sábado, 12 de dezembro de 2020

Luiz Paulo Costa* - 180 mil mortes por Covid-19 e a prevenção

As 180 mil mortes em 2020 anunciadas pelo ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, foi a gota d’água de sua exoneração pelo presidente Jair Bolsonaro que não admitia o isolamento horizontal e o uso de máscaras como prevenção sanitária à covid-19. Elas estão aí e ainda não sensibilizam milhares de brasileiros que continuam a frequentar aglomerações sem máscara e distanciamento social certamente pensando que são imunes ao vírus.

O que falta fazer para convencer esses compatriotas do risco que estão correndo? A morte de algum conhecido ou parente? A sua própria morte não será porque isto não convenceu muitos dos 180 mil brasileiros estimados para morrer. E eles não tiveram a oportunidade de acreditar que isto poderia acontecer. E aconteceu!

Como coordenador do Bloco Carnavalesco Engole Sapo, que este ano antecipou-se à pandemia  do coronavirus em seu 31º carnaval com o slogan “A ciência ilumina a vida” com a charge de Einstein como a figura do sapo, o que pode ser feito além de não sair em seu 32º carnaval.? Certamente o Engole Sapo de máscara aplicando a vacina contra covid-19. Será que os negacionistas serão convencidos em aplicar a vacina para não morrer?

Lembro que a vacina contra a varíola que tomei todos os anos no grupo escolar do Padre Fortunato, levou dez anos para erradicar a pandemia que matou 300 milhões no mundo. Não posso acreditar que a humanidade não tenha aprendido as lições do passado! Mas sou um sobrevivente para contar isto!

*Jornalista e escritor, O Vale (SP )12/12/2020

Nenhum comentário: