quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Thiago Amparo - Por que votar em Lula no domingo

Folha de S. Paulo

Adiar a decisão por quatro semanas não significa, como antes, divergência saudável

Não são tempos normais. Adiar a decisão sobre a eleição por mais quatro semanas não significa, como outrora, divergência saudável; significa pôr em risco a democracia. Adiar para o segundo turno aquilo que podemos encerrar no primeiro significa pôr pólvora no canhão já preparado para disparar: deslegitimar uma eleição na qual o Congresso Nacional será escolhido é infinitamente mais difícil do que fazê-lo no segundo turno. Quantas pessoas queremos que morram junto com a democracia se esperarmos o segundo turno?

Lula é o candidato mais pró-família, pró-vida e pró-religião. Lula, o pró-família, é a favor de que sua família tenha o que comer, ao contrário do que vivem os 15% dos brasileiros em situação de insegurança alimentar grave. Falta comida na mesa de 33 milhões de brasileiros. Lula, o pró-vida, é a favor que seus entes queridos não sejam mortos por um dos 1.006.725 de armas de fogo no país; é a favor de que seus avós não morram sufocados por falta de respiradores e vacina. Lula, o pró-religião, é a favor de que seu templo —seja qual for— possa existir; e que o Estado sirva para promover a sua liberdade, não para cooptá-la.

Na próxima segunda-feira, o país ainda estará aqui; em todo o seu esplendor e desigualdade. Lá, nossas divergências continuarão a importar, e é da natureza da democracia que importem. Lá, jornais sérios como este continuarão a contestar o poder, seja quem for o messias da vez num país farto de sebastianismo.

Lá, a frente ampla colocada por Lula permanecerá imperfeita: branca, masculina e tão centrão quanto é o poder se não elegermos também melhores e diferentes parlamentares. Lá, seguiremos vigilantes, ou de nada vale seguirmos.

Nesse domingo, a escolha é entre postergar a democracia ou afirmá-la numa só tacada. No silêncio mais sagrado, compartilhado apenas entre você e a urna, lembre do som das pás que enterraram 686 mil pessoas, a quem devemos a homenagem derradeira: um futuro.

6 comentários:

Anônimo disse...

Nessa reta final você estão perdendo totalmente a compostura, te chamar de anti ético já não adianta, essa tua campanha agora vergonhosa pro maior ladrão da história brasileira um homem sem nenhum caráter, um bêbado que só discursa tomando cachaça, um velho decrépito que tem apagão no meio de entrevistas, É a favor do aborto , das droga , das invasões do MST , de identidade de gênero nas escolas, contra família tradicional ,
O que é isso ?
vocês passaram de todos os limites querer empurrar esse traste como que se ele pudesse trazer alguma solução benéfica ou alguma coisa boa pro Brasil é o fim da picada!!
revolta e repúdio a todos vocês
Covardes e traidores do povo

Anônimo disse...

"Nesse domingo, a escolha é entre postergar a democracia ou afirmá-la numa só tacada. No silêncio mais sagrado, compartilhado apenas entre você e a urna, lembre do som das pás que enterraram 686 mil pessoas, a quem devemos a homenagem derradeira: um futuro"

Brilhante!
Bozo fez mover as pás com sua incúria e LULA traz um futuro bem melhor.

Em tempo: Sei q o autor não tem conhecimento do q escrevemos aqui posto q o fazemos pra nós mesmos e para que aqueles a quem queremos bem não se sintam sós. Isso posto, Amparo, não ligue pro q o gado escreveu acima. Broxonarentos chafurdam no ódio e se viram no bozo como num espelho: q reflexo horroroso e me faz lembrar do veinho lambendo o cano da arma - é isso q veem.

Anônimo disse...

Sim, a diferença é entre DEMOCRACIA e fascismo! Temos um democrata com uma vida inteira saudando e defendendo a DEMOCRACIA, e do outro lado um antidemocrata com uma vida defendendo TORTURA, DITADURA, TORTURADORES, que já matou 400 mil brasileiros com sua CRIMINOSA gestão da pandemia! Cadeia para o genocida!

Anônimo disse...

"...a frente ampla colocada por Lula permanecerá imperfeita: branca, masculina e tão centrão quanto é o poder se não elegermos também melhores e diferentes parlamentares. Lá, seguiremos vigilantes, ou de nada vale seguirmos"

Concordo. Temos muito, muito mesmo q evoluir. E eleger Lula é um pequeno passo nesta evolução.

ADEMAR AMANCIO disse...

Quanto antes melhor.

Anônimo disse...

Comentário odioso, extremista, cego!