quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Fernando Carvalho* - Bolsonaro sem querer ajudou a esquerda

Bolsonaro, sem querer, ajudou a esquerda. Com essa obsessão golpista, e especialmente sua campanha contra as urnas eletrônicas, levou o que a sociedade brasileira tinha de forças democráticas a se unir num esforço gigantesco em prol dos mecanismos oriundos da Constituição de 1988. O trabalho do TSE no aperfeiçoamento das urnas, liberando o acesso dos código-fonte até para militares, mesmo sendo eleições assunto das forças desarmadas.

A Carta aos Brasileiros, um repeteco da histórica Carta de Goffredo Telles contra a ditadura militar, em Defesa do Estado Democrático de Direito que foi assinada por mais de um milhão de pessoas. O Jornal Nacional da Globo criou a série O Brasil em Constituição, muito educativa quanto ao significado de nossa Carta.

Nessa série vimos que até os índios ajudaram a escrevê-la. O movimento em prol do aumento do número de eleitores estimulando a participação de idosos e adolescentes. E também em prol da participação das mulheres na política. Alexandre de Moraes dando uma dura nos oito bilionários golpistas. Levando meia dúzia deles a fazer declarações de amor à democracia pela televisão.

Agora, em que medida isso significou uma ajuda à esquerda? A democracia não é uma bandeira da burguesia. Basta lembrar que o capitalismo viveu do século XVI ao século XIX do trabalho de escravos africanos usados para produzir açúcar nas Américas.

Na Europa desde as revoluções de 1848 e especialmente por ocasião da Comuna de Paris de 1871 que a burguesia afogou em sangue os movimentos dos trabalhadores que visavam o poder político. Desta forma os movimentos dos trabalhadores foram empurrados para a luta armada.

De modo que a primeira revolução socialista de 1917 na Rússia, resultou de uma guerra civil. E todo o mundo construído pelos socialistas influenciados pela Terceira Internacional resultou em sociedades prejudicadas quanto à questão democrática. E essa foi a razão básica que levou ao fim o mundo comunista.

Gorbachev tentou "reformar" (perestroika) e "democratizar" (glasnost) a URSS mas não obteve êxito. Destarte restou para o povo a democracia. A história da democracia mostra que ela é uma instituição que evoluiu ao longo do tempo.

Quando nasceu na Grécia Antiga, só quem participava dela eram os cidadãos (eupátridas) e desse conceito ficavam de fora as mulheres e os escravos. Mulher no Brasil só conquistou o direito de votar em 1932. Outros membros da sociedade também eram proibidos de votar: pobres, menores de idade, analfabetos, soldados, padres.

Na Grécia Antiga a democracia era direta os homens praticavam-na numa praça. Com o passar do tempo e aumento da população surgiu a democracia representativa que existe até hoje e está em crise. Mas por uma ironia da história, o mundo contemporâneo graças à tecnologia da informação já reúne as condições de uma volta à democracia direta.

Se torna possível o cidadão votar plebiscitariamente do seu celular, em casa. Torna-se desnecessário a existência de um centrão de deputados venais e uma tchutchuca desmiolada. E será por meio da democracia que a sociedade brasileira evoluirá para ou regime igualitário, justo, solidário e ecológico, em outras palavras, socialista.

*Fernando Carvalho é historiador, formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), autor de “Livro Negro do Açúcar

8 comentários:

Anônimo disse...

Seu canalha vocês montaram essa farsa, tiraram um bandido da cadeia que assaltou país de dentro do Palácio do Planalto dizendo defender os trabalhadores
Vem com essa conversa fiada de defender o país contra o fascismo
Se tivéssemos no fascismo vocês todos já estariam preso a muito tempo, como ocorre com a oposição em Cuba Venezuela e Nicarágua
Vocês passaram de todos os limites , mas dia 2 vocês vão tomar um susto, essa canalhice toda vai por terra
A imprensa brasileira velha e vendida e a grande maioria do seus jornalistas de esquerda estão
prestando um desserviço enorme ao Brasil e ao povo brasileiro
Vamos cobrar isso tudo em breve!
Traidores e covardes , usando a posição da mídias para desinformar o leitor, em campanha escancarada para o Luladrão
Sem dizer que estão aplaudindo e de braço dado com a ditadura do STF e elegeram esse verdugo Alexandre de Moraes como herói
É o fim da picada!
Mas vocês vão receber o troco, podem ter certeza, o povo não vai esquecer o que vocês fizeram durante a pandemia e agora nas eleições

ADEMAR AMANCIO disse...

Violência nos comentários não resolve nada,desejo paz a todos,o Brasil precisa de amor e não de ódio.Quem sabe a esquerda consiga nos unirmos.

Anônimo disse...

Chora mais imundiça

Anônimo disse...

Tchutchuca desmiolada é uma boa descrição do genocida! Não dá pra aguentar a maldade do imbecil, nem os faniquitos das caturritas que repetem insistentemente as mentiras bolsonaristas.

Anônimo disse...

"Bolsonaro, sem querer, ajudou a esquerda"
Verdade.
Bozo é burro. Teve o país na mão e o perdeu. Por incompetência.
Fez tanta, mas tanta bobagem q ficou ☢️ radioativo, venenoso. O centrão pula do barco q afunda (são ratos, é de sua natureza).
Isso me faz pensar q se o bozo é o melhor representante da DIREITA (e por esta foi adotado pra implementar seus ideais), como seria o pior?
Concluo: a direita não tem futuro.
Mas repenso e percebo q a direita não pode apenas ter quadros TÃO ruins. Deve ter gente boa lá, q não seja gado como os q neste blog mugem.
Como explicar o apoio maciço da direita ao palerma-presidente?
Não sei dizer.
A direita sofreu enorme prejuízo em sua imagem por ter apoiado o genocida e levará longo tempo pra dele se desvincular - o veio da havan nunca limpará suas mãos pela morte de 600 mil nem pela de sua mãe, por ex.
A direita deveria ter aguardado um bem melhor representante - foi afoita demais!
Alguém poderia dizer q a direita foi enganada. Pode ser mas ser enganada pelo bozo é vergonha/burrice ainda maior.
Enfim, tô tentando entender.

ADEMAR AMANCIO disse...

Deus te ouça,ou melhor,te leia.

Fernando Carvalho disse...

Prezado, 1º Anônimo. Obrigado pelo "Canalha". Vindo de um bolsonarista, para min é um elogio. Você diz que é conversa fiada dizer que o boçal é fascista. Pergunto, e o fato dele ser um baba-ovo do torturador Lambuzado (de sangue e fezes) Ustra? E ter dado (com $$$ do povo) uma pensão de marechal a ele? Se estivéssemos no fascismo do boçal 30 mil seriam mortos, inclusive FHC. Vamos esperar o dia 2. Me diga o que você vai fazer quando souber que Lula, mais Alckmin e Marina Silva ganharam no primeiro turno? ou no segundo?

Fernando Carvalho disse...

ADEMAR AMANCIO Você tem razão. Chega de violência. Vamos procurar construir um mundo sem violência, sem exploração de classe social, sem divisão entre nacionalidades, baseado na solidariedade, no respeito à natureza. Baseado no amor ao próximo. Isso lembra Fidel Castro quando disse que "Jesus foi o primeiro comunista".