quarta-feira, 6 de março de 2013

PSOL suspende três 'marineiros'

Diretório Nacional é contra participação de filiados no partido de Marina

Cássio Bruno

O diretório nacional do PSOL aprovou por unanimidade na última segunda-feira, em São Paulo, a suspensão de integrantes do partido engajados na criação da Rede Sustentabilidade, da ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva. A decisão afeta diretamente a ex-senadora Heloísa Helena, o vereador do Rio Jefferson Moura e o membro da executiva Martiniano Cavalcante. Os três já haviam se afastado da legenda para se dedicar à Rede. O PSOL estuda lançar o deputado federal Chico Alencar à Presidência em 2014.

Em entrevista ao GLOBO, o presidente do PSOL, deputado federal Ivan Valente, criticou os companheiros de partido e, principalmente, Marina Silva. Segundo ele, a ex-ministra está utilizando de maneira "pragmática" a Rede com o objetivo de disputar as eleições do ano que vem:

- Apesar de esses membros do PSOL terem histórico positivo no campo ético, a maioria do partido decidiu pela suspensão. (A criação da Rede) É uma maneira pragmática da Marina de entrar na disputa presidencial contra PT e PSDB. A Rede não tem programa (de governo). O partido não tem uma posição política definida.

Chico Alencar lembrou que não se trata de expulsão, mas, sim, de evitar que Heloísa, Jefferson Moura e Martiniano participassem de reuniões do PSOL:

- Não é cabível que pessoas que estão no processo de criação de outro partido estejam participando das reuniões. Não é possível seguir o rio com um pé em cada canoa.

O deputado ressaltou que, por enquanto, não é o momento de falar nas eleições de 2014:

- Não vamos colocar a carroça na frente dos bois. Se Dilma, Aécio, Marina e (o governador de Pernambuco) Eduardo Campos estão com pressa, nós não estamos. Um passo de cada vez.

Um dos trechos da resolução do PSOL diz que o partido de Marina é de "ideológica indefinida". Em sua página na rede social, Milton Temer, integrante do PSOL, atacou os colegas:

- Executiva do PSOL decide por suspensão de "marineiros", garantindo-lhes direito de defesa na reunião do Diretório Nacional, mas esperando que tenham a dignidade de buscar seus caminhos. Reitero: porta de saída é serventia da casa. Bem idos.

Jefferson Moura, que está ajudando no recolhimento de assinaturas para criar a Rede, rebateu as críticas:

- Lamento. Espero que a direção nacional do PSOL reveja a decisão. Estou ajudando a construir a Rede. Foi o mesmo processo vivenciado pelos então deputados do PT quando optaram pelo PSOL para lançar a candidatura da Heloísa Helena à Presidência em 2006.

Braço direito de Marina e de malas prontas para deixar o PV, o deputado federal Alfredo Sirkis evitou polemizar:

- Eles só reforçam um pensamento leninista de trabalhar com energias negativas. Acreditamos na biodiversidade. Que bom que exista o PSOL para ter pessoas com pensamentos como os deles. E que vá existir a Rede com pensamentos parecidos com o nosso.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: