sábado, 5 de maio de 2012

Em crise, Delta pode ser comprada por empresa

Operação ainda está em fase inicial; com possível compra, grupo JBS aumentaria participação no ramo da construção

Gustavo Uribe

SÃO PAULO. A J&F Holding, grupo que controla o frigorífico JBS, manifestou a disposição na última semana de adquirir a Delta Construções, empresa alvo de investigação na CPI do Carlinhos Cachoeira, no Congresso Nacional. A informação é de agentes envolvidos na negociação de compra, segundo os quais as operações ainda estão em estágio inicial. Em abril, o colunista do GLOBO Ancelmo Gois antecipou que a empreiteira estava à venda, após passar por problemas de caixa em virtude da divulgação de irregularidades em contratos com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em 2011.

O conselho consultivo da J&F Holding, presidido pelo ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles, estaria à frente das negociações com a empreiteira. A Delta Construções e a J&F Holding, procuradas pelo GLOBO, não se pronunciaram.

A aquisição da empreiteira pela holding representa a expansão dos negócios da J&F para o ramo da construção civil. Em abril, em entrevista ao jornal "Folha de S. Paulo", o presidente licenciado da Delta Construções, Fernando Cavendish, reconheceu o risco de a empreiteira passar por problemas financeiros após a divulgação do conteúdo da Operação Monte Carlo, da Polícia Federal.

Na semana passada, a construtora deixou o consórcio responsável pelo projeto da Transcarioca, após ter se retirado das obras de reforma do estádio do Maracanã. O ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, afirmou, no 1 de Maio da CUT, que o Ministério do Planejamento estava se preparando para uma eventual saída da Delta Construções das principais obras do governo federal, em especial as do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Um diretor de uma das cinco maiores empreiteiras do País, ouvido pelo GLOBO, avaliou que a eventual venda da Delta Construções, a sexta maior construtora nacional, tem caráter mais político que econômico, uma vez que, por meio dos atuais contratos firmados, a empresa não quebraria a curto prazo.

O executivo pondera, contudo, que há o risco de o patrimônio da empreiteira "derreter" com o passar do tempo, sobretudo com o aprofundamento das investigações no âmbito da CPI do Cachoeira.

A professora de engenharia civil da Universidade Mackenzie, de São Paulo, e especialista em mercado imobiliário Denise Batalha Vasconcelos observa que a suposta aquisição não deve alterar as atividades ou diretrizes da Delta Construções. A compra pode ainda contribuir na capacitação interna da empreiteira.

- Eu não vislumbro alteração nas atividades ou diretrizes da empresa. Os contratos atualmente assinados devem também ser cumpridos. Não há perspectiva da empreiteira assumir uma nova cultura e, com isso, mudar a postura em relação aos contratos - afirmou a professora Denise.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: