que o sustentaram no poder após o impeachment de Dilma Rousseff (PT).

“Se for necessário, abro [mão da candidatura] com a maior tranquilidade”, afirmou o presidente. “Se nós quisermos ter o centro, não podemos ter sete ou oito candidatos.”

Temer transmitiu mensagem semelhante em conversas privadas com aliados e buscou aproximação com o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB), que tem preferido manter distância do emedebista.

A candidatura à reeleição sempre pareceu duvidosa, um biombo que disfarçava mal seus reais objetivos —evitar o isolamento e buscar proteção contra o avanço das investigações que o cercam.

Alvo de duas denúncias criminais com andamento suspenso pela Câmara dos Deputados, o mandatário é o foco de dois inquéritos no Supremo Tribunal Federal, e as suspeitas sobre sua conduta se avolumaram nas últimas semanas.

Indústria vacila e põe ritmo de recuperação em dúvida: Editorial | Valor Econômico

Os resultados da indústria em março acenderam um sinal de alerta e provocaram a revisão para baixo das estimativas de crescimento neste ano. Esperava-se que este ano fosse melhor para a produção industrial do que 2017, quando a expansão foi de 2,5%, quebrando uma sequência de três anos de baixa. A retomada ajudaria a recuperar o mercado de trabalho, com empregos geralmente formais e de melhor remuneração. Agora já não se tem a mesma certeza. Também estão em jogo as expectativas para o Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre, que será divulgado no fim do mês, e podem influenciar as previsões para o ano inteiro, que já antecipavam uma retomada gradual.

De alguns ângulos, os números podem parecer positivos. A produção industrial medida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) cresceu 1,3% em relação a março de 2017 e foi a 10ª taxa positiva consecutiva desde junho de 2017. Em 12 meses, a expansão foi de 2,9%, o mesmo resultado acumulado em fevereiro e o mais elevado desde junho de 2011. A produção industrial está 15,3% abaixo do nível recorde de maio de 2011.

Mas prevaleceu a comparação com último trimestre de 2017, que sinaliza uma certa estagnação. Com o recuo de 0,1% em março, a indústria simplesmente anula o crescimento que havia registrado em fevereiro. Dos 26 ramos pesquisados, 14 tiveram taxas negativas. O crescimento de 3,1% no primeiro trimestre mostra desaceleração em comparação com os 4,9% do quarto trimestre de 2017, o que se repetiu em praticamente todos os principais setores. O resultado foi determinado pelo comportamento dos bens intermediários, que representam cerca de 60% do setor industrial, e registraram queda de 0,7%, a terceira seguida, com perda acumulada de 3,9%. No caso dos bens de consumo semi e não duráveis, o crescimento refluiu de 2,8% nos últimos três meses de 2017 para 0,8% no primeiro trimestre deste ano.

Paulinho da Viola:Quem é do mar não enjoa

Vinicius de Moraes: Soneto de Fidelidade

De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.