• Láurea é concedida há 20 anos por uma parceria entre o CIEE e o Grupo Estado para profissionais que pensam e agem pelo aprimoramento da educação brasileira
- O Estado de S. Paulo
O professor e embaixador Rubens Ricupero recebeu nesta sexta-feira, 14, o Prê¬mio Professor Emérito 2016 - Troféu Guerreiro da Educação - Ruy Mesquita, concedido em conjunto pelo Centro Integração Empresa-Escola (CIEE) e pelo Estado.
Em sua 20ª edição, o prêmio homenageia a cada ano profissionais que “pensam e agem pelo aprimoramento da educação brasileira”.
Ricupero, que foi ministro do Meio Ambiente e da Fazenda no governo Itamar Franco, foi apelidado de “sacerdote do Plano Real” por sua atuação em explicar para a população brasileira a importância da mudança no sistema econômico.
Na premiação, esse seu papel foi lembrado como um exemplo do seu desempenho como grande educador que Ricupero, de 79 anos, teve em todas as suas áreas de atuação, da diplomacia, à educação, à economia, ao governo.
O jurista Celso Lafer, de 75 anos, que recebeu a láurea no ano passado, lembrou a carreira de Ricupero e seu trabalho tanto na educação formal, como professor, quanto no sentido mais amplo, por meio da sua expressão em palestras, artigos e na atuação pública.
“Não sei como expressar gratidão. Sei que não mereço essa honra, mas são as honras que a gente não merece que são sempre as mais doces”, afirmou Ricupero em seu discurso de agradecimento.
“Não é falsa modéstia, mas há milhares de pessoas que merecem esse prêmio mais do que eu. Estamos homenageando os professores modestos, anônimos, os mais esquecidos em zonas rurais, no Nordeste, que não recebem reconhecimento, nem salário. Esses são os guerreiros. Meu pensamento vai para essas escolas humildes do interior, para essa gente que procura aprender com professores que às vezes são só um pouquinho mais adiantados que eles. Todos empenhados em fazer a educação um sinônimo da vida”, disse.
A premiação foi entregue por Luiz Gonzaga Bertelli, presidente do Ciee, e por Francisco Mesquita Neto, diretor presidente do Grupo Estado, além de Lafer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário