segunda-feira, 16 de agosto de 2010

PMDB reforça palanque de Serra

DEU NA ZERO HORA (RS)

Apesar da neutralidade oficial do partido, deputados peemedebistas participam hoje de atividades de campanha do tucano

Enquanto José Fogaça e a executiva do PMDB insistem na neutralidade, líderes do partido intensificam mobilizações para dois lados: deputados trabalham para eleger José Serra (PSDB) presidente, mas dezenas de prefeitos se articulam pela campanha de Dilma Rousseff (PT). Peemedebistas ajudarão a engrossar, a partir do meio-dia de hoje, um ato de campanha que receberá Serra na churrascaria Galpão Crioulo, em Porto Alegre.

O evento é de um movimento suprapartidário de apoio ao tucano, coordenado pelo deputado federal Germano Bonow (DEM). Entre os líderes, está Ibsen Pinheiro, deputado federal do PMDB. Segundo ele, apenas Fogaça e o presidente da sigla, senador Pedro Simon, precisam manter a imparcialidade na corrida à Presidência:

Quanto aos demais, cada um assume a posição que achar conveniente.

O problema é que o PMDB nacional mantém coligação com Dilma inclusive indicou o vice da petista, Michel Temer , mas a executiva gaúcha decidiu manter-se neutra devido à preferência de líderes estaduais por Serra.

Hoje, Ibsen será o orador dos peemedebistas. Todos os deputados estaduais, além dos federais Osmar Terra e Darcísio Perondi, são esperados no local. O único parlamentar simpático a Dilma é Mendes Ribeiro, impedido de ostentar sua preferência por coordenar a campanha de Fogaça.

Presidente do PDT gaúcho, que apoia a ex-ministra para presidente e Fogaça para governador, Romildo Bolzan Jr. afirma que não se pode exigir deles o que nós somos.

Nosso partido tem posição nacional. Eles deveriam ter, mas não têm. Temos que respeitar. Não têm o controle de seus líderes analisa Bolzan.

Simon não discorda:

O melhor seria isso (todos se manterem neutros), mas não posso impedir um parlamentar de tomar posição.

Enquanto os deputados correm para apoiar Serra, cresce entre prefeitos do PMDB um movimento de apoio a Dilma. Na quarta-feira, dezenas deles se reunirão em Porto Alegre para expressar sua preferência pela petista, além de formalizar apoio a Temer.

Como é que alguém que ocupa um cargo político não tem posição? questiona um dos organizadores do movimento a favor de Dilma, o prefeito Alaor Ribeiro, de Arambaré.

Além de líderes peemedebistas, o evento de hoje reunirá líderes de PSDB, PP, PPS, DEM e PMN.

Serra ganha longe aqui. A vantagem dele pode ser compartilhada com Yeda diz o coordenador da campanha de Yeda Crusius, Claudio Diaz.

Antes de embarcar para o Estado, Serra dedicou-se à campanha no Rio de Janeiro no sábado e em São Paulo ontem. No Rio, ele criticou o governo Lula pela falta de saneamento. Em visita à Bienal do Livro em São Paulo, o tucano prometeu cem milhões de livros por ano para incentivar a leitura de alunos da rede pública.

Nenhum comentário: