quinta-feira, 24 de novembro de 2011

PMDB critica STF por Jader não ter assumido

Contrariado, Senado adia sabatina da nova ministra indicada para vaga no Supremo

BRASÍLIA. Em reunião com discursos inflamados, convocada a pedido do senador eleito Jader Barbalho (PA), a Executiva do PMDB aprovou ontem nota em que pede ao Supremo Tribunal Federal (STF) que decida a favor da posse do peemedebista paraense. Sob o comando do presidente do Senado, José Sarney (AP), e do presidente do partido, Valdir Raup (RO), a reunião ocorreu em clima de revolta.

Os peemedebistas protestaram contra o tratamento dado a Jader, já que outros políticos, enquadrados como ele pela Lei da Ficha Limpa - por ter renunciado a mandato no Senado para não ser cassado -, foram empossados por ordem do STF.

Há duas semanas, por cinco votos a cinco, terminou empatado no STF o julgamento do último recurso de Jader para tomar posse no Senado. Com o impasse, o julgamento agora só será retomado após a posse da nova ministra do STF, Rosa Weber, ainda não sabatinada no Senado.

No Senado, o relator da indicação de Rosa Weber, Romero Jucá (PMDB-RR), adiou a apresentação de seu parecer. Assim, a sabatina da nova ministra na Casa deverá ocorrer no dia 7 de dezembro, e não mais no dia 30. Nos bastidores, interlocutores de Jucá confirmaram que ele atendeu a um pedido do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que pensou em deixar para 2012 a aprovação do nome de Rosa. Jucá negou.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: