DEU EM O GLOBO
Prestes a deixar cargo, tucano faz balanço de gestão e cita gastos com trem e metrô como melhoria na renda do trabalhador
Sérgio Roxo
SÃO PAULO. A três dias de deixar o cargo para assumir a pré-candidatura à Presidência, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), teve ontem um domingo repleto de atividades oficiais: andou de trem e afirmou que a sua gestão implantou a bolsa transporte em São Paulo.
Vou passar o cargo de governador para o Alberto Goldman (seu vice) com um misto de chateação, de deixar o governo, deixar São Paulo; não vou ficar eufórico com isso.
Mas, por outro lado, com uma infinita alegria por ter perfeita consciência de que nós fizemos, e vamos continuar fazendo, coisas boas acontecerem no nosso estado e nosso país disse Serra, ao inaugurar um complexo viário de R$ 410 milhões para ligar a Rodovia Anhanguera à Marginal Tietê.
A maior encomenda da história do mundo de trens Apesar de a obra ser voltada ao transporte individual, o governador destacou que, em sua gestão, priorizou investimentos nos trens e no metrô.
Estamos investindo na área de trilhos três a quatro vezes mais do que nas obras viárias afirmou.
Segundo Serra, o gasto total com melhorias na rede ferroviária é de R$ 21 bilhões.
Nós fizemos a maior encomenda da história do mundo de trens, com exceção, meio óbvia e rotineira, da China. Isso é transporte para trabalhador. Isso é a bolsa transporte. Vamos ter isso claro: transporte é vital para a vida das pessoas. Ou é tempo para lazer ou é tempo para trabalhar e ganhar mais dinheiro.
Portanto, é um investimento eminentemente popular disse o tucano.
Ao ser perguntado sobre o bolsa transporte, Serra afirmou que um melhor sistema de transporte também significa melhoria na renda do povo. Há duas semanas, ele já havia dito que investir em transporte significava transferência de renda.
É como se fosse uma bolsa transporte, porque no fundo é um subsídio que você está dando à renda das pessoas indiretamente através do menor tempo (gasto nos deslocamentos).
Renda se distribui através da saúde, da educação, do bom transporte coletivo. É isso que configura o padrão de vida, junto com renda monetária.
Serra se disse frustrado por deixar o governo sem conseguir entregar obras. A quinta linha de metrô da capital paulista deveria ser aberta ao público amanhã, mas houve atraso nos testes da operação dos trens.
Tenho orgulho do que foi feito e um certa frustração de não estar presente nas várias coisas que vão ser entregues ao longo deste ano. Muita coisa vai sobrar para o Goldman, um sortudo disse ele.
Além do complexo viário, Serra inaugurou ontem, ao lado de Orestes Quércia (presidente do PMDB-SP) e do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), três estações reformadas da Linha 9-Esmeralda da rede de trens. As estações de trem passarão a ter, segundo o governo estadual, padrão de metrô.
Na última semana, de imposto abatido a bônus a professor Serra vem mantendo uma intensa rotina de inaugurações em seus últimos dias no cargo. No sábado, o tucano abriu as novas pistas da Marginal Tietê. No mesmo dia, foi inaugurado um parque na Zona Leste da capital paulista. O governador também inaugurou, na última semana, unidades de saúde; anunciou o pagamento de bônus a professores; regulamentou uma lei para abater imposto de empresas que investirem no esporte; e chegou a realizar uma cerimônia para dar início à demolição de imóveis no local em que será construído um complexo cultural.
Restará ainda a Serra, nestes dois próximos dias, a abertura do Trecho Sul do Rodoanel, provavelmente na terça-feira.
Como a quinta linha de metrô da capital paulista não ficou pronta, o governador fará apenas uma vistoria técnica no local.
A ideia era incluir a obra no pacote de final de governo.
Prestes a deixar cargo, tucano faz balanço de gestão e cita gastos com trem e metrô como melhoria na renda do trabalhador
Sérgio Roxo
SÃO PAULO. A três dias de deixar o cargo para assumir a pré-candidatura à Presidência, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), teve ontem um domingo repleto de atividades oficiais: andou de trem e afirmou que a sua gestão implantou a bolsa transporte em São Paulo.
Vou passar o cargo de governador para o Alberto Goldman (seu vice) com um misto de chateação, de deixar o governo, deixar São Paulo; não vou ficar eufórico com isso.
Mas, por outro lado, com uma infinita alegria por ter perfeita consciência de que nós fizemos, e vamos continuar fazendo, coisas boas acontecerem no nosso estado e nosso país disse Serra, ao inaugurar um complexo viário de R$ 410 milhões para ligar a Rodovia Anhanguera à Marginal Tietê.
A maior encomenda da história do mundo de trens Apesar de a obra ser voltada ao transporte individual, o governador destacou que, em sua gestão, priorizou investimentos nos trens e no metrô.
Estamos investindo na área de trilhos três a quatro vezes mais do que nas obras viárias afirmou.
Segundo Serra, o gasto total com melhorias na rede ferroviária é de R$ 21 bilhões.
Nós fizemos a maior encomenda da história do mundo de trens, com exceção, meio óbvia e rotineira, da China. Isso é transporte para trabalhador. Isso é a bolsa transporte. Vamos ter isso claro: transporte é vital para a vida das pessoas. Ou é tempo para lazer ou é tempo para trabalhar e ganhar mais dinheiro.
Portanto, é um investimento eminentemente popular disse o tucano.
Ao ser perguntado sobre o bolsa transporte, Serra afirmou que um melhor sistema de transporte também significa melhoria na renda do povo. Há duas semanas, ele já havia dito que investir em transporte significava transferência de renda.
É como se fosse uma bolsa transporte, porque no fundo é um subsídio que você está dando à renda das pessoas indiretamente através do menor tempo (gasto nos deslocamentos).
Renda se distribui através da saúde, da educação, do bom transporte coletivo. É isso que configura o padrão de vida, junto com renda monetária.
Serra se disse frustrado por deixar o governo sem conseguir entregar obras. A quinta linha de metrô da capital paulista deveria ser aberta ao público amanhã, mas houve atraso nos testes da operação dos trens.
Tenho orgulho do que foi feito e um certa frustração de não estar presente nas várias coisas que vão ser entregues ao longo deste ano. Muita coisa vai sobrar para o Goldman, um sortudo disse ele.
Além do complexo viário, Serra inaugurou ontem, ao lado de Orestes Quércia (presidente do PMDB-SP) e do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), três estações reformadas da Linha 9-Esmeralda da rede de trens. As estações de trem passarão a ter, segundo o governo estadual, padrão de metrô.
Na última semana, de imposto abatido a bônus a professor Serra vem mantendo uma intensa rotina de inaugurações em seus últimos dias no cargo. No sábado, o tucano abriu as novas pistas da Marginal Tietê. No mesmo dia, foi inaugurado um parque na Zona Leste da capital paulista. O governador também inaugurou, na última semana, unidades de saúde; anunciou o pagamento de bônus a professores; regulamentou uma lei para abater imposto de empresas que investirem no esporte; e chegou a realizar uma cerimônia para dar início à demolição de imóveis no local em que será construído um complexo cultural.
Restará ainda a Serra, nestes dois próximos dias, a abertura do Trecho Sul do Rodoanel, provavelmente na terça-feira.
Como a quinta linha de metrô da capital paulista não ficou pronta, o governador fará apenas uma vistoria técnica no local.
A ideia era incluir a obra no pacote de final de governo.
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