Fechar aliança com os comunistas é prioridade do PT, que teme isolamento
Tradicional aliado do PT, PC do B coloca na mesa de negociações em SP apoio a Manuela D"Ávila em Porto Alegre
Daniela Lima
SÃO PAULO - Auxiliado pelo prefeito Gilberto Kassab, o PSDB estuda uma forma de afastar o PC do B do pré-candidato petista à Prefeitura de São Paulo, o ex-ministro da Educação Fernando Haddad.
Fechar a aliança com os comunistas é uma das prioridades do PT, que teme o isolamento da candidatura de Haddad.
Tradicional aliado do PT, o PC do B, no entanto, coloca na mesa de negociações em São Paulo o apoio dos petistas à sua campanha mais importante nessas eleições, a da deputada Manuela D"Ávila em Porto Alegre.
O PT, que tem candidato próprio naquela cidade, não sinaliza intenção de ceder.
É nesse impasse que o PSDB aposta para minar as relações de petistas e comunistas em São Paulo. Os tucanos querem fortalecer a candidatura de Manuela, em Porto Alegre, em troca da não adesão dos comunistas ao PT na capital paulista.
Para afastar o PC do B de Haddad, o PSDB quer fortalecer a criação de uma via de esquerda alternativa ao PT em São Paulo, usando a candidatura do deputado Paulinho da Força, presidente estadual do PDT.
A candidatura do PDT funcionaria como um ímã para partidos que, embora façam parte da base do governo federal, não queiram aderir à candidatura de Haddad, nem arcar com o ônus de auxiliar formalmente o projeto do PSDB em São Paulo.
Fundamental para essa articulação, o PDT, insatisfeito com a relação com o Planalto, se aproximou dos tucanos neste ano. Na última sexta-feira, ganhou uma secretaria no governo Geraldo Alckmin, a de Trabalho e Emprego.
Na ponta gaúcha, o PSD, de Kassab, discute se aliar a Manuela. O PSB já aderiu à candidatura da comunista.
Em 27 de fevereiro, Manuela D"Ávila e José Serra, um dos pré-candidatos do PSDB em São Paulo, se encontraram no aniversário do presidente nacional do PC do B, Renato Rabelo.
Na festa, Serra disse a Manuela, em tom informal, que tucanos e comunistas deveriam estar juntos em Porto Alegre. O PSDB tem pré-candidato na capital gaúcha, Nelson Marchezan Júnior, mas a própria cúpula do partido avalia que o nome não é forte nesta eleição.
Em São Paulo, o PC do B sustenta a pré-candidatura do vereador Netinho de Paula.
FONTE: FOLHA DE S. PAULO
Nenhum comentário:
Postar um comentário