terça-feira, 17 de maio de 2016

Proposta para a Previdência deve sair em 1 mês

Proposta de reforma da Previdência sai em junho

• Após encontro com Temer, centrais falam em se unir contra projeto que mexa com trabalhadores da ativa

Geralda Doca, Catarina Alencastro, Eduardo Barretto - O Globo

-BRASÍLIA- O governo do presidente interino Michel Temer decidiu ontem criar um grupo de trabalho com representantes das centrais sindicais para discutir as principais resistências à reforma da Previdência. Em reunião com as centrais no Planalto, foi sugerida a apresentação de uma proposta em até 30 dias. Auxiliares de Temer, no entanto, garantem que, independentemente de haver consenso, dois projetos serão enviados até o dia 18 de junho ao Congresso: para a Previdência e para a área trabalhista.

O deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força Sindical, saiu da reunião dizendo que não aceita negociar uma reforma previdenciária que atinja os trabalhadores que estão na ativa. Ele defende que qualquer mudança valha apenas para os que ainda não ingressaram no mercado de trabalho, o que só começaria a funcionar por volta de 2050.

Paulinho disse que, caso o governo Temer insista em enviar para o Congresso uma medida diferente, se juntará à Central Única dos Trabalhadores (CUT), ligada ao PT, e à Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) para tentar barrar o projeto. As duas centrais recusaram o convite de Temer para participar do encontro de ontem, alegando que o governo interino é “golpista”.

Segundo Antonio Neto, presidente das Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Temer garantiu que os direitos de quem já está trabalhando serão mantidos. Para Neto, o governo precisará convencer as centrais sobre a reforma.

— O presidente repete aquilo que foi o discurso dele. Ele não mexerá naquilo que são direitos garantidos dos trabalhadores. Toda vez que troca de governo, a primeira coisa que vem é “vamos discutir a reforma da Previdência, vamos discutir a reforma trabalhista”. Chegou a hora de a gente dar um basta nisso definitivamente — disse, emendando:

— Eles tentarão nos convencer e nós vamos tentar convencê-los.

Nenhum comentário: