quarta-feira, 6 de março de 2013

Walfrido busca Eduardo para selar rumo

Marcos de Moura e Souza

BELO HORIZONTE - O presidente do PSB de Minas Gerais, o ex-ministro do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, Walfrido dos Mares Guia, espera um sinal de Eduardo Campos, presidente da legenda, para se reunir com ele em Recife. Na pauta do encontro, 2014 e a situação do partido em Minas.

Mares Guia continua afinado com o ex-presidente Lula. Conversa com ele com frequência, visita-o às vezes em São Paulo. A relação de amizade se estende às suas famílias. As respectivas mulheres, Maria Letícia e Sheila, também tornaram-se amigas.

Foi Mares Guia quem solicitou uma conversa com Eduardo. O encontro ainda não tem data confirmada. Se ouvir do governador de Pernambuco que seus planos são de intensificar as articulações para candidatar-se a presidente da República em 2014, a tendência é que o ex-ministro deixe o partido.

Por sua proximidade com o ex-presidente, Mares Guia tem dito que o PSB deveria se manter na base do governo da presidente Dilma Rousseff e que Eduardo ainda é um líder político jovem e com tempo a favor para pensar na Presidência em outro momento. O ex-ministro acredita que Eduardo Campos deveria concentrar esforços para tentar viabilizar-se como candidato a vice de Dilma em 2014.

Na semana passada, Mares Guia ouviu de um importante interlocutor de Eduardo que este, por ora, estaria disposto a entrar na disputa em 2014 somente se fosse para ter uma candidatura auxiliar à de Dilma. Seria, segundo essa versão, uma candidatura para dividir votos num cenário em que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e Marina Silva (do movimento Rede Sustentável) estivessem fortalecidos.

Mares Guia está afastado do prefeito reeleito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB). Lacerda inclinou-se em direção ao PSDB de Aécio nas últimas eleições, após um rompimento de última hora com o PT. E poderá ter um papel importante no enredo do PSB para 2014.

Na reta final das eleições, o presidente do PSB mineiro reuniu em sua casa para um jantar Lula e o candidato do PT à Prefeitura de Belo Horizonte - o principal adversário de Lacerda -, Patrus Ananias. Foi uma demonstração de afastamento em relação a Lacerda em plena campanha - que custou ao prefeito o embaraço de tentar explicar o encontro.

Se Eduardo continuar a fazer gestos de que quer ser candidato a presidente, Lacerda poderá ver seu nome fortalecido nas apostas sobre se ele será ou não candidato a governado de Minas em 2014. Essa é uma hipótese que circula entre políticos mineiros do PT, do PSDB e do PSB desde praticamente o início do primeiro mandato de Lacerda.

A dificuldade de Lacerda e do PSB em Minas seria dar as costas a Aécio, principal cabo eleitoral do prefeito nas eleições de outubro e nome mais influente nas disputas eleitorais do Estado. Tucanos mineiros sondaram muitas vezes o prefeito nos últimos anos a ser candidato ao governo com apoio do PSDB. Lacerda insiste que seus planos são de continuar na prefeitura.

Seu amigo Ciro Gomes (PSB) disse em novembro num evento em Belo Horizonte ao lado de Lacerda que se o partido quiser ter um candidato a presidente, deveria sair o quanto antes da base do governo Dilma. O prefeito, no entanto, não tem dado muitas pistas sobre o que pensa sobre Eduardo Campos como candidato a presidente em 2014.

Além da política, Mares Guia tem se ocupado diariamente do mundo dos negócios. Ele é um dos sócios controladores da Biomm Technology, empresa de capital aberto que no fim do ano passado anunciou a construção de uma fábrica de insulina humana em Nova Lima, na Grande Belo Horizonte.

Fonte: Valor Econômico

Nenhum comentário: