domingo, 19 de outubro de 2014

No Rio, Aécio conversa com Romário em busca de apoio

• Aliança com senador eleito será anunciada nos próximos dias

Cássio Bruno – O Globo

RIO — O candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, está perto de conquistar o apoio do deputado federal Romário (PSB), eleito senador com a marca recorde de 4,6 milhões de votos. Os dois conversaram neste sábado e vão anunciar a aliança para o segundo turno nos próximos dias. O ex-jogador é crítico ferrenho do governo da presidente Dilma Rousseff, que tenta a reeleição pelo PT.

Para fechar o acordo, Romário apresentou uma série de propostas a Aécio Neves. Entre elas, a criação de centros de referência de diagnósticos e de tratamento para pessoas com doenças raras e com deficiência física, e mais atenção ao esporte, principalmente ao futebol.

Apelos feitos também ao PMDB
As reivindicações foram as mesmas apresentadas por Romário ao governador Luiz Fernando Pezão, candidato do PMDB à reeleição, em troca de apoio, apesar de o deputado passar toda a campanha centrando ataques ao PMDB e ao ex-governador Sérgio Cabral. No primeiro turno, Romário pediu votos para o candidato derrotado do PT, Lindbergh Farias.

Aécio e Romário já vinham negociando há algumas semanas uma aproximação. O objetivo do tucano é conquistar os eleitores da ex-candidata do PSB Marina Silva nesta reta final de campanha. No estado, Marina ficou em segundo lugar no primeiro turno com 2.592.292 votos. Dilma chegou em primeiro, com 2.971.736. Aécio conquistou 2.249.662.

O PSB fluminense liberou os filiados a apoiarem quem quiserem, tanto para presidente como para governador. Após ser eleito, Romário expôs a crise dentro do partido e afirmou que não teve apoio da legenda na campanha. A aliança com Aécio ganhou mais força depois que Marina aderiu à campanha do tucano.

O candidato do PSDB esteve neste sábado em Porto Alegre, pela manhã, onde afirmou que, caso seja eleito, contará com um núcleo formado pelo PSDB, PSB, PP e pelo “lado bom” do PMDB.

Nenhum comentário: