segunda-feira, 15 de julho de 2013

'NYT': Dilma sofre ao lidar com protestos

Segundo jornal, medidas propostas pelo governo geram desconfiança

Reportagem do jornal americano "New York Times" publicada ontem discorreu sobre as dificuldades da presidente Dilma Rousseff em conter os protestos no Brasil e atender aos pedidos dos manifestantes nas ruas. O veículo destaca, entre as medidas de emergência, o programa para trazer médicos de outros países e o pacote de reformas políticas.

"Dilma e sua equipe estão pressionando os legisladores para aprovar um pacote de reforma política às pressas, uma ou outra versão do que foi definhando no Congresso desde meados da década de 1990. Mas a oposição, a mídia e o público parecem desconfiados da iniciativa, vista por alguns críticos como uma tentativa do Partido dos Trabalhadores de criar condições que lhe permitam permanecer no poder de forma permanente", escreveu o jornalista Larry Rohter, que em 2004 por pouco não foi expulso do país, ao afirmar em reportagem que o então presidente Lula exagerava na bebida.

Políticos desprevenidos

O jornal fala ainda sobre como o governo e os políticos brasileiros ficaram perplexos com a onda de manifestações.

"O descontentamento popular, que também é dirigido aos partidos de oposição e seus líderes, pegou Dilma e seus assessores desprevenidos, como fez com quase todos os outros. Depois de uma década em que milhões de brasileiros saíram da pobreza para a classe média, matrículas nas universidades dobraram, o emprego e os salários cresceram espetacularmente e a desigualdade social diminuiu, eles esperavam que os beneficiários dessas mudanças fossem gratos."

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: