sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Panorama político - Ilimar Franco

O não de Bernardinho
O desportista Bernardinho vai formalizar hoje sua decisão de não concorrer ao governo do Rio pelo PSDB. Ele fará uma visita ao presidente tucano, senador Aécio Neves (MG), para dar sua palavra final. E vai se colocar à disposição para participar da formulação do programa de governo e, também, viajar pelo país e pedir votos para o tucano na propaganda eleitoral na TV.

Correndo atrás do prejuízo
O ministro Aguinaldo Ribeiro (Cidades) foi quem mais participou de reuniões no Planalto nos dois primeiros meses deste ano. Ele, mais os ministros da Casa, tentam encontrar uma fórmula para pagar R$ 140 milhões em emendas de 2013, que não foram liberadas por ele. No final do ano passado, cada ministério recebeu um limite de liberações, mas, apesar disso, Cidades não fez esses empenhos. Os parlamentares da base governista, inclusive os do partido de Ribeiro, o PP, ficaram na mão. A equipe da ministra Ideli Salvatti está procurando uma brecha para honrar os compromissos firmados, mas ainda não encontrou um instrumento para atender à base.

“A condução política equivocada acabou maximizando uma reforma ministerial de um governo que vai acabar em cinco meses”
Renan Calheiros
Presidente do Senado (AL)

A escolinha do professor Vicentinho
O ex-presidente da CUT e novo líder do PT na Câmara, o Vicentinho, reuniu todos os ex-líderes do partido esta semana. Ele ouviu relatos das experiências dos antecessores e conselhos sobre como agir no período da campanha eleitoral.

O piloto sumiu
Chama a atenção, no governo e na sociedade, a omissão da Secretaria da Igualdade Racial no caso da prisão do ator Vinícius Romão de Souza. No site do órgão, somente há registro das violências cometidas contra o jogador de futebol Tinga, vítima de preconceito no Peru, e da manicure que foi alvo de discriminação de uma mulher australiana.

Olho vivo em São Paulo
A presidente Dilma pediu ao ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) que fique no cargo, pelo menos, até o fim da Copa. Quer vê-lo dialogando com os movimentos sociais. Gilberto pode assumir a campanha de Alexandre Padilha.

A luta pelo poder
Candidato a substituir o ministro Gastão Vieira (Turismo), o secretário de Políticas de Turismo da pasta, Vinicius Lummertz, foi excluído de comitiva que viajou até Lençóis (MA), pelo programa Parques da Copa. Determinado, após arrumar uma carona para participar, ele foi informado que sua presença não era bem vinda.

Bate e volta
O senador Roberto Requião (PMDB-PR) foi condenado a indenizar o ministro Paulo Bernardo (Comunicações) em R$ 67 mil. Mas a guerra continua na área criminal. O ministro Dias Toffoli é o relator do processo no STF.

Flagrante
Antes da sessão no STF, o ministro Marco Aurélio Mello brincou com a colega Rosa Weber, conhecida pela serenidade e por não alterar o tom de voz. "Ministra, vou pedir à senhora. Não bata boca com o Joaquim Barbosa". Ela sorriu.

O presidente do PDT, Carlos Lupi, vai concorrer a um mandato em outubro. Ontem, ele pediu demissão da função que ocupava no Conselho do BNDES.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: