sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Luiz Weber: Não o deixem só

- Folha de S. Paulo

Novo chanceler demonstrou pragmatismo no passado

Lançado há pouco nos Estados Unidos, o livro "Fear" (medo) sobre os dois primeiros anos do governo Donald Trump mostra a ação do "deep state", a burocracia enraizada e profissional em atuação na Casa Branca, na lapidação da agenda presidencial. São superegos que impedem a materialização dos impulsos irrefletidos do presidente em política externa e na defesa.

O presidente eleito Jair Bolsonaro até agora só tem seguidores no Twitter, gente que curte tudo o que diz. No Planalto, alguns freios serão necessários. Chamem os adultos à sala.

Indicado para chefiar o Itamaraty, o embaixador Ernesto Araújo é um profissional culto, alguém que recheia com filé a retórica ossuda de Bolsonaro. Não significa que o resultado seja palatável.

Admirador de Trump, o diplomata, em vários de seus artigos recentes (posts em blog, bem ao espírito do tempo), ataca a imprensa, o Partido Democrata americano, acordos climáticos, o multilateralismo.

Dez anos atrás, em estudo sobre o Mercosul, de 352 páginas, o embaixador dizia que o "princípio da negociação em conjunto é um dos pilares centrais do Mercosul e deve ser firmemente mantido, sob pena de comprometimento das bases da política externa brasileira". Pragmático.

Escolhido, o diplomata abriu uma conta no Twitter. Ganhou em 24 horas 38 mil seguidores e passou a seguir seis pessoas: o clã Bolsonaro, o general Hamilton Mourão e um bacharel em relações internacionais. Foi advertido pelo comediante Danilo Gentili de que ali é "só baixaria".

Nas redes sociais de Bolsonaro, um versículo do profeta Zacarias aparece como fundamento para a transferência anunciada da embaixada brasileira em Tel Aviv para Jerusalém: "O Senhor te repreenda, ó Satanás, sim, o Senhor, que escolheu Jerusalém, te repreenda".

Se a inspiração é dos cultos, desconsiderando os interesses nacionais, o "deep state" do Itamaraty terá uma missão. Que possa contar com o novo chanceler —o pragmático, não o tuiteiro recém-convertido.

Nenhum comentário: