quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

PIB do Brasil encolherá este ano, diz 'Economist'

DEU EM O GLOBO

Para revista, crise afetará eleições

A Economist Intelligence Unit - EIU, unidade do grupo britânico "Economist", que reúne especialistas em conjuntura econômica - prevê que o Produto Interno Bruto (PIB, o conjunto de bens e serviços produzidos) brasileiro vai encolher este ano devido à deterioração da economia global. O grupo reviu sua previsão anterior e calcula agora do país vai sofrer uma contração, embora modesta, em 2009. Pelos novos cálculos, o PIB do país fechará o ano com queda de 0,5%, contra uma alta de 1,6% da previsão anterior.

Segundo os analistas britânicos, a retração ocorrerá apesar das medidas de estímulo do governo e do corte das taxas de juros pelo Banco Central (BC). "Embora vejamos uma recuperação do crescimento em 2010, a severa retração deste ano e o aumento do desemprego ainda assim vão complicar as iniciativas presidenciais, reduzindo as chances do partido do governo de voltar ao poder nas próximas eleições", revelou a revista, citando a EIU.

"O estado da economia mundial está piorando num ritmo alarmante, com os dados nacionais revelando uma aguda retração nas principais economias no quarto trimestre de 2008. Como consequência, a EIU reduziu suas previsões para o crescimento mundial. Prevemos agora que o PIB global caia 1,9% em termos reais em 2009. Isso representa uma queda de um ponto percentual em relação à nossa previsão anterior de recuo de 0,9%, feita em meados de janeiro", disse o grupo, acrescentando que essa queda afetará a atividade econômica brasileira.

Nenhum comentário: