quinta-feira, 19 de julho de 2012

Lacerda em BH: caminhada para virar jogo

Marcio Lacerda começa pelo Barreiro, onde perdeu nos dois turnos em 2008, a corrida nas regionais e destaca obras executadas em seu governo

Alice Maciel

O prefeito Marcio Lacerda (PSB), candidato à reeleição, escolheu exatamente o Barreiro, um dos maiores colégios eleitorais de BH, onde perdeu nos dois turnos em 2008, para começar a corrida de votos nas regionais. Ele fez o corpo a corpo ontem no Centro Comercial João Paulo II e almoçou no restaurante popular. No primeiro discurso como candidato, usou como munição, para atrair os eleitores, as obras executadas durante os três anos e meio em que está à frente da prefeitura. Ele ainda se defendeu de uma das principais críticas do PT à sua administração, a área social: "Tenho orgulho de dizer o que esta administração cumpriu na área social e vamos mostrar isso em detalhes muito brevemente".

O centro comercial foi um dos primeiros locais visitados por Lacerda quando assumiu a prefeitura. Em 1º de janeiro de 2009 uma enchente deixou as lojas debaixo d"água. O prefeito lembrou o fato para conquistar os eleitores. O mote da sua campanha ontem foi: "O prefeito que resolveu o problema das enchentes". A frase foi dita várias vezes por um animador enquanto Lacerda caminhava pelo centro. O socialista chegou ao local por volta do meio-dia acompanhado do seu companheiro de chapa, o deputado estadual Délio Malheiros (PV), e foi recebido por candidatos a vereador e militantes.

Os comerciantes aproveitaram para fazer reivindicações. Dono de loja de roupa, André Paes cobrou de Lacerda a instalação de câmeras do projeto Olho Vivo. "Ele disse que o dinheiro foi liberado e que já foi licitado", contou André. Em outra parada, em um consultório odontológico, o prefeito reencontrou a dentista Flávia Mello. Segundo ele, o local estava cheia de lama, em dois de janeiro de 2009, quando ele foi avaliar as consequências das chuvas. A dentista disse que parte dos problemas das enchentes foi resolvida, mas ressaltou que ainda falta fazer obras no Córrego dos Camarões. "Lá tem muito lixo e o mau cheiro chega aqui", ressaltou. O prefeito disse que conseguiu financiamento da Caixa Econômica Federal para alargar e aprofundar o canal.

Na sorveteria onde encerrou a caminhada, Lacerda e Délio tomaram suco de açaí e seguiram para o carro de som para o primeiro discurso. "A gente está aqui para pedir o apoio, o voto e a mobilização de vocês, para que a gente possa continuar o trabalho, continuar melhorando, melhorando sempre. Tem muita obra no papel, muita obra começando, muita licitação acontecendo" disse.

O prefeito almoçou no restaurante popular do Barreiro. O cardápio do dia era frango com quiabo, feijão, arroz, angu, couve e banana.

Saúde. Moradores do Barreiro ouvidos pela reportagem apontaram a saúde como o maior problema da região. A falta de médicos e o atendimento ruim foram as principais reclamações. Lacerda garantiu que mais profissionais estão sendo contratados. "Um pouquinho mais de paciência e estaremos com o quadro de médicos completo" disse, antes de acrescentar: "A parte pessoal andou bem, agora temos de investir mais, é um investimento de 300 milhões e vamos ter a melhor rede de atenção básica do país".

FONTE: ESTADO DE MINAS

Nenhum comentário: