quinta-feira, 19 de julho de 2012

Réu do mensalão, Jefferson volta a presidir PTB

Ex-deputado afirma em discurso acreditar em sua absolvição e na da maioria dos mensaleiros

Maria Lima

BRASÍLIA . Faltando menos de um mês para o início do julgamento do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-deputado Roberto Jefferson, um dos delatores do escândalo e um dos 38 réus no processo, foi reeleito ontem, por aclamação, para presidir o PTB pelo quarto mandato consecutivo.

O Diretório Nacional do partido se reuniu em clima de comoção e não faltaram discursos emocionados em desagravo a Jefferson, que chegou a chorar. Ele disse estar preparado e tranquilo para a luta, mas já conta com a absolvição dele próprio e da maioria dos mensaleiros.

- Não vejo nenhuma chance de me condenarem. Muitos petistas serão absolvidos. O julgamento será técnico e não político. O Supremo não vai fazer isso - disse Jefferson.

Vários dirigentes do PTB discursaram em apoio ao réu do mensalão. O secretário-geral Campos Machado foi o mais inflamado e disse que não estavam ali só para reeleger Jefferson, mas "homenageando a História". E que, quando tudo isso acabar, vão estampar numa camiseta a frase: "Eu sempre acreditei em Roberto Jefferson."

O presidente reeleito do PTB explicou que a manifestação de ontem não é para afrontar ou desafiar o STF às vésperas do julgamento. Disse que foi apenas um ato interno de apoio, sem intenção de confrontar os ministros:

- Vamos verbalizar minha inocência sem confrontos às instâncias democráticas, sem juntar gente na frente do Supremo e sem manifestação hostil. Temos que respeitar o Judiciário.

No discurso aos delegados, Jefferson chorou ao contar que tomou a decisão de denunciar o mensalão quando a PF fez uma busca e apreensão em sua casa, em 2005. Disse que, quando ferem sua família, "não tem volta". Chorando, disse à jovem esposa Ana Lúcia:

- Estamos prontos para a luta, né, minha gatinha?

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: