quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Dirceu critica a mídia e já prepara recursos

Ex-ministro usa seu blog para agradecer as mensagens de apoio e acusa jornais de serem alinhados ao PSDB

Advogados de Dirceu aguardam a publicação da decisão e apostam em uma mudança na composição do STF

José Ernesto Credendio

SÃO PAULOO - ex-ministro José Dirceu usou seu blog para comentar a carta que seu filho e deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) publicou ontem na Folha, divulgar mensagens de apoio que vem recebendo após ser condenado a dez anos e dez meses pelo Supremo Tribunal Federal e tecer novos ataques à imprensa.

Logo pela manhã, Dirceu enviou uma mensagem ao filho. Na carta "A luta do meu pai continua", Zeca disse que Dirceu "foi e é um exemplo".
"Sei que ele vai sentir nas poucas linhas que lhe faço o quanto me comoveu e a força que me dá sua mensagem. E a importância do carinho que me dão ele, sua mãe Clara, sua filha Camila", escreveu. "Tenho orgulho de você. Como nos anos duros da ditadura e da construção do PT, estou e estarei sempre presente mesmo ausente. Juntos vamos vencer mais esse desafio. A verdade e a justiça prevalecerão."
Em seguida, acusou os "jornalões" de serem alinhados ao PSDB e disse que os meios de comunicação "não se tocaram até agora que a imprensa não dá a vitória [em eleições] a ninguém".

Defesa

Os advogados de Dirceu aguardam a publicação do acórdão do STF para apresentar os primeiros recursos.

O advogado José Luis Oliveira Lima diz que serão apresentados embargos infringentes contra a condenação por formação de quadrilha, item que teve seis votos contra e quatro a favor de Dirceu.

É um tipo de recurso formulado quando não há decisão unânime do tribunal.

Como dois ministros que condenaram Dirceu nesse item (Ayres Britto, que deixa o STF neste ano, e Celso de Mello, que deve sair em 2013) não avaliariam o recurso, a defesa espera que possa conseguir mais um voto. Seria suficiente para empatar o placar e inocentar Dirceu, que assim escaparia de dois anos e 11 meses de prisão e da pena em regime fechado.

A defesa ainda teria como entrar com embargos declaratórios, recurso usado para combater uma decisão quando há falta de clareza ou contradição. Porém, as chances de vitória seriam menores.

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário: